Curiosidades

Regras dos porquês? Faça o teste e descubra se sabe usá-los

Você sabe o jeito certo de usar os porquês? Responda o quiz e teste se seus conhecimentos de gramática ainda estão afiados!

Todo mundo sabe que a Língua Portuguesa está longe de ser uma das mais fáceis do mundo. Nossa gramática, aliás, é difícil até mesmo para os nativos. Uma prova disso são os posts anteriores sobre nosso próprio idioma, que já divulgamos aqui e aqui.

Hoje, o assunto da vez serão as regras de uso dos porquês. Como você já deve ter aprendido (ou, pelo menos ouvido falar), existem quatro formas de se escrever essa palavrinha: porquê, por quê, porque e por que.

E não é só a grafia que muda. Elas têm várias formas de aplicação e, claro, significados diferentes.

Você sabe as regras de uso dos porquês? Faça o teste e descubra

Diferenças entre os porquês

Você, por exemplo, sabe qual a diferença entre porque, por que, porquê e porquê? Até parece que é tudo a mesma coisa, mas está longe de ser simples assim.

No quadro abaixo, aliás, você pode recordar um pouquinho da forma que os porquês precisam ser utilizados na gramática e, para testar seus conhecimentos dessa regrinha (uma das que mais despertam dúvidas na Língua Portuguesa, diga-se de passagem!), convidamos você a responder o quiz.

Continua após a publicidade

Você sabe as regras de uso dos porquês? Faça o teste e descubra

No final, claro, não deixe de nos contar, nos comentários, a quantas andam seus conhecimentos gramaticais e qual foi seu resultado final. Combinado?

Descubra se você realmente sabe usar porquês:

E então, como foi seu teste? Acha que precisa estudar mais as regrinhas de nosso idioma? Não deixe de comentar!

Agora, falando em erros e certos, essa outra matéria pode ser muito útil para sua vida: 7 dicas para passar em qualquer concurso público.

Fonte: Fatos Desconhecidos, PlayBuzz, Globo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você