Curiosidades

14 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Você sabia que mel, molho de soja e arroz, se armazenados adequadamente, são alimentos que não estragam? Conheça mais alguns aqui!

Existem alimentos que não estragam nem com o passar do tempo, pois eles não oferecem condições adequadas para a proliferação de micro-organismos. Algumas dessas propriedades que fazem com que esses itens não vençam são pouca água em sua composição, excesso de açúcar, presença de álcool e, até mesmo, a forma de produção. Alguns exemplos desses alimentos são o mel, o molho de soja e o arroz.

Embora exista a possibilidade de durabilidade, é muito importante observar o estado do alimento antes de ingeri-lo, mesmo que dentro da validade, sobretudo, os que estiverem guardados há muito tempo. Essa atenção é necessária para evitar problemas estomacais, como intoxicação ou mesmo outras condições mais graves.

Quer saber mais sobre os alimentos que nunca vencem? Confira nosso texto!

Conheça 14 tipos de alimentos que NUNCA vencem

1. Maple syrup (xarope de bordo)

Xarope de bordo sendo despejado em panquecas

Continua após a publicidade

Conhecido também como xarope de ácer ou de bordo, o maple syrup, que todo mundo ama colocar em cima de panqueca, pode durar para sempre.

Se você não for um devorador voraz, ele pode ser congelado e se manterá bom para consumo para sempre, já que se trata de um alimento com alto teor de açúcar e baixa quantidade de água, impedindo a proliferação de germes.

2. Café

Pó de café em uma colher sobre um prato branco

Outro dos alimentos que nunca vencem é o café solúvel, sabia? Caso queira, você pode congelar esse tipo de café no freezer, seja com a embalagem aberta seja fechada e terá café solúvel para as futuras gerações.

Continua após a publicidade

Isso é possível, pois o café é bastante sensível à luz, ao calor e ao oxigênio, no entanto, ao mantê-lo nas condições listadas acima, você terá esse produto por tempo indeterminado.

3. Feijão é um alimento que não estraga

Feijão preto em um recipiente branco

Desde que o grão esteja cru, o feijão pode ser guardado por toda a vida. Isso acontece, porque sua estrutura ajuda a conservar sua qualidade e nutrientes por tempo, literalmente, indeterminado.

O único contratempo de um feijão guardado durante muitos anos é a rigidez, que vai exigir um tempo maior de cozimento. No entanto, seu valor nutricional continua o mesmo, independentemente da idade.

Continua após a publicidade

4. Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas em cima de um balcão de bar

As bebidas com teor alcoólico mais forte, como rum, vodca, uísque e assim por diante, também são outros tipos de alimentos que nunca vencem (embora não sejam, exatamente, alimentos). No entanto, para que suas bebidas fiquem boas para consumo para sempre, você só precisa lacrar bem as garrafas e mantê-las em um local escuro e frio.

Depois de muito tempo passado, a única possível diferença será no aroma, que deve se perder levemente, mas não ao ponto de ser perceptível ou de comprometer o sabor e a potência etílica da bebida.

5. Açúcar é um alimento que não estraga

Morango e colher com açúcar sobre mesa de madeira

Continua após a publicidade

Outro dos alimentos que nunca vencem é o açúcar, embora seja um desafio impedir que ele enrijeça e se torne uma grande pedra ao longo do tempo. Mas, de forma geral, se você conservá-lo em um local fresco, ele jamais estragará, já que não oferece qualquer tipo de condição para o crescimento bacteriano.

6. Amido de milho

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Isso mesmo, é aquela farinha branca e extremamente fina, daquela marca famosa que você está pensando (Maizena) e muitas outras. Ela também pode ser guardada para todo o sempre, sem se deteriorar, em um local seco, dentro de um recipiente lacrado e em um lugar fresco.

7. Sal

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Continua após a publicidade

O sal é outro alimento que não tem data de validade. Ele pode ser armazenado em local seco, fresco e lacrado por anos e anos, sem jamais perder seus nutrientes e, claro, sua capacidade de salgar.

No entanto, no caso do sal iodado, existe um prazo para que o iodo se mantenha no mineral, que é de aproximadamente 1 ano, após esse período, o iodo terá evaporado, mas sem causar nenhuma outra alteração no produto.

8. Extrato de baunilha

Isso mesmo, outro alimento que permanece bom para consumo por tempo indeterminado é o extrato de baunilha. Mas tem que ser o extrato legítimo mesmo, feito com baunilha de verdade e álcool, não a essência, hein!? Aliás, essa é uma ótima ideia para ter baunilha de verdade sempre em casa, já que essa é uma especiaria bastante cara em todo o mundo.

Continua após a publicidade

9. Vinagre branco é um alimento que não estraga

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Outra coisa que jamais vai vencer é o vinagre branco. E isso é uma excelente notícia, já que ele serve tanto para a alimentação quanto para a beleza e a limpeza da casa, não é mesmo? Ele permanecerá fresco para sempre, se bem conservado em um frasco.

10. Arroz

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

O arroz é outro dos alimentos que nunca vencem, pelo menos nas versões branco, selvagem, arbóreo, jasmine e basmati. Isso porque, assim como o feijão, sua estrutura retém suas qualidades nutricionais e a qualidade interna dos grãos por tempo indeterminado.

Continua após a publicidade

A mesma coisa, infelizmente, não se aplica ao arroz integral, já que seu teor de gordura é mais alto e favorece que ele fique rançoso com muito mais facilidade.

Mas, para os demais tipos que citamos, tudo que você precisa fazer para ter arroz para a vida inteira é conservá-lo em um recipiente devidamente fechado, seco e com temperatura amena. Isso o manterá fresco e impedirá que o ar penetre, criando umidade e fazendo com que carunchos entrem.

11. Mel é um alimento que não estraga

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

O mel também pode ser conservado por tempo indeterminado e, mesmo assim, estará bom para o consumo. Obviamente, com o tempo, ele tende a mudar de cor e a ficar cristalizado, mas isso não significa qualquer tipo de impedimento para o consumo.

Continua após a publicidade

Tudo que você precisa fazer para deixá-lo líquido outra vez é colocá-lo em um vidro aberto, dentro de uma panela com água quente e mexer até os cristais se dissolverem.

12. Molho de soja

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

O molho de soja a que nos referimos é o de fermentação natural. Esse tipo de processo pode levar de alguns meses até anos para ser completado adequadamente, dessa forma, o produto tende a ser mais caro. Já no caso dos molhos de soja de qualidade inferior, geralmente, há o acréscimo de produtos químicos que podem interferir demais na conservação do alimento a longo prazo.

13. Massa seca é um tipo de alimento que não estraga

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Continua após a publicidade

Pelo fato de as massas secas apresentarem pouco teor de água, esses itens não são propícios para a proliferação de bactérias, além de não se deteriorar com facilidade. No entanto, é importante que seja armazenado em local sem umidade.

14. Leite em pó

13 alimentos que não estragam, nem vencem (quase nunca)

Assim como outros produtos da lista, o que faz com que o leite em pó seja não perecível é a baixa quantidade de água em sua composição, impedindo, ou pelo menos dificultando, o desenvolvimento de bactérias.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: Exame, Minha Vida, Cozinha Técnica.

Próxima página »

Escolhidas para você