12 erros que todo mundo comete ao fazer macarrão

Todo mundo acha que fazer macarrão é fácil, mas não é à toa que são vendidas toneladas de macarrão instantâneo (do estilo “pronto em 3 minutos”) todos os anos. Aliás, todo mundo faz alguma coisa errada na hora do preparo, como você já viu nessa outra matéria aqui.

Mas, se você é uma completa negação na cozinha, a boa notícia é que depois deste post você nunca mais vai comer um “macarrão-gororoba”. Como você vai ver, existem alguns erros básicos que você e outras pessoas costumam cometer na hora de fazer macarrão e que comprometem e muito o resultado final de sua refeição.

Quer um bom exemplo de coisas que as pessoas erram na hora de fazer macarrão? Que tal o fato de cozinharem demais a massa, de demorar a escorre-la ou de lavar o macarrão antes de colocá-lo no molho?

Identificou-se com esses três errinhos comuns? Então acompanhe a lista abaixo que você vai aprender muito mais sobre o que não se deve fazer na hora de cozinhar sua massa.

Confira 12 erros que todo mundo comete ao fazer macarrão:

1. Usar panela pequena demais

Uma panela maior permite que tenha água suficiente para o cozimento da massa. Além disso, é preciso espaço para mover o macarrão e impedir que ele grude um no outro ou na panela.

2. Não usar sal na água

A massa do macarrão só deve ser cozida em água salgada. Se isso não acontecer, ela fica bem sem graça, no final do preparo. A quantidade de sal, obviamente, depende do gosto pessoal de cada pessoa, mas é preciso ter em mente que apenas uma quantidade mínima de sal consegue, realmente, entrar na massa.

3. Não mexer a massa

Os primeiros dois minutos de cozimento são decisivos para deixar seu macarrão grudado ou soltinho. Para fazer macarrão como a mamãe, o segredo é mergulhar toda a massa o mais rápido possível na água e, em seguida, mexer tudo.

4. Não mexer a massa – parte II

Se você não der uma mexida na massa, ao longo do cozimento, é provável que ela ficará grudada no final do cozimento.

5. Descartar toda a água do cozimento

Um pouco dessa água (cheia de amido) vai ajudar a dar textura ao molho, deixando mais encorpado. Um ou dois copos já são o suficiente e devem ser acrescentados aos poucos, até dar o ponto.

6. Confiar no tempo de cozimento estipulado na embalagem

O fabricante realmente tem uma boa noção do tempo de cozimento, mas isso não livra você da responsabilidade de checar se a massa está cozida antes disso, ao fazer macarrão. Em média, dá para fazer isso dois minutos antes do período estipulado na embalagem. E você só vai saber se o macarrão está realmente bom provando e sentido como está a textura.

7. Não escorrer a massa imediatamente

Para fazer macarrão de uma forma decente, a massa deve ser retirada do cozimento enquanto está “al dente”, ou seja, cozida, mas ainda firme. Ninguém gosta de macarrão mole demais!

Assim, se você desliga a água na tempo correto, mas não escorre o macarrão, a água quente vai continuar cozinhando a massa e fazendo você perder o ponto. Isso, claro, sem contar que o macarrão tende a ficar ainda um pouco mais mole ao ser colocado no molho quente.

8. Enxaguar a massa

A não ser que você pretenda usar a massa do macarrão em uma salada, você não deve lavá-la depois de escorre-la. Isso faz com que o amido extra, liberado no cozimento, seja descartado. É por isso que algumas macarronadas ficam meio aguadas, sabe?

9. Deixar a massa no escorredor

Outro grande erro na hora de fazer macarrão é deixar a massa por muito tempo no escorredor. Quanto mais tempo você perder nessa etapa, mas ela ficará grudada. O certo é escorre-la e colocá-la diretamente no molho.

10. Não escolher o molho certo

Sabia que para cada tipo de massa existe um tipo de molho correto? A combinação, claro, depende mais do gosto pessoal de cada pessoa, mas as combinações mais tradicionais e aceitas estão na imagem. Molhos mais leves e texturizados, por exemplo, vão muito bem com massas menores e que contam com textura para grudar o molho.

11. Cozinhar todos os ingredientes de uma só vez

O que mais se vê por aí são receitas de macarrão com uma panela só, que mandam cozinhar todos os ingredientes juntos. Embora a ideia seja prática, elas são permitem que você faça um macarrão de qualidade.

Se for usar apenas uma panela, faça a receita por etapas, cozinhando cada ingrediente separadamente. Isso evita que alguns ingredientes fiquem cozidos demais ou de menos.

12. Escolher massa errada para receitas de uma só panela

Se a ideia for fazer macarrão em uma só panela, além da dica que demos acima, você deve também saber escolher o tipo de massa que combina com a receita. Massas menores, por exemplo, são bem mais fáceis de mexer e ocupam menos espaço, já que a panela vai estar mais cheia que o normal.

E, falando em macarrão, você precisa conhecer mais a fundo o que anda colocando no prato. Por isso, leia também: 7 segredos que você não conhecia sobre o macarrão instantâneo.

Fonte: BuzzFeed