Saúde

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é, sintomas causas, e tratamento

A síndrome de Ramsay Hunt pode causar perda auditiva permanente e paralisia facial; saiba mais sobre a doença que afeta o cantor Justin Bieber.

A síndrome de Ramsay Hunt, também conhecida como herpes zoster oticus (HZO), ocorre quando um surto de herpes zóster afeta o nervo facial próximo ao ouvido. É o mesmo vírus que pode causar varicela e pode ocorrer em pessoas que já foram infectadas com a doença.

Justin Bieber, de 28 anos, revelou em um vídeo no Instagram que sofre da condição, e até mostrou que não conseguia mover metade do rosto. Além disso, a doença levou o cantor a cancelar seus shows da próxima turnê.

“É desse vírus que ataca o nervo do meu ouvido e os meus nervos faciais e fez com que meu rosto ficasse paralisado”, disse Bieber. “Como você pode ver, este olho não está piscando. Não consigo sorrir deste lado do rosto; esta narina não se move. Portanto, há paralisia total deste lado do meu rosto.”

A condição é um pouco semelhante à síndrome pé-mão-boca mais comum, embora os efeitos de Ramsay Hunt sejam mais graves. Vamos conferir mais informações sobre essa condição, a seguir.

Continua após a publicidade

O que é a síndrome de Ramsay Hunt?

Em suma, a síndrome de Ramsay Hunt (herpes zoster oticus) ocorre quando um surto de herpes zoster afeta o nervo facial perto de um de seus ouvidos. Além da dolorosa erupção cutânea, a síndrome de Ramsay Hunt pode causar paralisia facial e perda auditiva no ouvido afetado.

A síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo mesmo vírus que causa a catapora. Depois que a varicela desaparece, o vírus ainda vive em seus nervos. Anos depois, pode ser reativado. Portanto, quando isso acontece, pode afetar seus nervos faciais.

Felizmente, o tratamento imediato da síndrome de Ramsay Hunt pode reduzir o risco de complicações, que podem incluir fraqueza muscular facial permanente e surdez.

Principais sintomas

Os principais sinais e sintomas da síndrome de Ramsay Hunt são:

Continua após a publicidade
  • Erupção cutânea vermelha dolorosa com bolhas cheias de líquido dentro e ao redor de uma orelha;
  • Fraqueza facial ou paralisia do mesmo lado da orelha afetada;
  • Dor de ouvido
  • Perda de audição
  • Zumbido nos ouvidos
  • Dificuldade em fechar um olho
  • Sensação de rotação ou movimento (vertigem)
  • Mudança na percepção do paladar ou perda do paladar
  • Boca e olhos secos

Causas

Se você teve catapora quando criança, o vírus varicela-zoster pode permanecer em seu corpo se manifestando como herpes zoster quando você for adulto. Aliás, a manifestação é semelhante ao cobreiro, pois causa uma erupção cutânea com bolhas cheias de líquido, mas tende a ser mais dolorosa.

Não se sabe por que o vírus reaparece repentinamente, em alguns casos após décadas, mas estudos mostraram que o estresse pode ser um gatilho, pois pode enfraquecer seu sistema imunológico.

Além disso, a idade ou a supressão do próprio sistema imunológico do corpo, como a causada pelo HIV, podem ser as causas de um sistema imunológico fraco. Todavia, raios-X, raios UV ou contato com substâncias tóxicas também podem desencadear esta reação do vírus.

A síndrome de Ramsay Hunt é contagiosa?

A síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, mas deve-se tomar cuidado para evitar o contato físico com pessoas que não tiveram varicela ou foram vacinadas para varicela até que as bolhas da erupção tenham cicatrizado ou curado.

Continua após a publicidade

Pessoas com sistema imunológico fraco, recém-nascidos e gestantes também podem ser seriamente afetadas pelo vírus do herpes zoster.

Como confirmar o diagnóstico para Ramsay Hunt

O diagnóstico de herpes zoster no ouvido geralmente é feito por meio de um exame físico do paciente para determinar a infecção viral. As vesículas e vermelhidão na orelha e na área afetada são características do herpes zoster oticus.

Diagnósticos adicionais são necessários apenas em casos de problemas raros. Em caso de dúvida, o médico fará com que o patógeno seja detectado na secreção das vesículas ou – se houver suspeita de envolvimento do cérebro – no líquido cefalorraquidiano.

Tratamento

O tratamento para a síndrome de Ramsay Hunt se concentrará em aliviar todos os sintomas associados ao vírus. Desse modo, o primeiro passo é ir ao seu médico, que diagnosticará a síndrome de Ramsay Hunt com base em seu histórico médico, nos sintomas apresentados e talvez coletando uma amostra de uma das erupções.

Continua após a publicidade

Portanto, quanto mais cedo você puder ir ao médico para prescrever medicamentos antivirais e talvez esteróides, maior a chance de se recuperar completamente. Ademais, você também pode receber analgésicos, colírios para manter os olhos lubrificados e medicamentos para aliviar a vertigem/náusea.

Em casa, você pode aliviar a dor da erupção com os seguintes remédios caseiros:

  • Toalhas ou compressas frias aliviam o desconforto;
  • Pó e cremes com anestésicos locais têm efeito analgésico tanto na zona aguda quanto na neuralgia pós-zoster;
  • Muito descanso e sono para que a doença seja superada mais rapidamente;
  • Use roupas largas, pois as áreas afetadas da pele são muito sensíveis ao toque.

Por fim, vale lembrar novamente que as erupções são contagiosas – uma boa higiene é essencial. Além disso, o contato próximo com outras pessoas, especialmente bebês, mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas doentes, também deve ser evitado.

Fontes: Tua Saúde, Estadão, Sociedade Brasileira de Infectologia

Continua após a publicidade
Bibliografia

C J Sweeney, D H Gilden. Ramsay Hunt syndrome. J Neurol Neurosurg Psychiatry. Vol.71. 2.ed; 149-154, 2001Njoo, F. L.; Wertheim-van Dillen, P.; Devriese, P. P. – serology in facial paralysis caused by clinically presumed herpes zoster infection. Arch. Otorhinolaryngol., 245:230-233, 1988.
RAHIMI, A. R. – Ramsay Hunt Syndrome: a challenging Herpes Zoster infection. Geriatrics, 1998 Apr 53: 4, 93-4, 101-2.
ROBILLARD, R. B.; HILSINGER, R. L. Jr.; ADOUR, K. K. – Ramsay Hunt facial paralysis: clinical analysis of 185 patients. Otolaryngol. Head Neck Surg., 95: 292-7, 1986.

Então, você achou este conteúdo interessante? Pois, leia também: Menino com síndrome do cabelo impenteável viraliza nas redes sociais; veja fotos

Próxima página »

Escolhidas para você