Curiosidades

Deus Brahma: origem e história do deus hindu da criação

O deus Brahma faz parte da principal trindade de divindades do hinduísmo e foi responsável por criar todo o Universo com seu poder

Por P.H Mota

Em primeiro lugar, o deus Brahma é a divindade máxima na religião hindu. Nesse sentido, considera-o como o criador do Universo, dos deuses e do conhecimento. Sendo assim, costuma-se representá-lo como um homem de quatro cabeças e quatro braços sentado sobre um cisne.

Além disso, entende-se no hinduísmo que Brahma é o primeiro deus da chamada Trimúrti, uma trindade fundamental na religião. Portanto, além dele existem Shiva e Vishnu, importantes divindades na Índia e em outras culturas do mundo. Ainda que seja o deus da criação, essa figura também leva crédito como deus da música e das canções.

Por outro lado, é ainda a representação da força criadora ativa no Universo. Ou seja, é importante para os artistas e artesãos. Curiosamente, o hinduísmo entende o mundo a partir de uma visão cíclica. Em resumo, Brahma representa a Criação enquanto Vishnu e Shiva são as forças de Conservação e Destruição respectivamente.

Deus Brahma - a história do deus hindu responsável pela criação
Fonte: Vedicfeed

Mitologia

Segundo os primeiros mitos hindus, Brahma criou o universo. Depois disso, ele corta uma parte do próprio corpo para conseguir criar uma mulher. Sawaswati, também chamada de Saturpa, acabou se tornando a sua esposa.

Continua após a publicidade

Para poder vigiar a esposa, o deus Brahma acabou criando mais três cabeças para si. Juntos, Brahma e Saraswati tiveram o filho Suayambhuva Manu. O deus é conhecido como o pai dos humanos e responsável por unir o divino e o terreno.

O calendário da criação do mundo de Brahma não corresponde ao mesmo dos humanos. A criação do mundo, por exemplo, tomou apenas um dia no calendário normal, mas durou cerca de 4 bilhões de anos para os deuses.

Depois da criação, Brahma dorme, para descansar. No entanto, quando acorda, vê o mundo destruído por Shiva. Sendo assim, ele senta sobre uma flor de lótus e recria o universo mais uma vez.

Deus Brahma - a história do deus hindu responsável pela criação
Fonte: Vedicfeed

Símbolos

O deus Brahma costuma ser retratado com suas quatro cabeças e na companhia de um cisne branco. O animal é símbolo de calma, beleza e  da honra, na mitologia hindu. Além das quatro cabeças simbolizando os quatro vedas, também existem quatro mãos segurando objetos importantes.

Continua após a publicidade

Tem ainda uma flor, como símbolo superior de pureza e vida. Existe ainda um japamala, um objeto parecido com o rosário cristão, símbolo do foco e do controle sobre a mete.

Existem, sobretudo, os vedas, os livros sagrados com todo o conhecimento da mitologia hindu. Por fim, um vaso com essências, que podem oferecer imortalidade e coragem, e água; são os símbolos comuns em suas representações.

Deus Brahma - a história do deus hindu responsável pela criação
Fonte: Blue Bus

Deus Brahma e a cerveja Brahma

O nome do deus Brahma não inspirou diretamente o nome de uma popular cerveja do Brasil. Mas, não dá pra dizer que ela não tem nada a ver com a Índia.

A exploração do Reino Unido por meio da Companhia Britânica das Índias permitiu o financiamento da Revolução Industrial. Foi graças ao investimento na tecnologia, então, que o inventor Joseph Bramah pôde desenvolver sua principal invenção: a prensa hidráulica.

Continua após a publicidade

No entanto, para a nossa história, uma outra invenção é ainda mais importante. Bramah também foi responsável por desenvolver a primeira máquina de chope. Dessa maneira, quando o suíço Joseph Villiger montou sua cervejaria no Rio de Janeiro, em 1888, decidiu usar o nome do inventor em sua marca.

E aí, aprendeu sobre o deus Brahma? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: WeMystic, Super, Mensagens com Amor

Imagens: Learn ReligionsVedicfeedBlue Bus

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você