Listas

6 remédios caseiros para falta de ar [que funcionam]

O chá verde, agrião e eucalipto são alguns dos remédios caseiros mais eficazes para problemas como falta de ar, resfriados e tosse.

A falta de ar é algo que afeta muitas pessoas, sem que elas percebam. Às vezes, as pessoas passam isso por causa do excesso de estresse, ansiedade ou exaustão, mas os sintomas desse problema podem ser um indicador de um problema muito mais sério, como asma por exemplo. No entanto, você não precisa se preocupar, porque alguns remédios caseiros para falta de ar, podem ajudar a você a lidar com o problema de maneira eficaz.

6 remédios caseiros para falta de ar

1. Xarope de agrião

Fonte de vitaminas A, C, B3 e E, cobre, bem como cálcio, fósforo, magnésio e iodo, o agrião é rico em nutrientes que funcionam como medicamentos naturais que previnem muitos problemas de saúde, inclusive doenças respiratórias.

Desse modo, alguns estudos apontaram que o xarope de agrião ajuda a desintoxicar os pulmões graças às suas ações descongestionantes, expectorantes e fluidificantes. Além disso, também ajuda a lubrificar os pulmões, o que alivia a tosse, dor de garganta e inflamação nas vias aéreas superiores.

Incrível, não é? Então, veja a seguir como fazer esse xarope caseiro:

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 500 g de folhas e talos de agrião
  • 300 g mel
  • 300 mL de água

Modo de preparo

Lave, corte o agrião pequenos pedaços e posteriormente, leve ao fogo baixo, com os demais ingredientes até levantar fervura. Depois de ferver, coloque a bebida em um recipiente limpo e seco. Tome 1 colher de sopa 4 vezes ao dia.

2. Chá verde

O chá verde é uma bebida popular repleta de nutrientes, compostos vegetais e antioxidantes. Com efeito, pesquisas sugerem que o chá verde pode aliviar a falta de ar.

Continua após a publicidade

Os oxidantes do chá verde podem ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões. Além disso, o chá verde é uma fonte de cafeína, que pode ajudar a relaxar as vias aéreas.

O chá verde serve tanto para fazer chás, infusões, xaropes e extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado. Confira como fazer o chá verde a seguir:

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Continua após a publicidade

Coloque as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coe e beba em seguida. Aliás, você pode tomar esse remédio caseiro para falta de ar, de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

Contudo, crianças, gestantes e lactantes, bem como pessoas que sofrem de insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial devem evitar o consumo de chá verde.

3. Xarope de sementes de abóbora

Potentes impulsionadores do sistema imunológico, as sementes de abóbora são uma rica fonte de zinco, um mineral essencial que desempenha um papel vital na proteção do sistema imunológico.

Essas super sementes também são ricas em minerais antioxidantes cobre, manganês e selênio. Em suma, o manganês, em particular, é um poderoso antioxidante, um componente da enzima superóxido dismutase, este é o antioxidante mais poderoso do corpo que desempenha um papel crítico na redução do dano oxidativo e da inflamação.

Continua após a publicidade

No entanto, pessoas com alergia ao mel, própolis ou pólem devem evitar consumir este xarope.

Ingredientes

  • 60 sementes de abóbora
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 xícara de água
  • 25 gotas de própolis

Modo de preparo

Bata no liquidificador as sementes de abóbora com o mel e a água. Em seguida, adicione o própolis. Tome 1 colher (de sopa) deste xarope, de 4 em 4 horas, quando estiver com crise de falta de ar.

Continua após a publicidade

4. Inalação com vapor de eucalipto

O óleo de eucalipto é famoso por aliviar os sintomas do resfriado e fornecer benefícios à saúde respiratória. Desse modo, a inalação de vapor de eucalipto é uma maneira suave e eficaz de acalmar e descongestionar seus seios nasais e pulmões.

Adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto orgânico para ajudar a aliviar o congestionamento para que o muco possa ser expectorado. Isso aliviará os sintomas e ajudará a prevenir a infecção bacteriana. Veja como fazer a inalação abaixo:

Ingredientes

  • 3 a 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto a uma toalha de rosto quando estiver no banho. À medida que o vapor sobe do chuveiro, respire o vapor em seus seios nasais e pulmões.

Outra dica é adicionar 3 gotas de óleo essencial de eucalipto à água. Coloque uma toalha sobre a cabeça e respire o vapor pelo nariz até os pulmões. Ademais, você também pode deixar um vasilha com este remédio caseiro ao lado da cama, para dormir respirando o aroma do eucalipto.

5. Chá de limão, alho e gengibre

Este chá estimulante do sistema imunológico e fácil de fazer é também um excelente remédio caseiro para falta de ar, isso porquêecada ingrediente possui as seguintes propriedades curativas:

  • O gengibre com o componente ativo gingerol é um método tradicional para controlar resfriado, gripe, tosse e especificamente dores de garganta.
  • O alho possui propriedades imunológicas, antimicrobianas e antivirais que ajudam a aliviar e aliviar os sintomas do resfriado e da gripe.
  • Por fim, o limão orgânico é uma ótima fonte de antioxidantes e vitamina C, que, quando tomados diariamente, podem diminuir a gravidade e a frequência de resfriados e casos de gripe; bem como alivia a falta de ar.

Caso queira incrementar esse remédio caseiro, adicione mel. Aliás, as propriedades antibióticas naturais do mel alivia a irritação na garganta e remove o acúmulo de catarro causado por sintomas de resfriado e gripe.

Continua após a publicidade

Para um copo de chá de gengibre e alho, você precisará dos seguintes ingredientes:

Ingredientes

  • 250 ml de água
  • 1 dente de alho
  •  2 ou 3 lascas de gengibre descascado
  • 1 colher de sopa de suco de limão (prensado na hora é sempre melhor)
  • 1 colher de sopa de mel (a gosto)

Modo de preparo

Coloque a água e o alho em um recipiente e leve ao fogo baixo. Deixe o chá ferver por cerca de 15 minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar por dez minutos. Adicione, o gengibre, o suco de limão e o mel a gosto. Desfrute do seu chá quente, duas a três vezes por dia.

Continua após a publicidade

6. Chá de unha de gato

Estudos científicos indicam que a unha de gato pode estimular o sistema imunológico, ajudar a relaxar os músculos lisos (como os intestinos), dilatar os vasos sanguíneos (ajudando a baixar a pressão arterial) e agir como um diurético (ajudando o corpo a eliminar o excesso de água).

A unha de gato também possui propriedades antioxidantes, ajudando o corpo a eliminar partículas conhecidas como radicais livres que danificam as células. Desse modo, os cientistas acreditam que os radicais livres contribuem para problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios como falta de ar.

Ademais, os antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e podem reduzir, ou mesmo ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas.

Para fazer o chá desta erva você precisará de:

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 20 g de cascas e raízes de unha de gato
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Misture os ingredientes e leve ao fogo por 15 minutos, em seguida deixe repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coe e tome a bebida até 3 vezes ao dia.

Assim como o chá verde, o chá de unha de gato não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

Continua após a publicidade

O que causa dificuldades respiratórias na gravidez?

Por fim, a falta de ar no início da gravidez é uma situação normal que ocorre pelo aumento dos níveis de progesterona. No primeiro trimestre, pode ser difícil respirar à medida que seu corpo se ajusta aos novos níveis hormonais.

Esse sintoma pode desaparecer após algumas semanas e, em seguida, ressurgir durante o segundo ou terceiro trimestre.

À medida que o bebê cresce dentro do abdômen, outros órgãos são espremidos e empurrados para o lado. Com efeito, os pulmões podem não ter espaço suficiente para se expandir com uma respiração completa.

Entretanto, isso não causa nenhum dano permanente; depois que o bebê nascer, os órgãos da mãe voltarão à posição pré-gravidez.

Continua após a publicidade

Fontes: Tua Saúde

Então, gostou de saber mais sobre os remédios caseiros para falta de ar? Pois, leia também: Remédios caseiros para gripe – 15 opções eficientes

Próxima página »

Escolhidas para você