Curiosidades

Yuppies – Origem do termo, significado e relação com Geração X

Os yuppies são jovens trabalhadores que surgiram a partir do desenvolvimento da Geração X, com novos interesses de carreira e consumo.

Por P.H Mota

Yuppies foi o nome dado a um grupo de jovens profissionais de classe média alta, em meados dos anos 80. A palavra tem origem no inglês para “Young Urban Professional”, ou seja, Jovem Profissional Urbano.

De forma geral, os yuppies são jovens com formação universitária, com foco em empregos com carreira e estilo de vida que valoriza bens materiais. Além disso, costumam apresentar interesse por seguir e ditar tendências em áreas variadas, como moda e tecnologia, por exemplo.

Logo após sua popularização, o termo também ganhou interpretações pejorativas. Nesse sentido, foi adotado tanto nos países de língua inglesa – onde surgiu, bem como em países para onde foi exportado, incluindo o Brasil.

O que são yuppies

Yuppies - origem do termo, significado e relação com Geração X
Ivy Style

De acordo com o dicionário de Cambridge, um yuppie é uma pessoa jovem que vive na cidade, tem emprego com bom salário. A definição ainda inclui que os gastos costumam ser com objetos da moda, muitas vezes de alto valor.

Continua após a publicidade

Parte da origem do termo também está ligada a hippies. Em comparação com este grupo, os yuppies são encarados como mais conservadores, como uma forma de resposta aos valores pregados pelo grupo da geração anterior.

Yuppies e Geração X

Yuppies - origem do termo, significado e relação com Geração X
Nostalgia Central

O termo surgiu no início da década de 80, como forma de definir alguns comportamentos de parte da Geração X. Essa geração é marcada pelos nascidos entre 1965 e 1980, que cresceu em maior isolamento, em comparação com a geração anterior.

Os membros da Geração X cresceram na era hippie, mas também em ambientes de pais divorciados ou guiados pelo foco na carreira profissional. Além disso, a geração acompanhou um crescimento tecnológico acelerado, com a popularização do computador pessoal da internet, por exemplo.

Em meio a esse cenário então, valores como a busca de produtos de maior qualidade e inteligência, bem como a ruptura com gerações anteriores marcaram a geração. Além disso, fatores como a busca por liberdade, independência a mais direitos também foram marcantes para o período.

Continua após a publicidade

Perfil de consumo

Yuppies - origem do termo, significado e relação com Geração X
The New York Times

Para conversar com esse novo público, o mercado passou a desenvolver anúncios mais objetivos. Dessa maneira, os yuppies acabaram focando a atenção em divulgações mais racionais, com informações diretas e claras sobre seus benefícios.

O grupo também passou a apresentar maior interesse por consumir produtos diretamente ligados a marcadas, chamado de branded content. Ou seja, o interesse por conteúdos que possam estar associado ao mesmo tempo a eficiência e valor, a partir da associação a uma marca eficiente.

Por causa disso, os yuppies também apresentam interesse em ir além na busca por produtos. O consumo, portanto, está atrelado a uma série de pesquisas, leituras e comparações de especificações e valores.

Ainda que isso pareça criar uma barreira inicial para o consumo, na verdade cria um perfil mais ativo e participativo. Uma vez que apresenta o interesse nas marcas em várias instâncias, essa preocupação acaba reverberando na empresa e gerando um mercado de valores de marca que vão além do valor intrínseco do produto.

Continua após a publicidade

Fontes: Significados, EC Global Solutions, Significados BR

Imagens: WWD, Nostalgia Central, The New York Times, Ivy Style

Próxima página »

Escolhidas para você