A franquia God of War é uma série emblemática para PlayStation e Kratos é um de seus personagens mais populares e bem recebidos.
Kratos é um guerreiro espartano que se torna o Fantasma de Esparta depois de matar acidentalmente sua família em nome da trapaça de Ares. Ele se torna o Deus da Guerra depois de matar Ares.
Ele finalmente descobre que é um semideus e filho de Zeus. Cada parte do jogo gira em torno de Kratos se vingando dos deuses gregos.
Kratos significa “poder” ou “força” em grego, o que provavelmente é uma referência à força física divina de Kratos e ao poder geral em geral.
No jogo, enquanto Kratos está obcecado em se vingar dos deuses, na mitologia grega Cratos é totalmente leal a Zeus.
Na mitologia grega, Cratos e Bia foram ordenados por Hefesto para aprisionar Prometeu. Por outro lado, em God of War II, Kratos libertou Prometeu de sua prisão.
A maioria das ações de Kratos durante a série são motivadas por pura raiva e vingança, exceto quando ele está procurando pela Ambrosia para salvar sua filha, quando ele está salvando seu irmão Deimos e impedindo Pandora de se sacrificar na Chama do Olimpo.
O estilo de luta de Kratos muda ao longo dos jogos à medida que ele se torna mais e mais experiente. Por exemplo, em God of War: Ascension, ele usa as Lâminas do Caos para agarrar enquanto em todos os outros jogos ele prefere dominar seus inimigos agarrando-os com as mãos.
Os designs iniciais para Kratos incluíam ele com cabelos longos e soltos e carregando um bebê nas costas.
Hollywood vem tentando trazer Kratos para os filmes desde que o primeiro jogo foi lançado. O script passou por várias alterações, mas nada ficou preso até agora.