Certamente, os sites em que as pessoas mais trafegam no mundo são Google, YouTube, Facebook, entre outros endereços conhecidos por todos nós. No entanto, existem muitos sites que são muito populares, mas estão ocultos e você não pode encontrá-los pesquisando em seus mecanismos de pesquisa populares. Esse é o espaço da Deep Web.
Deep web se refere a páginas que não dá para encontrar no Google, mas isso não impede que você a acesse. Sempre que você faz login em uma página que requer um endereço direto, um login, ou você só pode encontrá-la por meio de sites e não de mecanismos de pesquisa, você está na deep web.
– Operações bancárias via Internet – Sua conta de e-mail – Acesso online de documentos como registros médicos – Serviços de streaming e assinatura, como Netflix – Páginas não vinculadas a nenhuma outra página que exija o URL exato para acesso
A superfície da web é apenas a ponta do iceberg da Internet. São páginas que você encontra quando pesquisa algo online e nunca precisa de credenciais de login para acessá-las. Embora imensas em número, essas páginas representam apenas uma pequena parte da internet.
A maior parte da web, como um iceberg, fica abaixo da superfície. A deep web consiste nos tipos de páginas que você viu acima e é acessada pela maioria dos usuários da web todos os dias. Desse modo, existem inúmeras páginas da web profunda e geralmente não são maliciosas.
A dark web é a parte inferior do iceberg. Uma grande quantidade de páginas da web também existe aqui, mas não podem ser acessadas por navegadores da web padrão. O acesso à dark web não é ilegal, mas consiste em mercados e fóruns ilícitos, bem como muitos outros tipos de sites onde ocorrem atividades ilegais.
Mecanismos de busca como o Google são incrivelmente poderosos, mas eles não podem rastrear e indexar a vasta quantidade de dados por meio de serviços DNS públicos. Então, para entrar na deep web um software especial e um tipo distinto de navegador da web são necessários.