Ciência & Tecnologia

História da Internet – Evolução da rede da Guerra Fria aos dias atuais

A história da internet tem início no cenário de conflito da Guerra Fria e ganha uma nova cara com a popularização das redes sociais.

Por P.H Mota

A história da internet tem início no interesse de militares americanos criarem uma rede capaz de facilitar a comunicação entre computadores em locais distantes, na Guerra Fria. Hoje, a conexão evoluiu para níveis exponenciais e permite, por exemplo, a conexão entre pessoas físicas por meio das redes sociais.

Mas até mesmo antes do início do conflito, já haviam conceitos pré-internet que imaginavam o desenvolvimento dessa rede. O croata Nikola Tesla, por exemplo, idealizou a invenção de redes invisíveis sem fio que permitiriam conexões a distância ainda em 1926.

Em 1964, quando a discussão já tomava conta dos departamentos militares dos EUA, Marshall McLuhan foi o primeiro a teorizar a internet em artigos científicos. A partir daí, a evolução da tecnologia transformou cada vez mais a comunicação e a relações humanas.

Início da história da internet

História da Internet - a evolução da rede da Guerra Fria aos dias atuais
The Conversation

Primeiramente, tudo começa, é claro, com o desenvolvimento dos primeiros computadores. Nos anos 50, eles eram máquinas gigantes, pesadas e muito lentas. As máquinas eram tão limitadas, que era impensável pensar no conceito de computador pessoal, como hoje em dia.

Dessa maneira, na época os grandes computadores só estavam disponíveis em laboratórios científicos de países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Sobretudo, foi exatamente em um desses países que o conceito da internet teve início.

Pode-se dizer que o primeiro passo para a história da internet aconteceu na década de 60, num dos laboratórios do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A princípio, a rede de conexão entre computadores foi chamada de Advanced Research Projects Agency Network, ou ARPANET.

Continua após a publicidade

A ideia da rede privada era conectar computadores militares para facilitar a comunicação no cenário da Guerra Fria e, mais tarde, acabou inspirando a ideia de uma rede ampliada a nível global.

Nascimento do WWW

História da Internet - a evolução da rede da Guerra Fria aos dias atuais
Redshark

O nome internet foi utilizado pela primeira vez em 1974, muitos anos antes da rede ganhar a cara que conhecemos. Na década seguinte, foi a vez do surgimento da World Wide Web, marcada pela sigla WWW dos endereços dentro da internet.

Dentro dos laboratórios do CERN, na Suíça, o cientista britânico Tim Berners-Lee conseguiu conectar documentos de hipertexto a sistemas que estivessem fora da rede local. Ele também desenvolveu a linguagem HTML, para criar sites, e o HTTP, protocolo que permite as conexões de internet.

Como se não fosse suficiente, Berners-Lee também foi responsável por criar o primeiro navegador de internet. Em 1990, ele lançou o WorldWideWeb, que permitia o acesso a sites diversos.

Internet dos anos 90

História da Internet - a evolução da rede da Guerra Fria aos dias atuais
Vice

Para tornar sua criação popular, Berners-Lee percebeu que deveria permitir que qualquer pessoa fosse capaz de criar sua própria página, sem custos para isso. Sendo assim, em 1993 foi anunciado que o serviço não teria patentes ou taxas. Isso foi o suficiente para transformar as comunicações – e o mundo – a partir dos anos seguintes.

Com a diminuição da distância entre os grupos, as relações passaram a ser transformadas, a princípio com a ajuda dos e-mails e mensageiros instantâneos. Além disso, a ampliação da rede contatos ajudou a democratizar debates e discussões, com o crescimento dos fóruns e das comunidades online.

Além disso, em 1994, o lançamento do GeoCities permitiu que usuários do mundo todo criassem suas páginas pessoas gratuitamente na internet. O serviço chegou a acumular mais de 38 milhões de usuários cadastrados.

Redes sociais e Internet 2.0

História da Internet - a evolução da rede da Guerra Fria aos dias atuais
My Life as Foreigner

A combinação da evolução da velocidade das conexões, número de usuários, facilidade de acesso e tecnologia de programação levou a uma transformação tão marcante da internet, que teóricos marcaram a distinção de uma nova fase: a internet 2.0.

Ainda na década de 90, essa mudança teve início com o surgimento das primeiras redes sociais. Em 1995, o site Classmates reunia estudantes de Estados Unidos e Canadá e chegou a ter 50 milhões de usuários. A partir daí, o crescimento dessas redes foi exponencial.

Enfim, entre as principais, é possível citar Fotolog, em 2002; LinkedIn e MySpace, em 2003; Orkut e Facebook, em 2004; YouTube, em 2005; Twitter, em 2006; e Instagram, em 2010.

Atualmente, quase 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet diariamente.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Eniac – História e funcionamento do primeiro computador do mundo

Fontes: Folha, Rock Content, Toda Matéria, WebLink

Imagens: Intnet, My Life as Foreigner, Vice, Redshark, The Conversation

Próxima página »

Escolhidas para você