MENU
Pecados capitais – Quais são os sete e quantos deles você já cometeu?
O que são os sete pecados capitais? Quais são todos eles? Quando eles surgiram? Fizemos uma pequena ficha sobre essa antiga máxima humana.

Podemos até não falar muito sobre eles, porém, estão sempre a espreita na nossa cultura e na nossa vida. Afinal, estamos falando sobre os sete pecados capitais.
Em suma, eles são tão velhos quanto o cristianismo. Aliás, sempre foram foco de atenção. Sua história, sobretudo, anda junto com a religião católica.
Mas, antes de irmos mais fundos, você consegue se lembrar de cabeça quais são os sete pecados capitais?.
Quais são os 7 pecados capitais?
- gula
- luxúria
- avareza
- ira
- soberba
- preguiça
- inveja.
Definição dos sete pecados capitais
A propósito, os sete pecados mencionados ganharam o “capital” no nome por serem os principais. Ou seja, aqueles que podem despertar todos os outros tipos de pecado. Veja a definição de cada um.
Gula
A gula, em suma, é um desejo insaciável, muito mais do que aquilo que é necessário. Este pecado também está relacionado ao egoísmo humano, como, por exemplo, querer sempre mais e mais. A propósito, ele seria controlado pelo uso da virtude da temperança.
Avareza
Este significa o apego excessivo por bens materiais e por dinheiro, por exemplo. Ou seja, quando se prioriza o material, deixando todo o resto em segundo plano. O pecado da avareza, aliás, conduz à idolatria. Ou seja, o ato de tratar algo, que não é Deus, como se fosse Deus.
Luxúria
A luxúria, portanto, é o desejo passional e egoísta por prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Ira
A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio e rancor. Sobretudo, pode gerar sentimento de vingança. A ira, portanto, desperta o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira. Inclusive, ela não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que o sente.
Inveja
Uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.
Preguiça
É caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.
Vaidade
A vaidade é associada à orgulho excessivo, arrogância e vaidade. Ela constantemente é considerada a mais perigosa de todas, por se manifestar aos poucos, sem parecer almo que possa realmente fazer mal.
Origem
Os sete pecados capitais, portanto, nasceram com o cristianismo. Eles são considerados aqueles males maiores de um homem, que podem despertar vários problemas. Apesar disso, eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta.
A lista se tornou realmente oficial dentro da Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo são Tomás de Aquino. O santo explica o que os sete pecados têm que os outros não têm, falando sobre o fato de serem capitais, por isso, os piores.
Para contrapor os pecados, e analisar uma forma de lidar com eles, foram criados as sete virtudes, que são:
- humildade
- disciplina
- caridade
- castidade
- paciência
- generosidade
- temperança
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tubarão de 400 anos é o animal mais velho do mundo
Fonte: Super Católico Orante
Imagem: Klerida Sobre a Vida Medium