13 crimes que você comete todos os dias e não sabe

Sabia que você comete crimes mesmo se não matar ou roubar? Segundo as leis brasileiras, uma série de atos que lesam alguém ou que colocam em risco a sua vida ou a vida de outras pessoas também são considerados crimes, mesmo que você não saiba.

Agora, quer saber qual a pior parte disso? É que você, como um leigo no assunto, acaba cometendo uma série de crimes todos os dias sem nem, ao menos, ter consciência disso! Um bom exemplo disso, como você já viu aqui, no Segredos do Mundo, são esses 8 crimes online que você comete todos os dias e não sabia.

Mas, voltando ao assunto, quer uma prova de que você também comete crimes da vida real, tempo inteiro? Então diga: você costuma jogar lixo na rua? E dar aquela acelerada em uma pista vazia e plana? Ou, quem sabe, será que você também é uma pessoa que adora memes e gifs engraçadinhos da internet?

Bom, se você gosta e faz todas essas coisas, acredite, você é um criminoso! O quê? Achou exagerado? Então espere até ver o resto da coisas que estão em nossa lista.

Veja os crimes que você comete todos os dias e não sabe:

1. Atravessar a rua fora da faixa

12

Elas não estão lá só para enfeite, sabia? Além de correr o risco de ser morto por um carro, não usar a faixa de pedestres é um dos crimes que todo mundo comete e não sabe. Aliás, se você por atropelado fora dela a culpa é, tecnicamente, sua!

2. Criar e USAR memes e gifs

13

Se você usar a imagem de outras pessoas, sem pedir permissão, acredite, é um crime. Mais um dos crimes, que você e todo mundo comete todos os dias. Isso porque usar a imagem de alguém sem permissão fere o direito de (preservação) imagem que todo mundo tem. Aliás, se quiser conhecer as pessoas que estão por trás dos memes mais famosos da net, clique aqui.

3. Não usar cinto de segurança

10

Ele não é necessário apenas para salvar sua vida, em caso de acidentes de trânsito. Na verdade, não usar cinto de segurando é um dos crimes que você já cometeu e comete todos os dias. Admita!

4. Fazer uso de pornografia

7

Você não precisa ser um cafetão nem ser um viciado para considerar isso um crime. No entanto, se você gosta de assistir um videozinho quente na internet fique sabendo que você está favorecendo a prostituição. Pelo menos é isso que as leis brasileiras dizem.

5. Excesso de velocidade

8

Sabe quando se toma uma multa por excesso de velocidade no trânsito? Pois é, não é somente o bolso do motorista apressadinho que pode ser punido. Andar acima da velocidade permitida é uma dos crimes que todo mundo acaba cometendo diariamente.

6. Rabiscar carteiras escolares

5

Nada de rabiscar a carteira do colégio na hora do tédio, especialmente se for uma escola pública. Isso é um dos crimes que você nem sabe que comete, sabia? Destruição do patrimônio público!

7. Evasão fiscal

6

Ou, em bom português, enganar a alfândega. Isso acontece muito quando a gente compra alguma coisa fora do Brasil, especialmente pela internet, e torce para que a alfândega não a encontre e taxe com os impostos de importação.

8. Jogos de azar

4

Jogo do bicho, pôquer, caça-níquel e tudo o mais relacionado. Isso tudo é conhecido como jogo de azer e, no Brasil, é mais um dos crimes que as pessoas cometem todos os dias, já que esses entretenimentos são proibidos.

9. Jogar lixo na rua

1

Sabe aquele cigarrinho que você fumou e joga a “bituca” na rua? Ele, o copo descartável e a garrafinha de plástico, bem como tudo o que você joga fora na rua, se trata de um crime.

10. Extraviar correspondência

2

Sabe aquela carta que chega errada em sua casa e você rasga por ser de outra pessoa? Ou melhor: sabe aquele inquilino anterior que não muda o endereço das correspondências e você acaba recebendo suas contas e cartas? Pois é, se você não as devolver ou se jogá-las fora, como dissemos antes, é crime.

11. Fumar maconha

3

Ah… por favor. Dessa você já sabia. Então, melhor pular direto para essa outra matéria aqui.

Fonte: Uol