O famoso Tio Patinhas foi criado na década de 1940 por Carl Barks para a Disney. O pato milionário é caracterizado por ser um velho pão-duro e cujo comportamento mesquinho lhe rendeu fortuna. Por um lado, ele é criticado por ser mesquinho e pão duro, mas, por outro, é bastante admirado por seus valores e sua postura perante ao trabalho.
Tio Patinhas não nasceu rico e seu primeiro trabalho foi de engraxate, quando ainda era bem jovem. Sua lição aqui, é que não importa o quão pobre você seja, você ainda tem algum valor. Portanto, saiba o seu valor e não aceite nada menos do que ele.
1
Tio Patinhas não teve educação formal porque foi trabalhar muito cedo. Mas tornou-se um autodidata e aprendiz por toda a vida. Ele acredita que conhecimento, disciplina e compreensão são a base para a construção de um portfólio de riqueza lucrativo.
2
Tio Patinhas sabia que investir em uma boa educação paga os melhores dividendos. De acordo com ele, o segredo da riqueza não é complicado, mas exige que você aprenda como funciona o dinheiro, tornando-se alfabetizado financeiramente.
3
O pato acredita que o trabalho árduo é um dos primeiros passos para o sucesso. Além disso, seu principal conselho é ficar longe de esquemas de enriquecimento rápido e saber que o tempo é seu aliado, não seu inimigo.
4
Patinhas preferia que seu dinheiro trabalhasse tanto para ele quanto vice-e-versa. Por este motivo, seu portfólio de investimentos era diversificado e incluía ativos como arte, ouro, diamantes, fazendas, jornais, borracha, imóveis entre outros.
5
Tio Patinhas também ensinou seus sobrinhos sobre a inflação. Basicamente, à medida que o preço dos bens e serviços aumenta, o valor da moeda cai. Portanto, sem algo sólido e seguro por trás do dinheiro, a inflação faz o dinheiro valer cada vez menos.
6
Tio Patinhas sempre fazia o que gostava, que era ganhar dinheiro investindo e buscando tesouros. Para ele, paixão significa que você vai mais longe e continua trabalhando mesmo depois que o relógio marca o fim do expediente.
7
Uma coisa que Tio Patinhas tinha em mente é que se algo pode dar errado, dará. Nesse sentido, ele acreditava em manter poupanças e ativos líquidos apenas para garantir a manutenção de algum investimento.
8