De origem portuguesa, o nome vem do latim “repariu”, que quer dizer rio pequeno. As pessoas que moravam nas proximidades de pequenos cursos de água adotavam este nome. Em terras lusitanas, os primeiros membros da família Ribeiro eram nobres e tinham como patriarca dom Ramiro, o último regente do reino Leão.
Os Araújos vêm, originalmente, da fronteira entre Espanha e Portugal, mais exatamente da região da Galícia. A primeira pessoa a adotar o sobrenome, muito provavelmente, foi Rodrigues Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, por volta do século 13.
De origem portuguesa, este sobrenome tem um significado interessante. Isso porque “Alves” se trata de uma abreviação de Álvares, que significa “filho de Álvaro”. Há historiadores que também apontam o nome como advindo de “alvar”, um tipo de carvalho. Logo, Alves pode fazer referência a um lugar cheio de carvalhos.
O sobrenome tem origem ligada à árvore do carvalho e suas primeiras referências remontam ao século 12. Não se sabe ao certo, mas como costumava surgir os sobrenomes, acredita-se que tenha sido adotado por alguém que morava perto a um carvalho.
Outro dos sobrenomes originados entre Portugal e Espanha, Nascimento seria uma homenagem ao nascimento de Jesus e não era raro as crianças que nasciam no dia 25 de dezembro receberem este sobrenome.
Como sobrenome, a origem é de Portugal, mas a origem da palavra é árabe e vem do substantivo “Ma'ida” (“mesa”). Logo, acredita-se que o nome, adotado em Portugal, tenha sentido geográfico e faça referência ao chão plano.
Entre os sobrenomes medievais, “Rodrigues” ou “Rodriguez” (o primeiro vindo de Portugal e o segundo, da Espanha) surgiu nos séculos 14 e 15. Escrito de ambas as formas, o sobrenome quer dizer “filho de Rodrigo”.
Como muitos dos sobrenomes de hoje, a sua origem também é relacionada à proximidade com algum ponto específico. Especialistas apostam em uma origem geográfica para este sobrenome, indicando pessoas que nasciam em locais próximos ao mar, ou seja, à costa.