Curiosidades

A história dos Yaksha, da mitologia hindu

Os yakshas são espíritos da natureza, geralmente benevolentes, mas às vezes travessos ou caprichosos, ligados à água, floresta e deserto.

Yaksha (do sânscrito: यक्ष yakṣa; Pali: yakkha) é o nome de uma classe estrangeira de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são zeladores dos tesouros naturais que vivem na terra e nas raízes das árvores. Eles aparecem na literatura hindu, jainista e budista. A forma feminina da palavra é Yakshini.

Nos textos hindus, jainistas e budistas, o yasha tem uma dupla personalidade. Por um lado, ele pode ser uma fada da natureza inofensiva, associada a bosques e montanhas; contudo há também uma versão mais sombria do yaksha que é uma espécie de fantasma (bhuta) que assombra o deserto e persegue e devora os viajantes, semelhante aos raksasas.

Vamos saber mais sobre essa curiosa criatura a seguir.

Origem do Yaksha

Vários yakshas monumentais são vistos desde o período do Império Maurya Eles são variadamente datados de cerca do século 3 a.C. ao século 1 a.C. Essas estátuas são monumentais (geralmente cerca de 2 metros de altura) e muitas vezes trazem inscrições relacionadas à sua identificação como yakshas.

Além disso, eles são considerados como as primeiras esculturas de pedra monumentais da Índia. Os yakshas podem ter sido originalmente a divindade tutelar das florestas e aldeias, e mais tarde foram vistos como as divindades da terra e da riqueza.

Na arte indiana primitiva, os yakshas masculinos aparecem como guerreiros temíveis ou como corpulentos, robustos e semelhantes a anões. Yakshinis são retratadas como belas jovens com rostos redondos felizes e quadris cheios.

O que é um Yakshini?

Yakshinis são as contrapartes femininas do yaksha masculino, e são frequentadores de Kubera, o deus hindu da riqueza que governa o mítico reino do Himalaia de Alaka.

Da mesma forma, os gandharvas foram descritos como guerreiros ferozes que podiam desafiar até mesmo os grandes guerreiros Kshatriya. Eles também eram hábeis em arte, música e dança.

Algumas tribos Gandharva se aliavam aos Devas e às vezes aos Yakshas. Eles habitavam a terra ao norte de Kailasa, perto dos territórios Deva.

Yaksha é um Deus?

Os jainistas adoram principalmente os ídolos de Arihants e Tirthankaras, que conquistaram as paixões internas e alcançaram o status de consciência de Deus.

Segundo a mitologia hindu, Yaksha e Yakshini são vistos em pares em torno dos ídolos de Jinas como divindades guardiãs. Yaksha está geralmente no lado direito do ídolo Jina e Yakshion no lado esquerdo.

Em contrapartida, na literatura budista, os yakshas são os atendentes de Vaiśravaṇa, o guardião do bairro norte, um deus beneficente que protege os justos. O termo também se refere aos Doze Generais Celestiais que guardam Bhaisajyaguru, o Buda da Medicina.

Gostou de saber mais sobre os Yakshas? Então, assista ao vídeo abaixo e leia também: Deuses indianos: conheça os deuses mais populares cultuados na Índia

Próxima página »

Escolhidas para você