Deliciosos, açucarados, crocantes por fora e super recheados por dentro, os churros são tradicionais da Europa, precisamente da Espanha. Neste e em outros países, a iguaria recebe nomes inusitados. Por exemplo, você sabia que “porras” é o nome do churros em Portugal?
A origem dos churros não é clara. Uma teoria sugere que eles foram trazidos da China para a Europa pelos portugueses. Outra teoria diz que o churro foi feito por pastores espanhóis, para substituir produtos de padaria frescos. Independente da sua origem, ainda bem que alguém o inventou, não é mesmo?
O primeiros bolinho semelhante aos churros tradicionais e foi chamado porra e é idêntico ao youtiao chinês. Youtiao parecem dois bastões de massa unidos e recebe esse nome porque as pessoas pensam neles em conexão com Qin Hui; o político perverso que traiu o grande general Yue Fei no final da dinastia Song.
Churros em parques temáticos norte-americanos e feiras de rua são mais frequentemente enrolados em açúcar de canela ou outros açúcares aromatizados. Os principais recheios por lá são doce de leite e chocolate.
Os churros costumam ser recheados em Cuba com frutas, como goiaba, no Brasil com o chocolate, doce de leite, entre outros. Na Argentina, Bolívia, Peru, Chile e México geralmente recheados com doce de leite ou cajeta, mas também com chocolate, bem como baunilha.
Na Espanha, o churro recebe o nome “Calientes” ou “calentitos de rueda”. Estes tendem a se referir à variante mais espessa, também chamada porras em Portugal. Calientes são geralmente fritos em forma de espiral contínua e depois cortados em porções.
Nas Filipinas, os churros são normalmente retos ou dobrados em formas de U ou circulares. Eles geralmente são polvilhados com açúcar branco. Além disso, por lá as bebidas tsokolato acompanham a iguaria, no que eles chamam de ‘churros com tsokolato’.