De acordo com a mitologia hindu, Vishnu é o deus da proteção, da manutenção e da sustentação. Sendo assim, é ele o responsável por guiar o mundo e livrá-lo de todas as forças malignas.
Assim como as outras divindades que formam a trindade suprema do hinduísmo, Vishnu tem incontáveis qualidades. Entre as principais, pode-se destacar onisciência, soberania, energia, força, vigor e esplendor.
Geralmente, o deus é representado como um homem azul-escuro, com roupas amarelas. Além disso, ele costumar ser representado sobre uma Garuda, uma águia divina.
Representação
Primeiramente, Vishnu é um deus de quatro mãos. Todas elas simbolizam as quatro direções que ele é capaz de controlar. Além disso, elas indicam os quatro estágios da vida:
- a busca pelo conhecimento;
- a vida em família e sociedade;
- a convivência consigo mesmo;
- e a renúncia ao pecado.
As quatro mãos também carregam quatro objetos importantes:
- uma clava de combate;
- uma concha;
- um disco luminoso;
- e uma flor de lótus.
Algumas representações também colocam o deus ao lado de sua esposa, Lakshmi, e da serpente Sesha. O animal simboliza, sobretudo, a energia restante após a criação. Ele também pode estar montado sobre sua águia, Garuda.
10 encarnações de Vishnu
Segundo o hinduísmo, sempre que um deus se manifesta corporalmente, ele assume a forma de um avatar. Por causa de uma maldição, Vishnu foi condenado a viver várias vezes na Terra. Cada uma de suas vidas por aqui serviu para restabelecimento da ordem e da justiça. Apesar de algumas crenças defenderem a existência de mais de 20 avatares, as mais populares falam sobre dez variações.
Matsya
Primeiramente, este avatar surgiu durante o período de verdade e pureza da mitologia, para tirar os Vedas do mar. Dessa maneira, o deus Brahma pôde começar a criação do universo.
Kurma
Surgiu para poder carregar o mundo recém-criado em suas costas e, assim, ajudar na sua estabilização.
Varaha
O avatar surgiu próximo ao fim da fase de pureza, impedindo a destruição do mundo. Assim que o rei demônio Hiranyakasha se destacou como ameaça, Vishnu utilizou suas presas para derrotá-lo e recuperar a Terra.
Narasimha
Nesta versão, o deus veio para salvar um dos filhos do cruel Hiranyakashipu, Prahlad. O demônio fora abençoado contra a morte e não podia ser derrotado por homens ou animais. Então, Vishnu utilizou uma forma meio-homem, meio-leão; para cumprir a missão.
Vamana
Outros deuses pediram a ajuda de Vishnu, na forma de um anão, depois que Bali os tirou o paraíso. Em seu tamanho reduzido, Visnhu, ou Vamana, pediu para Bali todas as terras que pudesse medir em três passos. Apesar de pequeno, ele conseguiu cobrir os céus e a Terra com seus dois primeiros passos. Enfim, em consideração à generosidade de Bali, Vamana permitiu que ele ficasse com o mundo inferior.
Parashurama
O avatar surgiu para colocar fim à tirania dos Kshatriyas. Ele era extremamente violento e, certamente, partia para o combate com facilidade.
Rama
Surgiu já na segunda era no mundo. Acima de tudo, o objetivo era dar lições de justiça, aplicar os valores do hinduísmo e destruir o demônio de dez cabeças, Ravana. Além disso, Sama surgiu na mesma época que Parashurana, e restringiu algumas de suas ações.
Krishna
Este avatar tem o objetivo de eliminar os agentes do mal durante o conflito conhecido como Mahabharata. Além disso, ele deve liderar os Pandavas nessa missão.
Buddha
Este é o avatar responsável pela fundação do Budismo. A crença une vários ensinamentos antigos, focados em não violência. Diferente dos outros, este avatar é inspirado em registros históricos, e não somente místicos.
Kalki
Por fim, Kalki é um dos avatares que ainda deverá vir ao mundo, no futuro. Isso porque ele deve chegar após o conflito do Mahabharata, a fim de restabelecer a pureza do mundo mais uma vez.
Fontes: Compra Zen, WeMystic, Mensagens com Amor
Imagens: Hindu Website, Vedic Matters, Caverna do Byte, IRClaims