10 sinais que você está comendo muito açúcar

É difícil encontrar por aí quem não goste de um docinho, não é verdade? Mas, ao contrário do que todo mundo acredita, comer doce, de forma balanceada não traz problemas à saúde. O que complica toda a situação é quando se está comendo muito açúcar sem nem perceber.

Como você deve saber, o excesso de açúcar no sangue pode causar uma doença chamada diabetes. Mas, claro, esse não é o único problema ou sinal de que seu consumo de alimentos açucarados está elevado.

Até mesmo a pressão arterial desregulada pode ser um sinal de que você está comendo muito açúcar, sabia? Isso, claro, além dos sinais clássicos que todo mundo já conhece, como pele oleosa, espinhas e o tão temido ganho de peso.

Confira 10 sinais que você está comendo muito açúcar:

1. Cansaço excessivo

Apesar do açúcar fornecer um pico de energia ao organismo, esse ápice não dura muito. Na queda dessa energia, ele faz com que a gente se sinta péssimo.

2. Mudanças de humor ou melancolia

Estudos confirmam que muito açúcar pode aumentar o estado de melancolia e até mesmo depressivo, especialmente nos momentos de abstinência ou quando o pico de energia está caindo no organismo. Aliás, aquela ideia de que água com açúcar acalma os nervos é furada, hein!?

3. Aumento de peso

Açúcar é fonte de calorias e de energia. Se você está comendo muito açúcar, sem que seu gasto calórico acompanhe esse aumento no consumo, o resultado não pode ser outro: você vai estocar calorias e ganhar peso.

4. Problemas de pele

O consumo excessivo de açúcar gera inflamações no organismo por afetar hormônios que geram acnes e ressecamentos na pele. E não é só a acne o único vilão dessa história.

Rosácea, eczema, oleosidade excessiva e olheiras são apenas alguns dos problemas de pele mais comuns causados por esse péssimo hábito alimentar.

Isso, claro, sem contar que o excesso de açúcar também pode causar o que os médicos chamam de fadiga adrenal, uma problema de saúde cujo principal sintoma são manchas no rosto.

5. Problemas nos dentes

O aumento de cáries pode ser resultado de uma má alimentação e, se você está comendo muito açúcar, sua alimentação está péssima. Não escovar os dentes depois de consumir esses alimentos também pode causar sérias consequências para sua saúde bucal.

6. Vontade de comer açúcar e carboidratos o tempo todo

Açúcar causa picos de satisfação no cérebro e, como você já viu por aqui, esse tipo de alimento, assim como as massas (que também se transformam em glicose no sangue), pode causar dependência.

Há estudos que afirmam que açúcar e outros tipos de alimentos que geram compulsão viciam tanto ou mais que cocaína.

7. Falta de concentração

A variação dos níveis de açúcar no sangue causa falhas cognitivas. Logo, a concentração é uma dos aspectos mais prejudicados quando você está comendo muito açúcar.

8. Baixa imunidade

Quando você não tem uma alimentação balanceada e anda comendo muito açúcar, seu sistema imunológico fica enfraquecido e seu organismo fica sem defesa contra gripes, resfriados e outras doenças virais, por exemplo.

9. Paladar alterado

Comer muito alçúcar pode causar não só vício, mas também pode acabar projudicando o paladar. Pessoas que comem muito doce, por exemplo, acabam rejeitando outros sabores, além dos alimentos ricos em açúcar e gorduras.

10. Pressão alta

Como você já viu aqui, nessa outra matéria, não é só o sódio, presente no sal, que causa o aumento da pressão arterial. Se você está comendo muito açúcar também fica exposto a essa problema.

Uma pesquisa de 2010, feita pela Universidade do Colorado, apontou que existe uma relação estreita entre a hipertensão, ou seja, a pessão alta e o consumo excessivo de açúcar, especialmente devido ao excesso de peso.

Aliás, outras doenças costumam estar atreladas a esses dois fatores (consumo excessivo de açúcar e ganho de peso), como problemas cardíacos e e diabetes do tipo 2.

E então, caro leitor, seu corpo está dando alguns desses alertas de que você está comendo muito açúcar? Conhece alguém que deveria ler essa matéria urgentemente? Então não deixe de comentar e de compartilhar o conteúdo!

Agora, falando em coisas que fazem muito mal à saúde, não deixe de conferir ainda esse outro post: 6 hábitos tão ou mais prejudiciais à saúde quanto fumar.

Fontes: Cura pela Natureza, Melhor com Saúde, Facebook Hypeness