Não faz tanto tempo assim que o primeiro celular foi lançado, mesmo assim eles já ganharam um importante lugar em nossas vidas.
O primeiro modelo de celular fabricado foi lançado em 1973 e, desde então, marcas e modelos vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.
A cada ano, novas tecnologias vão sendo incorporadas, com os aparelhos ganhando novas e surpreendentes funções, muitas delas, desconhecidas dos usuários. Elas podem até ser consideradas como secretas, porque não costumam ser muito divulgadas.
Mas não se preocupe. Listamos e explicamos, na lista abaixo, 33 funções (quase) secretas dos celulares. Confira!
33 funções secretas e escondidas no seu celular
1- Remover publicidade de aplicativos
Os aplicativos nada mais são do que programas que qualquer um pode baixar e, portanto, ter indefinitivamente em seu celular.
Como esses programas são, geralmente, gratuitos, é comum que eles sejam, portanto, recheados de publicidade.
Para evitar ver esses anúncios dentro dos aplicativos, entretanto, o truque é usar o celular no modo avião.
2- Fazer chamadas anônimas
Tanto celulares Android quanto Iphones possuem essa função. Quando você desejar fazer uma chamada anônima, ou seja, quando você não quiser que o seu número seja identificado no visor de quem você está chamando, basta digitar o código #31# antes do número que você pretende ligar.
3- Voltar o aparelho a configurações de fábrica
Se algum dia, você que tem um Android, precisar resetar rapidamente tudo o que existe em seu aparelho: Basta digitar o código *#*#7780#*#* e chamar.
Após feito isso, o seu aparelho retornará às configurações de fábrica rapidamente.
4- Melhorar a qualidade de uma chamada
Para modelos de Iphone, existe um código que permite melhorar a qualidade de qualquer chamada.
O código é *3370#, e ele serve para acionar a codificação EFR. Essa função é muito útil, sem dúvida, quando se está em áreas remotas onde o sinal é realmente ruim.
Mas, vale ressaltar, essa função aumenta o consumo de bateria do aparelho. Portanto, para desativar a função, caso esteja gastando muita energia, digite: #3370#
5- Conectar mouse, teclado ou controle de vídeo game ao celular
Pouca gente sabe, mas é possível conectar tanto mouse, quanto teclado ou controle de vídeo game ao aparelho celular.
Para isso, você apenas precisará de um cabo chamado OPG. O cabo tem um custo baixo, e pode transformar o seu celular em um verdadeiro computador.
6- Aumentar a duração da bateria
Se o seu celular é da marca Samsung, ou possui uma tela de Amoled, saiba que existe um truque bastante prático que prolonga o tempo de vida da sua bateria.
Para isso, basta você selecionar um fundo tela na cor preta. Como o tom é completamente escuro, o realce dos pixels será desativado, e o seu aparelho deixará de consumir uma porcentagem da sua bateria com isso.
Vale ressaltar que o efeito só ocorre com o fundo de cor preta. Outras cores escuras ainda exigirão algum consumo de bateria do seu celular.
7- Transformar texto em áudio
Se você nem sempre tem tempo de ler tudo aquilo que aparece no seu celular, saiba que os modelos Android, possuem uma opção quase desconhecida entre os seus usuários.
Essa função permite que tudo o que está em formato de texto, seja transformado em áudio pelo celular. Dessa forma, é possível acessar e escutar noticias, por exemplo, enquanto se está dirigindo ou fazendo outras atividades.
Para ativar essa função, vá em: Configurações > Acessibilidade, e ative a opção saída de texto para voz.
8- Localizar aparelho em mapa e se proteger em casos de roubo
Aparelhos Android assim como Iphone podem ser configurados para serem sempre localizados através de um satélite.
Em caso de perda ou roubo, o dono do aparelho pode ver na internet onde é que seu celular se encontra e ainda tomar algumas medidas de segurança.
A primeira delas é colocar o aparelho para emitir um alarme muito alto. Assim, se o celular ainda estiver nas imediações, será fácil localizá-lo.
A segunda medida que pode ser tomada, à distância, é bloquear o aparelho. E a última medida é limpar todo o conteúdo que existe no celular.
Para ativar essa função no seu Android, vá em: Configurações > Segurança > Administradores de dispositivos e selecione a opção de Gerenciador de Dispositivos.
Agora, se algo ocorrer com o seu aparelho, você deverá acessar esse site, para localizá-lo e tomar as medidas que achar necessárias..
9- Ativar modo convidado
Quem é que nunca passou pela situação desconfortável de ter que emprestar o celular para alguém, sem querer? Ou pior, emprestar o celular para alguém, mas ficar com medo dessa pessoa fuçar em algo que não deveria?
Existe uma função em seu celular que se chama, “Modo Convidado”. Ao ativá-la, você seleciona quais funções o celular estará liberado para executar, enquanto estiver emprestado ou nas mãos de outra pessoa.
Para ativá-la, deslize com os dois dedos a partir do topo da sua tela, e clique no ícone “Usuário”.
Depois disso o ícone “Adicionar Convidado” aparecerá, e você poderá escolher as funções que deseja liberar em seu celular.
10- Lupa na tela
Muitas pessoas que tem problemas de visão. E quem é que nunca passou pela situação de ter que ajudar alguém ou até mesmo ser a pessoa que não consegue enxergar direito o que está na tela? Afinal, nem sempre temos os nossos óculos por perto!
Porém, existe uma opção que permite que você dê zoom na tela toda vez que tocá-la. Para ativar essa função vá em: Configurações > Acessibilidade > Gestos de ampliação.
11- Dividir a tela
Para dividir a tela em celulares Android, é necessário tocar no botão de multitarefa (geralmente representado por um quadrado ou três linhas horizontais). Em seguida, selecionar a opção “Dividir tela” ou “Multi janela”.
Então, escolha os aplicativos que deseja exibir em cada metade da tela.
Já no iPhone, é possível dividir a tela apenas em modelos maiores, como o iPhone XS Max ou superior.
Para fazer isso, deslize para cima a partir da parte inferior da tela e toque e segure o ícone do aplicativo que deseja exibir em segundo plano.
Arraste-o para a metade da tela que deseja utilizar.
12- Fazer ligações pelo Wi-Fi
Para fazer ligações pelo Wi-Fi, é necessário ter um smartphone com essa função habilitada e configurada corretamente.
Em celulares Android, vá em “Configurações” > “Conexões” > “Wi-Fi” e ative a opção “Chamadas via Wi-Fi”.
Já em iPhones, vá em “Configurações” > “Telefone” e ative a opção “Chamadas Wi-Fi”.
Depois de configurado, você poderá fazer ligações normalmente, mas elas serão realizadas por meio da rede Wi-Fi, o que pode ser útil em locais com sinal de celular fraco.
13- Usar o celular como roteador
Para usar o celular como roteador, é necessário habilitar a função “Ponto de Acesso” ou “Hotspot” no smartphone.
Em celulares Android, vá em “Configurações” > “Conexões” > “Ponto de acesso e rede” > “Ponto de acesso Wi-Fi” e ative a opção.
Em iPhones, vá em “Configurações” > “Pessoal Hotspot” e ative a opção. Depois de configurado, basta conectar outros dispositivos ao ponto de acesso criado pelo celular para compartilhar a conexão de internet.
14- Compartilhar senha do Wi-Fi
Para compartilhar a senha do Wi-Fi com outros dispositivos, é possível fazer isso pelo próprio smartphone.
Em celulares Android, vá em “Configurações” > “Conexões” > “Wi-Fi” e selecione a rede à qual deseja conectar.
Em seguida, toque em “Compartilhar” e escolha o método de compartilhamento, como Bluetooth ou QR Code.
Já em iPhones, vá em “Configurações” > “Wi-Fi” e selecione a rede à qual deseja conectar. Em seguida, toque em “Compartilhar senha” e escolha o método de compartilhamento, como AirDrop ou mensagem.
15- Habilitar e agendar “Modo Foco”
Para habilitar e agendar o “Modo Foco” em celulares Android, vá em “Configurações” > “Bem-estar digital e controle parental” > “Modo Foco” e ative a opção.
Em seguida, escolha os aplicativos que deseja bloquear durante o período em que o modo estiver ativado.
Já em iPhones, vá em “Configurações” > “Tela e Brilho” > “Modo Foco” e ative a opção. Em seguida, escolha os aplicativos que deseja bloquear ou permitir durante o período em que o modo estiver ativado e programe o horário e os dias da semana em que o modo deve ser ativado automaticamente.
Assim, você poderá se concentrar melhor em suas atividades sem distrações desnecessárias.
16- Ajustar as notificações conforme as preferências
Para ajustar as notificações conforme as preferências em smartphones Android, vá em “Configurações” > “Apps e Notificações” e selecione o aplicativo para o qual deseja personalizar as notificações.
Em seguida, toque em “Notificações” e selecione o tipo de notificação que deseja configurar, como som, vibração ou luz de notificação.
Você também pode escolher a importância da notificação, definir horários em que elas devem ser silenciadas e até mesmo bloquear notificações de determinados aplicativos.
Já em iPhones, vá em “Configurações” > “Notificações” e selecione o aplicativo para o qual deseja personalizar as notificações.
Em seguida, escolha o estilo de notificação que deseja, como banners ou alertas, defina o som e a vibração e ative ou desative a opção “Mostrar na Tela Bloqueada”.
Você também pode escolher a importância da notificação e definir horários em que elas devem ser silenciadas ou desativadas.
17- Inserir mensagem na tela de bloqueio
Para inserir uma mensagem na tela de bloqueio em smartphones Android, vá em “Configurações” > “Segurança” > “Tela de bloqueio” e selecione “Mensagem na Tela de Bloqueio”.
Digite a mensagem que deseja exibir e salve as alterações.
Já em iPhones, vá em “Configurações” > “Touch ID e Código” ou “Face ID e Código” (dependendo do modelo) e digite o seu código de acesso.
Em seguida, selecione “Mostrar na Tela Bloqueada” e digite a mensagem que deseja exibir. Salve as alterações e a mensagem será exibida na tela de bloqueio.
18- Tocar atrás
A função “Tocar Atrás” permite retornar à tela anterior em smartphones Android e iPhones.
Em smartphones Android, geralmente é representado por uma seta apontando para a esquerda na parte inferior da tela. Basta tocar nesse botão para voltar à tela anterior.
Já em iPhones, a função “Tocar Atrás” é geralmente representada por uma seta na parte superior da tela, próxima ao título da página ou aplicativo.
Basta tocar nesse botão para voltar à tela anterior. Em modelos mais recentes, como o iPhone X ou posterior, basta fazer um gesto de deslizar a partir da borda inferior da tela para voltar à tela anterior.
19- Limitar o tempo de uso dos aplicativos
Limitar o tempo de uso dos aplicativos em smartphones Android é possível através da função “Bem-estar Digital”.
Para acessá-la, vá em “Configurações” > “Bem-estar Digital e Controles Parentais”. Em seguida, selecione “Bem-estar Digital” e escolha o aplicativo que deseja limitar o tempo de uso.
Toque no aplicativo e defina um limite diário de tempo. Quando o tempo limite for atingido, o aplicativo será bloqueado.
Em iPhones, a função “Tempo de Uso” permite limitar o tempo de uso dos aplicativos. Para acessá-la, vá em “Configurações” > “Tempo de Uso”.
Em seguida, selecione “Aplicativos e Sites” e escolha o aplicativo que deseja limitar o tempo de uso.
Defina um limite diário de tempo e toque em “Adicionar Limite”. Quando o tempo limite for atingido, o aplicativo será bloqueado.
Também é possível definir um tempo limite global para todos os aplicativos ou categorias de aplicativos.
20- Usar as configurações rápidas do Gboard
As configurações rápidas do Gboard permitem que você acesse funções úteis, como copiar e colar, diretamente do teclado em smartphones Android.
Para usá-las, abra o teclado Gboard em qualquer aplicativo e toque no ícone de configurações (representado por uma engrenagem) na barra de sugestões de palavras.
Em seguida, toque em “Configurações Rápidas” e escolha as funções que deseja adicionar.
As configurações rápidas serão exibidas na barra de sugestões de palavras, permitindo que você acesse rapidamente as funções escolhidas.
21- Manter o celular desbloqueado
Manter o celular desbloqueado pode ser útil em algumas situações, mas é importante lembrar que isso pode comprometer a segurança do dispositivo e dos dados armazenados nele.
Em smartphones Android, é possível manter o celular desbloqueado selecionando a opção “Nenhuma” em “Configurações” > “Segurança” > “Tipo de Bloqueio de Tela”. No entanto, é recomendável utilizar outras opções de segurança, como a senha, PIN ou reconhecimento facial para proteger o dispositivo.
Já em iPhones, a opção de manter o celular desbloqueado não está disponível.
É necessário escolher uma opção de bloqueio de tela, como o código de acesso ou o Face ID, para garantir a segurança do dispositivo. No entanto, é possível ajustar o tempo necessário para que o dispositivo seja bloqueado automaticamente após o uso, selecionando “Configurações” > “Tela e Brilho” > “Bloqueio Automático”.
22- Usar a barra de espaço como touchpad
Em smartphones Android e iPhones, a função “Barra de Espaço como Touchpad” permite usar a barra de espaço do teclado virtual como um touchpad para movimentar o cursor do texto.
Para usar essa função em smartphones Android, basta ativar a opção “Barra de Espaço como Touchpad” em “Configurações” > “Idioma e entrada” > “Teclado Virtual” > “Gboard”.
Quando a função estiver ativada, basta deslizar o dedo sobre a barra de espaço para movimentar o cursor.
Já em iPhones, a função “Barra de Espaço como Touchpad” está disponível no teclado virtual padrão.
Para usá-la, basta pressionar e segurar a barra de espaço até que as letras no teclado virtual desapareçam e a barra de espaço fique cinza.
Em seguida, deslize o dedo sobre a barra de espaço para movimentar o cursor.
23- Definir restrições de comunicação
Definir restrições de comunicação pode ser útil em situações em que se deseja limitar o acesso a determinados recursos do dispositivo.
Em smartphones Android, é possível definir restrições de comunicação através da função “Controles Parentais”. Para acessá-la, vá em “Configurações” > “Bem-estar Digital e Controles Parentais” > “Controles Parentais”.
Em seguida, ative a função e configure as restrições desejadas, como limitar o acesso a aplicativos de mensagens ou restringir chamadas para determinados contatos.
Já em iPhones, a função “Restrições” permite definir restrições de comunicação. Para acessá-la, vá em “Configurações” > “Tempo de Uso” > “Restrições de Conteúdo e Privacidade”.
Em seguida, ative a função e configure as restrições desejadas, como limitar o acesso a aplicativos de mensagens ou restringir chamadas para determinados contatos.
Além disso, é possível definir restrições para outras funções do dispositivo, como compras dentro de aplicativos e instalação de novos aplicativos.
24- Encriptar arquivos
A criptografia de arquivos é um método de proteção de dados que transforma informações legíveis em um formato ilegível e só pode ser decodificado com uma chave de descriptografia.
Em smartphones Android, é possível criptografar arquivos selecionando a opção “Criptografia de Dispositivo” em “Configurações” > “Segurança” > “Criptografia de Dispositivo”.
Isso criptografa todos os arquivos no dispositivo, incluindo aplicativos, dados de usuário e cartão de memória.
Já em iPhones, a criptografia de arquivos é automática e ativada por padrão.
Isso significa que todos os arquivos armazenados no dispositivo são criptografados de forma automática, incluindo fotos, vídeos e outros arquivos de usuário.
Além disso, a comunicação entre o dispositivo e serviços de terceiros também é criptografada. No entanto, é importante lembrar que a criptografia não é uma garantia absoluta de segurança, e outras medidas de proteção de dados devem ser tomadas, como o uso de senhas fortes e autenticação de dois fatores.
25- Configurar botão para captura de tela
Em smartphones Android, é possível configurar o botão de energia para capturar a tela do dispositivo.
Para isso, vá em “Configurações” > “Sistema” > “Gestos” > “Captura de Tela com Botão Liga/Desliga”.
Em seguida, ative a função e escolha se deseja capturar a tela com uma pressão longa ou curta no botão de energia.
Já em iPhones, a captura de tela é realizada pressionando o botão de energia e o botão “Home” ao mesmo tempo. No entanto, é possível configurar a opção “AssistiveTouch” para realizar a captura de tela através de um botão virtual na tela.
Para isso, vá em “Configurações” > “Geral” > “Acessibilidade” > “AssistiveTouch” e ative a função.
Em seguida, toque em “Personalizar Menu Principal” e adicione a opção “Captura de Tela”.
Agora, é possível capturar a tela do dispositivo tocando no botão virtual do AssistiveTouch.
26- Ativar o timer para parar música
Tanto em smartphones Android quanto em iPhones, é possível ativar um temporizador para parar a reprodução de músicas após um determinado período de tempo.
Isso pode ser útil para evitar que a música continue tocando depois que você já tenha adormecido, por exemplo.
No Android, abra o aplicativo de música que você está usando e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
Em seguida, selecione “Temporizador” e defina o tempo que você deseja que a música seja reproduzida antes de parar automaticamente.
Depois de definir o temporizador, basta iniciar a reprodução da música normalmente e ela será interrompida automaticamente quando o tempo definido acabar.
No iPhone, abra o aplicativo “Relógio” e selecione a opção “Temporizador”.
Em seguida, defina a quantidade de tempo que você deseja que a música seja reproduzida antes de parar automaticamente.
Depois de definir o temporizador, abra o aplicativo de música e inicie a reprodução normalmente.
Quando o temporizador acabar, a música pára automaticamente.
27- Usar “Resumo Agendado”
O recurso “Resumo Agendado” permite que você programe o seu dispositivo Android para que ele acorde automaticamente alguns minutos antes do seu próximo alarme, para que você possa ter uma visão rápida das informações importantes do seu dia, como as condições meteorológicas e as próximas atividades.
Para ativar o “Resumo Agendado” em um dispositivo Android, vá em “Configurações” > “Tela” > “Resumo Agendado”.
Em seguida, ative a função e selecione o período de tempo que você deseja que o dispositivo acorde antes do próximo alarme.
Você também pode escolher quais informações deseja que apareçam no resumo, como a previsão do tempo e as próximas reuniões.
Ao usar o “Resumo Agendado”, é importante lembrar que o dispositivo irá acordar automaticamente alguns minutos antes do seu próximo alarme, mesmo que você tenha definido o modo “Não Perturbe” ou o modo “Não Incomodar”.
Certifique-se de ajustar suas configurações de acordo com suas preferências de privacidade e de uso do dispositivo.
28- Usar seleção inteligente de texto
A seleção inteligente de texto é um recurso disponível em dispositivos móveis que ajuda a destacar e selecionar rapidamente trechos de texto específicos em um documento ou página da web.
Para usar a seleção inteligente de texto em um dispositivo Android, basta tocar e segurar em uma palavra ou frase até que ela seja destacada. Em seguida, use os pontos de acesso disponíveis na seleção para ajustá-la conforme necessário, como adicionar ou remover palavras adjacentes.
Já em um iPhone, toque e segure em uma palavra ou frase para destacá-la. Em seguida, use as alças disponíveis na seleção para expandi-la ou reduzi-la, ou toque em “Selecionar Tudo” para selecionar o texto completo. Você também pode tocar duas vezes em uma palavra para selecioná-la rapidamente.
Alguns aplicativos, como o Google Docs e o Microsoft Word, têm recursos adicionais de seleção inteligente de texto que permitem selecionar automaticamente palavras ou frases com formatação semelhante, ou fazer uma seleção de múltiplas linhas em um documento.
Verifique as configurações do aplicativo específico para obter mais informações sobre as opções disponíveis.
29- Duplicar aplicativos
A função de duplicar aplicativos permite que você tenha duas instâncias do mesmo aplicativo em seu dispositivo móvel, com diferentes contas ou configurações para cada uma. Isso pode ser útil, por exemplo, se você tiver uma conta de trabalho e uma conta pessoal em um aplicativo de mensagens.
Para duplicar aplicativos em um dispositivo Android, você pode baixar um aplicativo de clonagem de aplicativos na Google Play Store, como o “Parallel Space”.
Após a instalação, abra o aplicativo e siga as instruções para adicionar os aplicativos que você deseja duplicar.
Em seguida, basta abrir o aplicativo clonado para acessar uma segunda instância do aplicativo original.
Já em um iPhone, a função de duplicar aplicativos é o “App Clones”.
Nem todos os aplicativos são compatíveis com essa função, mas você pode verificar se um aplicativo é compatível pesquisando na App Store.
Para duplicar um aplicativo compatível, toque e segure no ícone do aplicativo até que ele comece a tremer.
Em seguida, arraste o ícone do aplicativo para o ícone “App Clones” e solte-o. Uma nova instância do aplicativo será criada.
É importante lembrar que a duplicação de aplicativos pode consumir mais recursos do seu dispositivo, como armazenamento e bateria, e que alguns aplicativos podem ter restrições ou políticas de privacidade que proíbem o uso de instâncias duplicadas.
30- Usar a Siri e a Assistente do Google para criar lembretes
Tanto a Siri quanto a Assistente do Google são assistentes virtuais que podem ajudar a criar lembretes em seu celular.
Para criar um lembrete usando a Siri em um iPhone, basta pressionar e segurar o botão de início ou dizer “E aí Siri” para ativar a assistente.
Em seguida, diga algo como “Crie um lembrete para comprar leite amanhã às 10h”. A Siri irá confirmar o lembrete e perguntar se você deseja salvar. Portanto, basta confirmar e o lembrete será criado.
Já para criar um lembrete usando a Assistente do Google em um dispositivo Android, basta abrir o aplicativo da Assistente e dizer “Criar um lembrete”.
Em seguida, diga o texto do lembrete e a data e hora que você deseja ser lembrado. A Assistente irá confirmar o lembrete e perguntar se você deseja salvar. Basta confirmar e o lembrete será criado.
Ambas as assistentes também permitem criar lembretes manualmente por meio de suas interfaces.
Basta abrir a Siri ou a Assistente e tocar no ícone de lembrete para criar um novo. Você pode digitar o texto do lembrete e, desse modo, definir a data e hora desejadas.
31- Acessar seus aplicativos de outros celulares
Acessar seus aplicativos em outros celulares geralmente requer que você faça login na sua conta de usuário em cada dispositivo.
Se você usa um iPhone, pode acessar seus aplicativos em outros dispositivos iOS usando o recurso “iCloud”.
Para fazer isso, certifique-se de que seus aplicativos estão sendo sincronizados com o iCloud.
Você pode verificar isso nas configurações do seu iPhone, em “iCloud” e “Apps usando iCloud”.
Em seguida, faça login com a mesma conta do iCloud em seus outros dispositivos iOS e certifique-se de que a sincronização do iCloud também está ativada nesses dispositivos.
Se tudo estiver configurado corretamente, você deverá ver seus aplicativos e dados sincronizados em todos os dispositivos.
Para acessar seus aplicativos em outros dispositivos Android, você pode fazer login na sua conta do Google em cada dispositivo. Isso permitirá que você acesse aplicativos que estejam conectados à sua conta do Google, como o Gmail e o Google Drive. Se você usa aplicativos que não estão conectados à sua conta do Google, você precisará fazer login na conta do usuário em cada dispositivo separadamente.
No geral, para acessar seus aplicativos em outros dispositivos, você precisa ter certeza de que seus dados estão sendo sincronizados ou fazer login na sua conta de usuário em cada dispositivo separadamente.
32- Fazer buscas usando o Spotlight
O Spotlight é um recurso de pesquisa integrado ao sistema operacional do iPhone e do iPad que permite encontrar rapidamente aplicativos, arquivos, contatos, e-mails e muito mais.
Para fazer uma busca usando o Spotlight, siga estas etapas:
Na tela inicial do seu dispositivo, deslize para baixo a partir do centro da tela. Isso abrirá a barra de pesquisa do Spotlight.
Digite o que você está procurando na barra de pesquisa. O Spotlight irá mostrar resultados relevantes com base no que você digitou.
Selecione um dos resultados para abrir o aplicativo ou arquivo correspondente.
Se quiser refinar sua busca, use os filtros que aparecem abaixo da barra de pesquisa. Você pode escolher entre várias categorias, como aplicativos, músicas e e-mails.
Se não encontrar o que está procurando, tente digitar palavras-chave diferentes ou mais específicas para refinar sua busca.
Você pode acessar o Spotlight a partir de qualquer tela do seu dispositivo, deslizando para baixo a partir do topo da tela e digitando na barra de pesquisa que aparece
33- Escanear e assinar documentos pelo “Notas”
Com o aplicativo “Notas” em dispositivos iOS, você pode escanear documentos e assiná-los usando o seu dedo ou uma caneta stylus. Aqui está como fazer isso:
Abra o aplicativo “Notas” e crie uma nova nota ou abra uma nota existente.
Toque no ícone “+” no canto inferior direito da tela e, então, selecione “Digitalizar Documentos”.
Coloque o documento que deseja escanear em uma superfície plana e alinhe-o com a câmera do seu dispositivo. Assim, o aplicativo irá detectar automaticamente as bordas do documento e capturá-lo.
Se desejar, você pode ajustar a área de digitalização arrastando as alças das bordas do documento.
Toque em “Manter Escaneamento” para digitalizar mais páginas ou em “Salvar” para finalizar a digitalização.
Para assinar o documento digitalizado, toque no ícone da caneta no canto inferior direito da tela.
Em seguida, toque em “Adicionar assinatura” e assine o documento com o seu dedo ou uma caneta stylus.
Quando terminar, toque em “Concluído” para salvar a nota com o documento digitalizado e assinado.
O aplicativo “Notas” também permite que você compartilhe a nota com outras pessoas por e-mail ou mensagem de texto.
Basta tocar no ícone “Compartilhar” na parte superior da tela e escolher o método de compartilhamento desejado.
- Leia mais: se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são os “7 truques para resolver a tela trincada do seu celular”.
Fontes: Techtudo, Meupositivo, Cultura Uol
4 comentários em “33 funções escondidas no seu celular que vale a pena conhecer”