Potencialmente fatal, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente ataca os pulmões e causa a tosse sanguinolenta característica. Com efeito, em pacientes que sofrem de um estágio avançado da doença, é possível ver os efeitos em um raio-X do pulmão.
É uma doença bacteriana transmissível que causa inflamação grave do nariz, garganta e traqueia. É causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae. As bactérias produzem toxinas que fazem com que uma membrana anormal cresça na garganta.
A cólera causa diarreia intensa que, se não tratada, pode matar em poucas horas. As pessoas contraem a doença comendo ou bebendo substâncias contendo a bactéria Vibrio cholerae.
A meningite refere-se à inflamação das meninges, ou membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Esta doença infecciosa pode ser causada por uma série de patógenos, incluindo fungos, vírus e bactérias.
A coqueluche é uma infecção bacteriana do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis. Assim como o próprio nome sugere, o sintoma revelador da coqueluche é a tosse intensa.A coqueluche é particularmente perigosa para os bebês.
A mesma vacina que protege contra a coqueluche (Tdap) também pode protegê-lo do tétano, infecção causada pela bactéria Clostridium tetani. Uma vez no corpo, C. tetani produz uma toxina que causa contrações musculares dolorosas.
Causada por uma bactéria que vive nas pulgas, a peste dizimou sociedades, incluindo a Europa do século XIV durante a Peste Negra, quando eliminou cerca de um terço da população.