Já chegou a 39 o número de países que já aprovaram a vacinação de crianças menores de 12 anos contra o novo coronavírus. Sendo assim, a imunização é ou será o imunizante da Pfizer/BioNTech para jovens entre 5 e 11 anos.
Também incluem ao redor do mundo doses de vacinas como, por exemplo, a Coronavac ou Sinovac, Sinopharm e Soberana 02. A decisão, portanto, foi devido à próxima etapa de combate à pandemia da Covid-19.
De acordo com o patologista-chefe do Hospital da Criança do Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), James Versalovic, é preciso que os pais levem as crianças para vacinar com urgência para a eficácia do fim da pandemia. Caso contrário, elas podem gerar casos graves de Covid-19. Ademais, desenvolver complicações de saúde de curto e longo prazo por conta do novo coronavírus.
Eficácia da vacina e casos nos EUA
Já houve um registro de cerca de 1,8 milhão de casos de manifestação do vírus em crianças nos EUA. Ainda segundo os dados, 200 dessas vítimas quase morreram. Além disso, a maioria delas já possuía problemas de saúde crônicos.
De acordo com pesquisadores, a Anvisa e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são realmente seguras e eficazes para as crianças. Por isso, tem até 91% de chances de eliminar o vírus no corpo dos meninos e meninas. Ademais, não há efeitos colaterais.
Lista de alguns países que já aprovaram a vacinação em crianças
No total, 23 países já aprovaram a vacinação em crianças na Europa contra o novo coronavírus como, por exemplo:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Croácia
- Chipre
- Dinamarca
- Eslováquia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Malta
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Suécia
Em Portugal, todas as crianças receberão a imunização. Já na França, Finlândia, Reino Unido e Suécia somente as que possuem alto risco de contrair o vírus serão vacinadas. No entanto, isso pode mudar nas semanas seguintes.
Confira agora a lista de outros 16 países que também liberaram a vacinação para crianças como, por exemplo:
- Austrália
- Bahrein
- Brasil
- Chile
- China
- Cuba
- El Salvador
- Emirados Árabes Unidos
- Equador
- Estados Unidos da América (EUA)
- Israel
- Indonésia
- Filipinas
- Nova Zelândia
- Singapura
- Tailândia
As crianças entre 5 e 11 anos podem se vacinar no Brasil desde o dia 16 de dezembro com a aplicação da vacina da Pfizer. A primeira a adotar a imunização em crianças foi a China, em junho deste ano com o Coronavac para jovens com idade de 3 a 17 anos.
Leia também sobre o Covid que causou caos aéreo global após o cancelamento de 3 mil voos!