8 formas de driblar o limite de dados da internet no dia-a-dia

Anda preocupado com essa história do limite de dados da internet? Se esse assunto estão tirando seu sono, nossa dica é para que você tente entender melhor sobre o assunto e descubra se essa limitação vai afetar você.

Agora, se você já caiu na real e percebeu que não adianta nada ficar chorando ou reclamando pelos cantos, temos algumas dicas para você conviver com o limite de dados da internet. Como você vai perceber, com pensamento estratégico e um pouco de criatividade, é possível driblar esse pesadelo.

Claro que você também vai precisar fazer algumas adaptações. A maior parte delas vai dar um pouco de chateação, já que contrariam alguns velhos hábitos que todos nós temos com relação ao uso da internet. No entanto, a tendência é de que você acabe “pegando o ritmo”.

A pior das notícias com relação ao limite de dados da internet, entretanto, é com relação ao streaming. Com a velocidade da conexão ameaçada, serviços como o Netflix vão ter que ser controlados ao máximo.

Triste, não? Mas as mudanças e adaptações não param por aí. Na lista, você vai ver tudo o que vai precisar enfrentar para não ser lesado pela internet limitada.

Confira 8 formas de driblar o limite de dados da internet no dia-a-dia:

1. Mudança completa

2

A única forma de conseguir se livrar, completamente, do limite de dados da internet, pelo menos por enquanto, é mudando sua internet para os planos com fibra óptica. Com exceção da Vivo, eles não serão afetados pela limitação. E, embora esse tipo de conexão seja mais caro, ele proporciona uma internet muito mais estável e tem um boa velocidade de transferência de dados.

Há também a possibilidade de você adotar a internet à rádio. No entanto, como esse tipo de conexão não é muito usado no Brasil, pode ter preços mais salgados. Além disso, em dias chuvosos, a velocidade pode ficar prejudicada.

2. Aparelhos agregados

4

Celulares, tablets, vídeos games, a televisão e outros eletrônicos também podem prejudicar bastante o consumo dos dados de sua internet. A melhor solução é se manter offline sempre que possível.

3. Atualizações de aplicativos

7

Claro que você não vai parar de atualizar seus aplicativos e os sistemas operacionais de forma geral. O ideal é programar essas atualizações, para que ocorram de forma coordenada e não se iniciem sozinhas.

Da mesma forma desse ser feito com os games online. Basta reprogramar o download das atualizações, especialmente os que não são tão utilizados assim.

4. “Caroneiros” de internet

5

Se sua internet é Wi-Fi, como a da maioria das pessoas, o melhor mesmo é reforçar suas senhas e evitar qualquer coisa parecida com essas combinações aqui. Isso porque, com o limite de dados da internet, você não vai querer ficar com a conexão lenta por causa do ladrão do seu vizinho, não é mesmo? Aliás, se aproveitar da internet do coleguinha, sem permissão, é crime, como você já viu aqui.

Também vale lembrar que compartilhar a senha do Wi-Fi não será uma das melhores ideias de sua vida.

5. Streaming moderado

1

Sabe o Netflix e outros tipos de transmissões via internet? Pois é, você vai precisar pisar no freio com relação a esse tipo de entretenimento com o limite de dados da internet. Inclusive, esses são um dos principais vilões do consumo de dados de sua conexão. Então, suas séries prediletas vão ter que ser “devoradas” de forma moderada.

6. Vídeos com qualidade baixa

6

Como usar o YouTube com o limite de dados da internet? O melhor mesmo é apelar para o modo antigo do YouTube, com a qualidade mais baixa dos vídeos.

7. Controle de consumo

8

Você também pode controlar o limite de dados da internet por meio de programas que permitem medir e acompanhar o consumo de sua conexão. Conforme o site Olhar Digital, NetWorx, Glasswire e o NetLimiter são boas opções.

8. Desconectar

3

E, por fim, a medida mais eficiente, mas que pode deixar muita gente indignada: quando não estiver usando a internet, desconecte! Isso vai evitar que você desperdice seus dados e que os oportunistas roubem sua internet.

E, por falar em internet, essas outras dicas podem lhe interessar também: 4 segredos para melhorar o sinal Wi-Fi na casa inteira.

Fonte: Olhar Digital