Curiosidades

Como Abrir uma Lata Sem um Abridor

Abrir lata sem um abridor é possível, mas leva tempo e esforço. Veja algumas técnicas que funcionam, mas tenha cuidado antes de executá-las!

Abrir alimentos enlatados sem abridor de latas não é novidade, pois seu importante “parceiro”, o abridor de latas, não foi inventado até 50 anos depois que alguém inventou o humilde cilindro de lata como forma de conservar e armazenar alimentos.

Então, se você se deparar com latas para abrir sem um abridor conveniente, seja criativo usando esses métodos impressionantes que ensinamos abaixo.

6 formas de abrir uma lata sem abridor

1. Usando uma colher de metal

Sim, você leu direito! Esse truque para abrir lata sem abridor usando uma colher, é fácil e nunca falhará com você – contanto que você não esteja com pressa.

Como fazer?

Esfregue com força o fundo da colher repetidamente através da borda curvada da lata – onde você normalmente perfuraria usando um abridor de latas. Continue esfregando até conseguir fazer um buraco grande o suficiente para pressionar a colher e empurre a tampa para cima até que ela se abra.

Continua após a publicidade

2. Usando uma faca grande

Se você quiser entrar na lata um pouco mais rápido, você sempre pode usar sua faca profissional. Mas não deve ser qualquer outra faca; deve ser grande o suficiente como uma faca de chef.

Como fazer?

Primeiro, você precisa colocar a lata em uma área altamente durável que não vai escorregar ou balançar. Em seguida, comece a perfurar a borda da lata usando a ponta pontiaguda da faca. Continue fazendo isso até que a tampa finalmente saia.

3. Usando qualquer objeto pontiagudo

Uma tesoura grande ou qualquer objeto pontiagudo também pode ser útil nessa situação. Mas considere-se avisado; este método poderia arruinar sua ferramenta.

Como fazer?

De qualquer forma, você pode começar a perfurar a lata com toda a força em torno de suas áreas mais fracas. Continue fazendo isso até ter a abertura necessária para retirar o que está dentro – sem usar as mãos. Claro, tenha muito cuidado ao realizar esses métodos dessa lista!

Continua após a publicidade

4. Usando uma superfície áspera

Bem, você pode querer manter esse método em mente caso você se encontre sem nenhuma ferramenta para usar.

Como fazer?

Procure uma superfície áspera como uma pedra enorme ou um bloco de concreto e comece a lixar a borda superior da lata até que o selo se quebre. Use um pano limpo para remover quaisquer aparas de metal deixadas.

5. Usando um alicate

Alicates de bico chato e não de bico comprido funcionam melhor com esse método.

Como fazer?

Para abrir uma lata sem abridor, com um alicate é simples! Coloque a lata em uma superfície plana e resistente. Não o segure na mão “livre” nem o coloque no colo ou entre as pernas.

Continua após a publicidade

Enquanto segura o alicate com uma mão, use-o para perfurar uma parte da borda da lata; com cuidado, mas vigorosamente. Então, continue a cravar e amassar toda a borda da lata; isso enfraquecerá a fixação da tampa na lata. Depois de cravar toda a tampa, retire-a com cuidado.

6. Usando as próprias mãos

Este é o método mais confuso e possivelmente mais arriscado de abrir uma lata. Contudo, observe que isso é melhor usado em latas maiores que possuem ranhuras ou “nervuras” ao redor de sua circunferência. Faça isso apenas como um último recurso absoluto.

Como fazer?

Qualquer que seja a lata que você esteja prestes a abrir com as próprias mãos, remova quaisquer etiquetas para acessar as ranhuras.

Segure a lata com uma mão em cada extremidade e empurre os dedos nas ranhuras próximas ao meio do lado voltado para cima. Se suas mãos não forem fortes ou grandes o suficiente para fazer isso, coloque a lata no chão e empurre contra as ranhuras com o “calcanhar” da mão.

Continua após a publicidade

Depois de fazer um amassado em um lado, gire a lata 180 graus e empurre os dedos nas ranhuras novamente.

Posteriormente, faça os amassados ​​em ambos os lados da lata ainda mais profundos. Continue apertando os dois lados da lata, aplicando um número igual de apertos para aprofundar os amassados ​​em ambos os lados uniformemente.

Entrelace os dedos enquanto aperta para facilitar. Continue fazendo isso até que a lata desenvolva uma forma de “ampulheta”.

Então, quando a lata não puder mais ser amassado, segure cada extremidade da lata com firmeza e prossiga para separá-la lentamente. Você pode dobrar a lata em sua direção para “abri-la” a partir do centro.

Continua após a publicidade

Com cuidado, coloque o conteúdo em um recipiente separado e peneire quaisquer fragmentos de metal que possam ter se misturado com a comida.

ATENÇÃO!!!

Por fim, lembre-se de que abrir latas ou garrafas sem abridor, pode ser bastante arriscado. Mesmo se você estiver usando as ferramentas adequadas, as bordas da tampa são perigosamente afiadas e podem causar cortes profundos rapidamente. Certifique-se de tomar precauções ao tentar reproduzir essas dicas em casa.

Fonte: Wikihow

Então, gostou de aprender como abrir latas sem abridor? Pois, leia também: Abrir fechadura com grampos ou clips de papel é possível?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você