Saúde

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples

Muita gente aposta em remédios descongestionantes, mas existem várias técnicas de como desentupir o nariz rápido que não dependem deles

Por P.H Mota

Saber como desentupir o nariz rápido pode oferecer conforto quando eles estão congestionados ou inflamados. Nesses casos, o acúmulo de muco ou inflamação dos vasos sanguíneos dificulta a respiração e pode atrapalhar a rotina de várias maneiras.

De forma geral, os descongestionantes nasais vendidos nas farmácias, fazem um bom trabalho de desentupir o nariz. No entanto, eles só devem ser utilizados sob orientação médica, já que podem até piorar a congestão. Além disso, o uso excessivo pode causar dependência e gerar outras condições de saúde, afetando até mesmo o coração.

Sendo assim, a aposta em técnicas caseiras e menos invasivas pode ajudar quando o nariz está com dificuldades de respiração.

Como desentupir o nariz rápido

Lavar com solução salina

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Unifor

O lavador nasal é um item que ajuda a remover o excesso de muco, agilizando o processo de desentupir o nariz. Para melhor eficácia, a recomendação é usar uma solução salina morna, que ajuda a eliminar bactérias e o muco. Por conta do desconforto, entretanto, a prática pode não funcionar bem com crianças, que tendem a se incomodar mais com a técnica.

Inalar vapor de ervas

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Catraca Livre

A inalação de vapores de algumas ervas não oferece nenhum tipo de desconforto e pode ser aplicada em crianças. No entanto, já que envolve levar a mistura ao fogo, é importante envolver um adulto no processo. A inalação pode ser feita com vapor de eucalipto, chá de guaco ou chá de gengibre com limão, por exemplo. O calor do vapor ajuda a fluidificar as secreções e desentupir o nariz.

Inalar Vick VapoRub ou outros bálsamos

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Troquinha

A técnica de inalação também funciona bem com a utilização de bálsamos, como Vick VapoRub, por exemplo. Graças à presença de ingredientes como mentol, cânfora e óleo de eucalipto, o processo de desentupir o nariz é semelhante à da inalação com ervas naturais. Em casos de reações alérgicas ou permanência dos sintomas, entretanto, é importante consultar um médico.

Continua após a publicidade

Umidificar o ambiente

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
guia eletro

A umidificação do ambiente com bacias de água ou toalhas molhadas pela casa, bem como com a ajuda de umidificadores elétricos, promove hidratação das vias respiratórias. Dessa maneira, elas sofrem com menos irritação, o que gera mais conforto e ajuda a remover secreções e desentupir o nariz.

Beber muita água

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Fat Nutri

Assim como umidificar o ambiente ajuda a manter as secreções fluídas, manter o corpo hidratado também é eficaz. Sendo assim, beber de 2 a 3 litros de água por dia ajuda a desentupir o nariz de forma natural.

Consumir alimentos ricos em vitamina C

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
cosméticos

A vitamina C possui propriedades naturais que fortalecem o sistema imunológico, o que ajuda o corpo a se recuperar rapidamente de gripes e resfriados. Da mesma maneira, os efeitos ajudam a desentupir o nariz, quando esse é um dos fortes sintomas das condições. Os principais alimentos indicados são frutas cítricas, como abacaxi, laranja, limão e tangerina, por exemplo.

Tomar banho quente

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Spherical Hysterical

O processo é semelhante ao de inalar vapores de ervas, já que utiliza a água quente para hidratar as vias respiratórias. Em contato com o vapor, o muco fica mais fluindo e o processo de desentupir o nariz ocorre no corpo de maneira natural. Assim como o banho, a visita a saunas também pode oferecer o mesmo benefício.

Massagear as maçãs do rosto

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
fustany

A massagem das maçãs do rosto também pode ajudar a desentupir o nariz por meio do alívio de sintomas na região. A massagem por si só já é eficiente, mas a utilização de óleos essenciais pode agilizar o processo. Entre os mais indicados, estão de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por exemplo.

Fazer atividades físicas

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Pratique Fitness

Atividades físicas promovem o aumento da frequência cardíaca e aquecem o corpo, ou seja, também ajudam a expelir o muco de maneira natural. Com uma textura mais líquida, ele é eliminado pelo corpo com mais facilidade, ajudando a desentupir o nariz. No entanto, em casos de congestionamento por motivos de gripes ou resfriados muito fortes, é importante ter atenção para o excesso de esforço do corpo.

Continua após a publicidade

Fazer compressa com água quente

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
Bstle

O calor da compressa ajuda a dilatar as vias respiratórias e desentupir o nariz de forma natural. Basta cobrir as bochechas e parte do nariz, sem bloquear a respiração até a água ficar fria. Além disso, a compressa também pode ser feita com chá de hortelã ou outras ervas, como as citadas na recomendação de inalação por vapor.

Como desentupir o nariz rápido em bebês

Como desentupir o nariz rápido: técnicas caseiras simples
healthline

A sensibilidade dos bebês é diferente dos adultos, ou seja, os métodos sugeridos também são. Além disso, como eles não conseguem se livrar do muco sozinho, é importante usar algumas técnicas para promover o alívio nos pequenos.

O uso de soro fisiológico, por exemplo, é eficaz para lavar as narinas. No entanto, é importante utilizar um aspirador na sequência, para remover parte do soro e evitar algum sufocamento no bebê.

Da mesma maneira, fazer nebulização com o soro por 20 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia também ajuda a desentupir o nariz. No entanto, em bebês o processo nunca deve envolver óleos essenciais, já que o uso pode irritar as vias respiratórios. Dependendo do caso, os efeitos podem incluir até mesmo crises de bronquite, por exemplo.

Alterar a posição do bebê também pode ajudar a promover uma respiração melhor. Sendo assim, busque colocar um travesseiro alto por baixo do colchão, a fim de facilitar a respiração e facilitar o processo de desentupir o nariz de forma natural.

Fontes: Tua Saúde, Ativo Saúde, IG

Continua após a publicidade

HELMS, Steve; MILLERS, Alan. Natural Treatment of Chronic Rhinosinusitis: Review. Alternative Medicine Review. Vol.11. 202, 2006
QUATRIN, Priscilla M. et al. Antimicrobial and antibiofilm activities of nanoemulsions containing Eucalyptus globulus oil against Pseudomonas aeruginosa and Candida spp.. Microbial Pathogenesis. Vol.112. 230-242, 2017
AZULAY, Mônica M.; LACERDA, Carlos A. M. et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol.. 8. 3; 2003

Imagens: Unifor, Catraca Livre, Troquinha, guia eletro, Fast Nutri, cosméticos, Spherical Hysterical, fustany, Pratique Fitness, Bustle, healthline, UNO

Próxima página »

Escolhidas para você