Ciência & Tecnologia

11 mitos e verdades sobre a bateria do celular que você não sabia

No post de hoje vamos contar quais são as verdades e mentiras mais comuns sobre a bateria do celular. Leia e confira a seguir.

Um dos componentes básicos de qualquer celular são as baterias. Essenciais, são peças que dão energia e que permitem o funcionamento do aparelho. Apesar das informações descritas nos manuais dos smartphones e entre tantas outras explicações técnicas, existem muitos mitos sobre as baterias dos celulares.

Antes de conferir, a primeira e maior verdade é que cuidar bem delas é crucial para maximizar sua vida tanto quanto possível. Porque, embora sejam elementos fundamentais, também são um dos mais poluentes. Veja os mitos e verdades sobre a bateria do celular a seguir.

Mitos e verdades sobre a bateria do celular

1. Mito: é necessário descarregar a bateria a 0% antes de carregá-la

Isso pode até ser negativo. Até pouco tempo atrás, as baterias tinham um efeito memória, por isso os próprios fabricantes recomendavam que, principalmente no primeiro uso, o telefone fosse totalmente descarregado e recarregado a 100%.

Hoje não só não é necessário; pelo contrário, não é recomendado. É aconselhável nunca deixar abaixo de 20% se quiser que a bateria dure o máximo possível.

Continua após a publicidade

2. Verdade: carregadores universais queimam a bateria do celular

É verdade, pelo menos em partes. É preciso prestar atenção na corrente que o carregador do celular suporta. Se ela for maior que o necessário, a bateria do celular vai queimar.

No entanto, alguns aparelhos já têm um sistema de segurança que protegem a bateria, independente da corrente. Esses, claro, são raridade no mercado.

3. Verdade: não é bom deixar o celular ligado se a bateria já estiver carregada

Atualmente, os celulares costumam vir com um sistema inteligente de gerenciamento de bateria, por meio do qual, com base nas rotinas coletadas, consegue detectar quando o pico da bateria vai ser atingido e gerenciar a carga. Isso é especialmente útil para quem carrega à noite.

Porém, por mais eficiente que seja a carga, se o smartphone ficar muito tempo conectado à corrente pode aumentar sua temperatura e, com isso, degradar a bateria mais rapidamente.

Continua após a publicidade

4. Mito: carregadores portáteis colocam em risco a bateria do celular

A não ser, claro, que não seja um carregador portátil original. Se forem, eles só vão carregar o celular mais lentamente, por ter uma potência menor, mas não impactará a vida útil da bateria do celular.

5. Mito: você não pode usar o telefone enquanto ele está carregando

Esta questão geralmente surge por motivos de segurança. Além disso, a carga se torna mais lenta por motivos óbvios: a energia é consumida durante a recarga.

Um teste muito simples para ver isso é manter o celular carregando enquanto ele é usado como GPS. A bateria carregará bem mais devagar, inclusive, em alguns casos, é possível que haja um empate entre o que se consome e o que se obtém.

6. Verdade: recomenda-se fechar os aplicativos que ficam em segundo plano

Às vezes, mesmo usando o smartphone por pouco tempo, a bateria descarrega muito rápido. Uma das melhores dicas é reiniciá-lo a cada poucos dias para fechar os aplicativos que podem ter permanecido em segundo plano.

Continua após a publicidade

Você também pode descobrir o que está causando esse desgaste em Configurações/Bateria, onde é possível ver a porcentagem consumida por cada aplicativo.

7. Verdade: a bateria do celular carrega mais rápido no modo avião

Achou que fosse mentira, né? Mas é verdade. Especialistas garantem que, no modo avião, o celular corta a comunicação com a rede, por isso, deixa de desperdiçar bateria com algumas funções. Mas ainda não se sabe o quanto mais rápida a carga se torna ao carregar dessa forma.

8. Verdade: baterias atuais não viciam

Pode ficar mais calmo, porque essa é um grande verdade. Antes, se você não fizesse a carga completa, logo depois da bateria do celular descarregar por completo, sua bateria poderia mesmo ficar viciada. Agora, no entanto, isso não acontece mais devido aos materiais com os quais as baterias são feitas.

9. Verdade: a bateria carrega mais lentamente no computador

É verdade, mas não tem nada a ver com o computador em si, mas sim com os watts da sua porta USB, pois o tempo que um celular demora a carregar depende, fundamentalmente, da potência do carregador e, neste caso, as portas USB de um PC normalmente têm menos capacidade do que os plugues do carregador.

Continua após a publicidade

10. Mito: deixar o celular carregando a noite toda é ruim

Certamente você já ouviu mais de uma vez que deixar um telefone carregando por várias horas pode danificar a bateria, mas isso não é verdade. Os smartphones de hoje são “inteligentes” o suficiente para parar de carregar a bateria quando ela estiver em 100%, mesmo que ainda estejam conectados.

11. Verdade: com o tempo, a bateria retém menos carga

Por fim, essa é uma verdade, infelizmente. Segundo especialistas, baterias de celulares são como as de carros, pelo menos na forma como funcionam.

Assim, com o passar do tempo, a bateria não retém mais tanta carga, devido à vida útil dela. Hoje em dia, a bateria de um smartphone tem vida útil, em média, de 2 anos.

Fonte: Estadão, Techtudo, Canaltech, Porto Seguro, Mundo da Elétrica

Continua após a publicidade

Leia também:

Celular faz um avião cair? 8 mitos e verdades sobre viagem de avião

Como usar Whatsapp Web sem celular?

Como fazer luz negra usando um celular com lanterna

Continua após a publicidade

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular

Luz do celular: o que é a luz azul e como ela pode afetar seus olhos?

Como tirar fotos 3×4 no celular para documentos?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você