Curiosidades

História da Disney: origem e curiosidades sobre a empresa

A história da Disney começa com a primeira animação produzida pelo Walt Disney gerando a fundação da empresa no dia 16 de outubro de 1923.

A história da Disney ou The Walt Disney Company começa a partir da sua fundação em 16 de outubro de 1923. Nesse sentido, Walt Disney e Roy Oliver Disney iniciaram a empresa com o nome Disney Brothers Cartoon Studios. Como consequência, tornou-se uma pioneira na indústria da animação.

Apesar disso, atualmente a empresa trabalha com redes de televisão, parques temáticos, itens colecionáveis e até mesmo linhas de roupa. Ademais, consiste no maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo por receita. Dessa forma, a atual sede fica em Burbank, no estado da Califórnia.

Sobretudo, conhece-se a história da Disney por causa dos estúdios de cinema, também com o nome Walt Disney Studios. Em resumo, consiste em um dos três mais populares estúdios em Hollywood. Contudo, a empresa ainda tem domínio sobre outras mídias, operando a rede de televisão ABC, canais como o Disney Channel, ESPN e também divisões de teatro.

Mais ainda, possuem 14 parques temáticos licenciados em todo o mundo. Por outro lado, adquiriram a Pixar, a ABC e a Marvel Entertainment Inc, a Lucas Film e  a 21st Century Fox. Basicamente, essas aquisições custaram mais de 100 bilhões de dólares no total, e aconteceram desde 1996.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, a Disney é dividida entre instituições e acionistas e fundos mútuos, fundos de pensão americanos e fundos de investimentos. Portanto, estima-se haver 10 instituições de acionistas principais. No entanto, há ainda diretores que são acionistas individuais, sendo Robert Iger o Presidente do Conselho de Administração.

História da Disney

A princípio, a história da Disney começou no início de 1923, mais especificamente em Kansas City, Missouri. Nesse contexto, Walt Disney criou um curta-metragem com o nome “Alice’s Wonderland” com presença de uma atriz mirim interagindo com personagens animados. Posteriormente, o animador mudou-se para Hollywood e juntou-se a seu irmão.

Dessa forma, fundaram a Disney Brothers Cartoon Studios em 16 de outubro de 1923. Logo em seguida, a distribuidora MJ Winkler Production contatou-os com a intenção de distribuir uma série de Alice Comedies, por cerca de 1,5 mil dólares. Como consequência, outros filmes animados surgiram diante do sucesso da produção.

Continua após a publicidade

Eventualmente, houve início da expansão do estúdio Disney, e também alteração em janeiro de 1926 para o nome Walt Disney Studios. Apesar disso, o principal personagem da época foi Oswald, o Coelho Sortudo. No entanto, após produzir 26 curtas sobre o personagem, ele perdeu o contrato em fevereiro de 1928 quando outra pessoa assumiu a empresa de distribuição da produção.

Por outro lado, Walt Disney criou o rato Mortimer em 1928 por meio de desenho simples feitos em uma viagem de trem para a Califórnia. Porém, sua esposa sugeriu que o nome fosse Mickey Mouse porque era mais informal e simples de se lembrar. Sendo assim, o personagem estrelou vários curtas produzidos pela Disney e tornou-se o rosto da empresa por meio de Steamboat Willie.

Mais ainda, a Disney continuou a produzir desenhos animados com Mickey Mouse, criando outros personagens e ampliando seu universo. Nesse meio tempo, houveram mudanças estruturais e administrativas que catapultaram a companhia no mercado da mídia e entretenimento internacional.

História da Disney: origem e curiosidades sobre a empresa

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre a empresa

Curiosamente, o primeiro filme sonoro da Disney, e também um dos primeiros do mundo, chama-se Steamboat Willie. Ademais, aparece logo no início de todas as produções relacionadas à empresa até os dias atuais, tamanho impacto que teve. Sobretudo, o sucesso desse curta foi imediato, em especial por ser o primeiro desenho animado com som sincronizado.

Além disso, quem dublou os sons foi o próprio Walt Disney, o que faz desse curta um símbolo cultural importante. Posteriormente, houve a produção da primeira animação de longa-metragem em 1934, com a estreia de Branca de Neve os Sete Anões estreando em dezembro de 1937. Por fim, tornou-se o filme de maior bilheteria em 1939.

Apesar disso, quando Branca de Neve ganhou um Oscar honorário, Walt Disney recebeu-o com sete estátuas menores para representar os anões. Sobretudo, estima-se que grande parte dos personagens que ele criou eram órfãos porque o criador perdeu sua mãe devido a um vazamento no forno que a empresa comprou para ela.

Portanto, seria uma forma de lidar com sua culpa e dor através da criação. Mais ainda, na abertura dos parques da Disney houveram mais de 10 mil visitantes, que pagaram menos que quatro dólares por entrada. Nesse sentido, o evento aconteceu no dia 17 de julho de 1955. Ou seja, três décadas após o primeiro empreendimento da Disney.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre a história da Disney? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você