Ciência & Tecnologia

Google X: o que é feito na fábrica misteriosa da Google?

Você já ouviu falar do X Development ou Google X? Provavelmente não. Veja neste artigo como é o laboratório secreto e ultrassecreto da Google.

O Google é o maior mecanismo de busca da Internet e uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo. Sua sede é chamada de Googleplex e situa-se em Mountain View, Califórnia. Mas, você já ouviu falar no Google X; o laboratório secreto da empresa?

O antigo Google X, agora conhecido como X Development fica dentro do complexo, e é um laboratório secreto onde novas invenções são desenvolvidas. Algumas dessas invenções incluem o Google Glass, óculos inteligentes projetados na forma de óculos.

Em suma, é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que visa utilizar tecnologias novas e de alta performance como Inteligência Artificial, Neurociência Computacional, Biotecnologia , etc. para combater os problemas mais difíceis do mundo.

Quais são os projetos feitos no Google X?

O laboratório da Google X é realmente secreto, ou seja, a empresa não divulga muitas informações sobre seus projetos, mas é possível saber sobre alguns que demonstram o tipo de trabalho que o X Development faz:

Elevadores espaciais

Os elevadores espaciais não são um projeto oficial do X, mas a ideia que já existe há algum tempo é certamente inspirada nas histórias de ficção científica.

Continua após a publicidade

Basicamente, você pega uma estação espacial que orbita a Terra na mesma velocidade da rotação da Terra, então está sempre em um ponto fixo. Em seguida, você conecta essa estação espacial à Terra usando um cabo gigantesco e forte.

Você pode então usar esse cabo para puxar objetos e pessoas para o espaço sem quase tanto gasto de energia quanto você precisaria para lançar foguetes. Você pode usar isso para observação ou como plataforma de lançamento para missões espaciais.

Certamente, é uma ótima ideia para cientistas, turistas e astronautas. No entanto, a empresa precisa gastar uma fortuna para transformar a ideia num projeto final.

Refrigeradores Tweeting

Google X: onde fica e o que é feito na fábrica misteriosa da empresa?

Já imaginou uma geladeira que te envia uma mensagem para avisar quando você está com pouco leite? Ou que tal uma lavadora que te avisa quando sua roupa está lavada, ou um forno que permite que você procure receitas na Internet?

Pode parecer muito futurista, mas atualmente é um recurso comercializável. Toda a ideia de aparelhos conectados é um tema em alta, que a X Development está abordando com seus dispositivos Google Home.

Continua após a publicidade

Loon

Loon era a ideia da Alphabet, empresa da Google para estender o acesso à Internet a áreas remotas por meio de balões meteorológicos. Nos bastidores, este projeto da Google X visa elevar as torres de celular à estratosfera para fornecer uma cobertura mais ampla.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, apenas uma em cada duas pessoas tem acesso à Internet, o que significa que bilhões da população mundial não acessam a web.

A empresa descontinuou o projeto no início de 2021, afirmando que não conseguiu encontrar uma maneira de manter os custos baixos o suficiente e que o modelo de negócios se tornou insustentável para o longo prazo.

Makani

Google X: onde fica e o que é feito na fábrica misteriosa da empresa?

Makani é um projeto iniciado em 2006 para criar pipas que geram energia. Em suma, as pipas são turbinas eólicas amarradas, que teoricamente seriam mais eficientes do que as turbinas convencionais.

Continua após a publicidade

De acordo com o Conselho Mundial de Energia , apenas 4% da eletricidade do mundo vem da energia eólica, embora o mundo pudesse ser movido pelo vento 100 vezes.

Assim como o Loon, a aposta na Makani chegou ao fim em 2020. Contudo, a empresa ainda espera trabalhar com a Shell, uma de suas primeiras parceiras, para ver como a tecnologia pode ser usada de outra maneira.

Wing

Certamente, você já ouviu sobre o serviço de delivery feito por drones da Amazon. Assim, de forma semelhante, o Google X também tem um projeto de entrega de drones, chamado Wing .

Wing tem um design incomum. Em vez do design de helicóptero ou quadricóptero visto na maioria dos drones, o Wing parece mais um pequeno foguete, mas sem a supervelocidade. Assim, ele vira para uma posição horizontal quando está no ar, e em seguida, ele volta à posição vertical para fazer a entrega.

Com efeito, a entrega de pacotes também é um pouco diferente. Em vez de pousar, o drone paira no lugar verticalmente e, em seguida, baixa o pacote até o solo por meio de um cabo. Ele detecta quando o pacote atinge a terra e, em seguida, o libera do cabo.

Continua após a publicidade

Todavia, a Google afirma que ainda está muito longe de transformar isso em um projeto comercial. Na verdade, nem sabemos se a empresa irá lançá-lo, pois essa é apenas uma de suas ideias malucas ou “moonshots”, como a X Development se refere a elas.

Waymo

A Google é uma das empresas pioneiras no campo de carros autônomos com o Google X, e eles chamam esse projeto de Waymo.

O Waymo da Google funciona por meio de sensores posicionados ao redor do carro – na parte superior, frontal e nas laterais – que funcionam mesmo à noite para ter uma visão constante de 360 ​​graus ao redor do veículo.

Ademais, o computador de bordo é o cérebro por trás da operação, então o carro possui uma tecnologia que está sempre em modo de alerta total.

É verdade que o Google X está “criando Deus”?

Google X: onde fica e o que é feito na fábrica misteriosa da empresa?

Continua após a publicidade

Recentemente, um ex-funcionário da Google revelou que a empresa está construindo uma máquina de inteligência artificial (IA) que parece algo revolucionário.

Mo Gawdat, ex-diretor de negócios que ingressou na empresa em 2007, diz que o misterioso departamento da Google X ou X Development está desenvolvendo um robô que pode aprender rapidamente.

Em particular, ele viu um braço robótico pegar uma bola e mostrá-la aos desenvolvedores. Aliás, em poucos dias, a máquina já domina a tarefa de pegar qualquer coisa.

Ele observa que as máquinas, mesmo em seu nível básico de inteligência, têm potencial para aprender rapidamente. “A realidade é que estamos criando Deus.”

O desenvolvimento dessa tecnologia pode colocar a humanidade em perigo?

Google X: onde fica e o que é feito na fábrica misteriosa da empresa?

Segundo Gawdat, a inteligência artificial pode chegar ao ponto da singularidade tecnológica. Em termos leigos, significa que a IA pode se tornar autossuficiente e se tornar incontrolável.

Continua após a publicidade

Mudanças como essas seriam essencialmente irreversíveis e poderíamos acabar em uma situação semelhante à dos filmes da franquia ‘O Exterminador do Futuro’.

E você, o que acha de tudo isso? A IA da Google X é um positivo avanço da tecnologia ou você acha que é um risco criar máquinas cada vez mais capazes e inteligentes?

Não deixe de ler a seguir: História da Dell: um mito entre as fabricantes de computadores

Próxima página »

Escolhidas para você