Listas

15 benefícios da água com limão

A água de limão é uma bebida que pode melhorar a saúde metabólica, o sistema imunológico e os níveis de energia. Confira seus benefícios!

Os benefícios para a saúde da água com limão incluem nutrientes como antioxidantes, vitaminas e minerais. Isso porque os limões não são apenas ricos em vitamina C, mas também contêm vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Desse modo, a água com limão é uma bebida de baixa caloria e baixo teor de açúcar que pode aumentar a ingestão de vitamina C. Aliás, muitas celebridades incluem água com limão em sua dieta, vamos saber neste post, quais os benefícios dessa mistura!

15 benefícios de beber água com limão

1. Previne pedras nos rins

Água com limão pode ajudar a prevenir pedras nos rins, aumentando os níveis de citrato na urina. O citrato se liga ao cálcio, o que ajuda a evitar a formação de cálculos renais.

Desse modo, beber apenas meia xícara de água com limão (suco de apenas dois limões) todos os dias pode aumentar a excreção urinária de citrato e reduzir o risco de pedras nos rins.

2. Reduz manchas e rugas

O suco de limão não só ajuda a reduzir manchas, mas também rugas. Desse modo, a aplicação de água com limão na cicatriz ou nas manchas da idade pode ajudar a reduzir as manchas e rugas. A água com limão faz a pele parecer radiante, pois desintoxica o sangue.

3. Reduz a inflamação

A inflamação das articulações é causada pela produção de ácido úrico nas articulações. Portanto, beber água com limão pode ajudar a reduzir a inflamação.

Continua após a publicidade

4. Auxilia na digestão e desintoxicação

A água com limão ajuda a aliviar a dor de estômago e alivia a indigestão. A água com limão pode estimular a função hepática e ajudar a eliminar as toxinas do sistema.

Aliás, frutas cítricas, incluindo limões, contêm pectina, que é uma fibra localizada principalmente na casca da fruta. Embora essa fibra possa aumentar a digestão, ela pode oferecer algum benefício apenas quando você toma água com limão.

5. Aumenta a ingestão de vitamina C

Seu corpo não produz vitamina C por conta própria; é importante obter vitaminas suficientes através dos alimentos. A vitamina C desempenha um papel vital no sistema imunológico para funcionar corretamente, prevenir gripes e outras infecções.

Dessa forma, a água com limão estimula a produção de glóbulos brancos e protege as células dos danos oxidativos.

6. Rejuvenesce a pele

Estudos apontam que o limão contém antioxidantes que combatem os danos causados ​​pelos radicais livres. Assim, a bebida ajuda o corpo a produzir colágeno e é essencial para suavizar o contorno dos rostos. Além disso, também mantém sua pele brilhante e fresca.

A vitamina C na água com limão tem benefícios potentes para a pele. O nutriente promove a formação de colágeno, que é a principal proteína estrutural encontrada na pele e nos tecidos conjuntivos. A vitamina C também combate os radicais livres e protege a pele dos efeitos debilitantes do estresse oxidativo

7. Aumenta a energia e melhora a saúde do cérebro

A água com limão estimula o sistema digestivo e aumenta os níveis de energia do corpo. O ácido cítrico na água com limão também pode prevenir a inflamação cerebral e combater o estresse oxidativo, promovendo assim a saúde do cérebro.

Por causa dessas propriedades, a água com limão pode mostrar benefício potencial na prevenção de doenças neurodegenerativas.

8. Ajuda você a perder gordura

O limão contém pectina, que ajuda a suprimir a fome. Com efeito, substituir bebidas com alto teor calórico por água com limão pode ser uma boa ideia para melhorar sua saúde e até mesmo evitar calorias adicionais.

9. Ajuda a melhorar a função cardíaca

O potássio presente no limão desempenha um papel essencial no funcionamento do coração. Na verdade, a água com limão não trata nenhuma doença, mas ajuda a prevenir doenças relacionadas a obesidade, como batimentos cardíacos irregulares, pressão alta e colesterol alto.

10. Melhora a visão

A vitamina C encontrada na água com limão também tem um efeito positivo na visão. Também ajuda na prevenção de doenças oculares, como catarata e degeneração muscular.

11. Auxilia no tratamento de infecções respiratórias

A água com limão pode ajudar a combater infecções respiratórias, desde dor de garganta até inflamação das amígdalas, pois o limão tem muitas propriedades antiinflamatórias.

13. Reidrata seu corpo

A hidratação desempenha um grande fator na saúde e bem-estar geral das pessoas. Beber um copo de água, especialmente água morna, pela manhã, depois de passar horas sem tomar água, é uma boa maneira de hidratar o corpo.

Durante o sono, você normalmente não se hidrata há pelo menos oito horas. Portanto, tomar a bebida ao acordar é uma ótima maneira de preparar seu corpo e sua mente para o dia.

14. Pode prevenir e ajudar a combater o câncer

Estudos mostraram que os limões podem ter benefícios anticancerígenos. A composição química dos limões pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de tumores orais, de acordo com uma pesquisa.

Outros associaram frutas cítricas e seus sucos a efeitos antitumorais. Mesmo os produtos químicos nas cascas de frutas cítricas têm sido associados como potenciais agentes anticancerígenos.

15. Refresca o hálito

Quem não quer um hálito fresco pela manhã? Isso não quer dizer que beber água com limão deva substituir seus hábitos diários de limpeza dos dentes, mas pode ajudar a refrescar o hálito.

O ácido cítrico no limão contém propriedades antibacterianas (como mencionado acima) que podem matar as bactérias que causam o mau hálito.

Contraindicações da água com limão

Por fim, beber água com limão é seguro para a maioria das pessoas. No caso de você estar tomando medicação, como com qualquer erva ou suplemento alimentar, tenha cuidado para não haver interações prejudiciais à saúde.

Os efeitos colaterais do limão são raros, mas o consumo excessivo pode causar azia, gases intestinais, ardência na boca. Evite consumir mais de 2 limões em um único dia.

Se você sofre de doenças, especialmente se sofre de doenças cardíacas, diabetes ou cálculos biliares, antes de tomar água com limão, consulte seu médico. O mesmo vale se você estiver prestes a se submeter a uma cirurgia, se estiver grávida ou amamentando.

Bibliografia

OLIVEIRA, L, Claudia; MENDES, A, Jaqueline; FERREIRA, R, O, S, Paula. Aspectos nutricionais e curativos do limão. Revista Conexão Eletrônica – Ciências biomédicas e ciências da saúde. Vol. 16. 1.ed; 2019
KIM, Mi J. et al. Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women. Nutrition Research. Vol 35. 5 ed; 409-420, 2015
MANDALARI Giuseppina; BISIGNANO Carlo et al. Effectiveness of Citrus Fruits on Helicobacter pylori. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 11. 1-8, 2017
AL-QUDAH Tamara; ZAHRA Umber et al. Lemon as a source of functional and medicinal ingredient: A review. International Journal of Chemical and Biochemical Sciences. 14. 55-61, 2018

Fontes: Tua Saúde, Globo, Boa Forma

Então, gostou deste conteúdo? Pois, leia também:

Utilidades do limão que você, provavelmente, não conhece
Frutas para emagrecer – 13 exemplos de frutas com poucas calorias
Remédio caseiro para tosse – 12 dicas para aliviar e tratar a condição
6 remédios caseiros para falta de ar [que funcionam]
Expectorantes caseiros: 11 remédios para curar tosse com catarro

Próxima página »

Escolhidas para você