Curiosidades

Cachorros sonham? Importância do sono para a saúde do pet

Durante o sono, os cachorros sonham, podendo até mesmo ter pesadelos. Quando seu pet se remexer enquanto dorme, quer dizer que está sonhando.

Ao dormir, os cachorros repõem as energias gastas durante o dia. Além disso, o sono ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, é muito importante essas horas de descanso para que pet fique saudável. Mas, você já se perguntou se os cachorros sonham? De acordo com especialistas, a resposta é sim. Da mesma forma que os seres humanos, os cachorros também possuem atividade cerebral enquanto dormem. O que explica os movimentos trêmulos que o animal faz durante o sono.

Em suma, os movimentos indicam que o metabolismo do animal está trabalhando, o que reflete no sistema nervoso. Ademais, um estudo foi realizado em 2001 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Onde foi comprovado que os cachorros possuem a capacidade de entrar em sono REM. E com atividade cerebral bem intensa. Além disso, outros estudos foram realizados, confirmando que os cachorros sonham.

Sendo que, os de pequeno porte tendem a sonhar mais do que os de grande porte. Da mesma forma, cães mais velhos costumam sonhar mais do que os mais novos. Além disso, é comum alguns cães se contraírem e até latir enquanto sonham. Assim como é comum sonharmos com elementos do cotidiano, os cachorros sonham que estão correndo, pulando ou brincando. Enfim, as pesquisas sobre sonhos de animais ajudam a entender problemas humanos complexos. Como a insônia e até mesmo o Alzheimer.

Os cachorros sonham?

Meu Cão Velhinho

De acordo com os estudos realizados, os humanos, ratos, cachorros, gatos e algumas aves possuem similaridades na estrutura cerebral. Assim como nos padrões de atividade do cérebro, seja dormindo ou acordados. Dessa forma, ficou comprovado que os cachorros sonham sim e, também reprisam eventos vividos por ele durante o dia. Além de processar o que foi aprendido.

Continua após a publicidade

Em suma, as porções análogas da arquitetura cerebral são responsáveis por produzirem imagens e criar memórias. E parecem ser similares entre a maioria das espécies de mamíferos. Assim como a ponte do tronco cerebral, responsável por restringir os movimentos físicos durante o sono. Portanto, quando o animalzinho começa a mexer as patinhas e ficar se remexendo enquanto dorme é sinal de que ele está sonhando.

Ademais, os sonhos do pet começam a partir dos 20 minutos de sono. Todavia, os sonhos podem variar quanto à duração e a quantidade. O que vai depender do porte do cão e sua idade. Por exemplo, cachorros pequenos tendem a ter sonhos menores, porém mais frequentes. Já os cachorros grandes costumam ter sonhos maiores, mas com menos frequência. Em todo o caso, para chegar a essas conclusões, os especialistas realizaram um exame chamado eletroencefalograma. Que analisa as atividades cerebrais durante o sono.

Estágios do sono

Manual Pet

Os cachorros possuem três estágios de sono:

  • NREM: movimento não-rápido dos olhos
  • REM: movimento rápido dos olhos
  • SWS: sono de onda lenta. Nesse estágio o cão respira profundamente

Dessa forma, é no estágio REM que seres humanos e cachorros costumam ter contrações musculares. Ou seja, nesse estágio do sono o cão começa a mexer a pata ou latir involuntariamente. Isso acontece devido à associação entre as atividades diárias, processamento das informações e as lembranças adquiridas.

Continua após a publicidade

Portanto, enquanto os cachorros sonham, eles podem reviver os acontecimentos do dia. Por exemplo, uma perseguição ao gato, uma corrida, um passeio ou até mesmo uma brincadeira com seu tutor.

Cachorros sonham: cuidados

Cachorro de Raça

É importante saber como dormir é fundamental para que os cachorros consigam repor suas energias. Além disso, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Portanto, quando os cachorros sonham não devem ser acordados bruscamente. Pois, como não sabemos com o que estão sonhando, pode ser perigoso acordá-lo sacudindo-o ou gritando seu nome. Pois, o animal pode atacar por reflexo, principalmente se ele ainda estiver sonolento ou se sentir ameaçado.

Dessa forma, se o animal estiver muito agitado durante o sono, provavelmente seu sonho esteja intenso demais. O que pode indicar que ele esteja tendo um pesadelo. Nesse caso, para acordá-lo o ideal é chamá-lo gentilmente, mas, sem tocá-lo e, principalmente, não grite. Então, quando ele acordar espere um pouco, só depois faça carinho nele.

Contudo, caso esses episódios se tornem mais frequentes e violentos, é importante procurar ajuda. Portanto, o animal deve ser levado até um médico veterinário, para que ele ajude o animal a se acalmar no dia a dia.

Continua após a publicidade

Então, você sabia que cachorros sonham? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Raças de cachorros peludos – 18 mais populares e fofas.

Fontes: Patas de Casa, Petz, Mega Curioso, Pet Elegante, Hurb

Imagens: Amo Vira Lata, Meu Cão Velhinho, Manual Pet, Cachorro de Raça

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você