Certamente, o gigante e temível Tiranossauro Rex é o dinossauro mais famoso de todos os tempos, todavia tem sido alvo de piadas por causa dos seus braços minúsculos e aparentemente inúteis. Mas, afinal, por que os tiranossauros tinham braços curtos?
Para o Dr. Steven Stanley, da Universidade do Havaí: “Seus membros anteriores curtos e fortes e garras grandes permitiriam que o T. rex , montado nas costas de uma vítima ou segurando-a com suas mandíbulas, infligisse quatro cortes por metro, em poucos segundos”
Ele acrescentou em seu estudo que a fera certamente fez uso das garras de dez centímetros de comprimento para infligir feridas profundas em sua presa, o que poderia ter sido repetido “várias vezes em rápida sucessão”.
Outro estudo publicado na Acta Palaeontologia Polonica, Kevin Padian, curador do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, teoriza que os braços do T-Rex evoluíram para serem curtos para reduzir as chances de desmembramento acidental durante a alimentação frenética.
Embora muitas vezes se suponha que esses animais caçavam sozinhos, evidências mais recentes indicam que muitos deles podem realmente ter caçado em bandos. Dito isto, quando se trata da hora da alimentação, as mandíbulas enormes e os dentes afiados do animal podem causar danos bastante sérios a qualquer coisa que esteja em seu caminho.
Portanto, Padian sugere em seu relatório que “durante a alimentação em grupo de carcaças, a redução de membros foi selecionada para manter os membros anteriores fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores da mesma espécie, evitando lesões, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.