Curiosidades

Veias saltadas – Causas, sintomas e o que representam para a saúde

As veias saltadas são comuns em atletas de alta performance ou pessoas com baixo percentual de gordura, mas podem indicar doença como varizes.

Por P.H Mota

As veias saltadas surgem quando os músculos são muito fortes e há pouca incidência de gordura no corpo humano. Entretanto, em alguns casos, podem indicar condições como varizes.

As veias superficiais estão localizadas entre músculos e pele, ou seja, quanto maiores os músculos e menores os índices de gordura, mais elas irão saltar. Além disso, o maior volume de sangue bombeado para os músculos mais desenvolvidos favorecem a visualização das veias.

O traço também é comum em pessoas muito magras, principalmente em partes do corpo como mãos e pés. A característica, entretanto, não necessariamente indica alguma condição patológica.

Origem das veias saltadas

Veias saltadas - causas, sintomas e o que representam para a saúde
Ask.fm

Geralmente, as veias podem ficar ainda mais evidentes durante a realização de exercícios físicos. Uma vez que os músculos exigem mais irrigação de sangue, é normal que as veias sejam mais exigidas e fiquem mais dilatadas. Na maior parte das vezes, elas voltam ao normal assim que o corpo volta ao repouso natural.

Por outro lado, elas podem permanecer em destaque por mais tempo quando o treinamento muscular é intenso e frequente. Especialmente em corpos em que o percentual de gordura é muito baixo, a tendência é que elas fiquem aparentes em grande parte do tempo.

Nesses casos, se não provocarem dor ou desconforto, as veias saltadas não costumam indicar nenhum problema que precise de atenção especial.

Continua após a publicidade

Varizes

Veias saltadas - causas, sintomas e o que representam para a saúde
Vascular

Em algumas situações, o destaque das veias pode significar a presença de varizes. Estas são veias doentes que não estão executando a função de bombear o sangue de volta para o coração de maneira eficaz.

As varizes costumam aparecer nos membros inferiores do corpo, como pernas e pés e não são como as veias saltadas em corpos musculosos. Isso porque costumam ser tortuosas e onduladas, além de possivelmente doloridas. Quando não são tratadas, elas podem piorar e ficar cada vez maiores.

A condição pode surgir por causa de componentes genéticos, mas é agravada por alguns fatores de risco. Entre eles está ficar parado por muito tempo numa mesma posição. Outras causas agravantes podem ser gravidez, uso de pílula anticoncepcional, obesidade e sedentarismo.

Quando não tratadas, as varizes pode provocar condições como hipertensão venosa, hemorragias espontâneas e úlcera varicosa. Também é possível que surjam inflamações nas paredes das veias (flebite) e trombose venosa profunda.

O tratamento consiste no uso de meias de compressão que ajudam a drenar o sangue de volta para o coração, bem como medicação venolinfática ou, em casos mais graves, cirurgias.

Fontes: UOL, Incrível, Minha Vida

Continua após a publicidade

Imagens: Vascular, Ask.fm, Segs

Próxima página »

Escolhidas para você