Veja como as crocantes batatas chips são feitas

Elas são crocantes, salgadinhas e, simplesmente, viciantes, mas a verdade é que as batatas chips que a gente vive comendo por aí estão longe de se tratarem de batatas comuns e tradicionais. Como você vai ver hoje, o processo de fabricação das batatas chips que todo mundo ama é mais complexo que a gente pode imaginar, embora seja muito mais rápido que qualquer um de nós poderia chutar.

Isso porque a fabricação começa com a mistura da massa. Batatas chips, especialmente aquelas bem temperadas, das latinhas; não se tratam de fatias ultrafinas de batatas. Elas têm como base uma mistura de água, flocos de batata e amido de milho. Quem diria, hein?

Depois de homogenia, a massa é aberta e esticada até atingir poucos milímetros de espessura. Conforme o vídeo que você vai conferir no final da matéria, é preciso uma pressão de até 4 toneladas para atingir a espessura ideal da massa, ou seja, para que ela fique extremamente fina.

3

Corte e fritura das batatas chips

O próximo passo, como é de se imaginar, é cortar a massa. Cortadeiras servem de molde para as batatas chips, que seguem para uma outra etapa, em que o excesso de massa é retirado.

Então, já cortadas, as batatas são encaixadas em uma espécie de forma, responsável por dar aquele formato côncavo desse tipo de lanche. Aliás, é este formato que permite que as batatas sejam encaixadas com maior facilidade nas embalagens.

2

A esteira continua rolando e faz com que as batatas emerjam em óleo quente por exatos 11 segundos. A temperatura da fritura e o tempo de permanência das batatas fazem com que elas fiquem bem crocantes.

Nitrogênio

Nas próximas etapas, as batatas seguem pela esteira para a retirada do excesso de óleo e para a conferência, no caso de contarem com alguma imperfeição. O passo a seguir é chacoalhar as batatas chips para que as migalhas sejam eliminadas.

1

A última fase da produção, que não passa dos 20 minutos, é parte em que as batatas chips entram em uma espécie de sensor de peso, que calcula a quantidade exata de lanche que deverá ser embalado. Automaticamente, as batatinhas entram nas latas (pelo fundo) e seguem para serem seladas.

destaque

Neste processo final, nitrogênio é inserido nas embalagens para garantir que suas batatas chips permaneçam crocantes por mais tempo.

Fascinante, não? Espere até ver todo o processo de produção no vídeo, logo abaixo.

E, se você quiser continuar desvendando o processo da fabricação de outras coisas, não deixe de conferir ainda: Aprenda a fazer batatas do McDonald’s em casa e Você NÃO vai querer ver como as gomas de gelatina são feitas!

Fonte: Mega Curioso, Science Channel