Saúde

ASMR: o que é e por que os vídeos de sussurros viralizaram na internet?

O ASMR varreu a internet com seus efeitos relaxantes capazes de contribuir para a ansiedade e para a saúde mental, saiba o que significa.

Nos últimos anos, vídeos de ASMR explodiram em popularidade na internet. Com efeito, milhões buscam cada vez mais assistir estranhos sussurrar em seus microfones, bater as unhas, dobrar guardanapos ou cortar areia; tudo para ajudar os espectadores a experimentar uma sensação de formigamento e relaxamento conhecido como resposta autônoma do meridiano sensorial, ou ASMR.

A primeira vez que você assiste a um vídeo ASMR pode parecer bizarro e desconfortavelmente íntimo e talvez até um pouco assustador. Todavia, os criadores por trás desses vídeos têm uma intenção verdadeiramente benevolente: ajudar suas visualizações a relaxar, adormecer e encontrar alívio do estresse de suas vidas cotidianas.

A seguir te contaremos o que é exatamente ASMR e quais seus benefícios.

O que é ASMR?

ASMR: o que é e por que os vídeos de sussurros viralizaram na internet?

Em suma, ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response ou em português Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano; e foi descrito como uma resposta sensorial a estímulos auditivos e visuais que resulta em formigamento agradável e sensação de bem-estar.

De acordo com um estudo de 2015 da Universidade de Swansea, no País de Gales o sussurro é o gatilho mais comum para o ASMR; com 75% dos participantes experimentando sensações de ASMR.

Os outros gatilhos mais comuns foram atenção pessoal, sons nítidos (como bater ou mastigar) e movimentos lentos, conforme relatado pelo grupo de 475 participantes.

Como a Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano é uma experiência tão individualista, diferentes gatilhos afetam algumas pessoas mais do que outras. Ou seja, nem todos experimentam ASMR com a mesma intensidade e os efeitos podem diferir de pessoa para pessoa.

Quais os tipos de ASMR

Existem dois tipos principais de experiências ASMR: intencionais e não intencionais:

ASMR intencional

Em primeiro lugar, as experiências de ASMR intencionais mais comuns são aquelas que você encontra no YouTube, onde criadores de ASMR (como são chamados) produzem vários sons e situações de interpretação destinadas a relaxar o espectador e fazê-lo se sentir seguro. Poetas, dançarinos, compositores de música e outros também podem criar intencionalmente uma experiência ASMR.

ASMR não intencional

Essas experiências são aquelas que você pode encontrar na vida cotidiana; por exemplo, mastigar ou cortar o cabelo. Por fim, ainda segundo a pesquisa da Universidade de Swansea há uma seleção dos principais gatilhos para ASMR, que incluem:

Sussurros (75%)
Atenção pessoal (69%)
Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)
Sons vagarosos (53%)
Sons repetitivos (36%)
Sorriso (13%)
Barulho de avião (3%)
Barulho de aspirador de pó (2%)
Risada (2%)

O que os cientistas sabem sobre ASMR?

ASMR: o que é e por que os vídeos de sussurros viralizaram na internet?

Os cientistas provaram não apenas que ela existe, mas também mudanças fisiológicas no corpo durante o ASMR, incluindo uma queda na frequência cardíaca em 3,14 batimentos por minuto, o que é semelhante à atenção plena ou à musicoterapia. Além disso, há também um aumento da sudorese nas palmas das mãos.

Além disso, eles ainda não estão claros como ou por que isso acontece, com mais estudos sendo necessários. No entanto, as principais teorias que os cientistas estão investigando incluem:

1. Sensibilidade ao som

Os cientistas agora sabem que as pessoas com ‘misofonia’ (uma hipersensibilidade ao som, por exemplo, a ruídos alimentares) são mais propensas a experimentar a Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.

2. Traço evolutivo

Outra teoria é que os gatilhos de ASMR são uma forma de aliciamento social que nos encorajou a criar laços com o outro. Afinal, você só experimenta o ASMR quando está relaxado e se sentindo seguro.

“Do ponto de vista da sobrevivência, os bebês precisam de alguém que os proteja”, diz o Dr. Craig Richard , fundador da ASMR University. “Então, o cérebro pode ter aprendido a reconhecer certos comportamentos, que também são gatilhos de ASMR, como um sinal de que a pessoa está agindo de maneira não ameaçadora, atenciosa e prestativa em relação a nós e responde de acordo.

Quais são os benefícios dessa sensação?

O principal benefício dos vídeos ASMR é o relaxamento e uma sensação geral de bem-estar. Desse modo, pode ser uma sensação intensamente calmante; e pode ser usada como uma das soluções da vida para aliviar os sintomas de estresse, mau humor, dor crônica e insônia, melhorando o sono e o bem-estar.

Além disso, assistir a vídeos desse tipo produz sensações de relaxamento e acompanha mudanças no corpo, como diminuição da frequência cardíaca. Uma pesquisa revelou que os indivíduos que vivenciaram a experiência também relataram níveis mais altos de excitação e calma, bem como níveis mais baixos de estresse e tristeza.

Assim, o ASMR que os vídeos provocam realmente tem um efeito mensurável no corpo, com a esperança de que num futuro próximo o ASMR possa ser usado como uma ajuda para a saúde.

Referências

BARRATT e DAVIS. Autonomous Sensory Meridian Response: a flow-like mental state. In: PeerJ 3:e851. 2015. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2020.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the Psychology of Optimal Experience

Então, se achou esse conteúdo interessante, não deixe de ler também: O que é fobia: definição e principais manifestações

Próxima página »

Escolhidas para você