Curiosidades

6 formas de abrir uma lata sem abridor

Às vezes, precisamos abrir lata, mas estamos sem abridor por perto. Por isso, é necessário aprender formas alternativas. Veja algumas aqui!

Abrir lata sem abridor é um pequeno desafio que temos que passar eventualmente, né? Mas, quando isso acontece, nem tudo está perdido, pois não é muito difícil encontrarmos alternativas para cumprir essa função. Sobretudo, porque o metal da tampa das latas, geralmente, não são muito resistentes, assim, a ausência do abridor pode ser contornada facilmente.

Para essa empreitada, é possível usar alguns objetos bem comuns do nosso dia a dia, por exemplo, colheres, facas e, até mesmo, as nossas próprias mãos. Ou seja, a falta do abridor não é um grande prejuízo. No entanto, é imprescindível ter bastante cuidado ao executar essas técnicas, pois elas podem ser perigosas e provocar ferimentos.

E aí, quer aprender os métodos alternativos para abrir uma lata sem abridor? Então, acompanhe nosso texto!

Como abrir uma lata sem abridor de latas?

1. Abrir latas sem abridor com uma colher de metal

Imagem: YouTube/Dave Hax

Já iniciamos com um método muito fácil e acessível que é usar a colher como instrumento. O único porém dessa técnica é que pode levar um tempinho até concluir a abertura. Mas, se você não estiver com pressa, é uma boa alternativa.

Continua após a publicidade

Como fazer?

  1. Esfregue o fundo da colher na borda curvada da lata com força.
  2. Continue fazendo o movimento até que consiga fazer um buraco.
  3. Então, quando o buraco estiver com o tamanho suficiente para a pressionar a colher, basta empurrar a tampa para cima.

2. Usando uma faca grande

Uma outra opção, inclusive mais rápida, é de usar uma faca grande. Mas não pode ser qualquer faca, deve ser grande o suficiente como uma faca de chef.

Como fazer?

  1. Coloque a lata em um local firme, que não escorregue nem balance.
  2. Em seguida, comece a perfurar a borda da lata a ser aberta com a ponta da faca.
  3. Continue esse processo até conseguir passar por toda a circunferência da borda e, então, tirar a tampa.

3. Abrir latas sem abridor com qualquer objeto pontiagudo

6 formas de abrir uma lata sem abridor

Além da faca, outros objetos pontiagudos também podem ser utilizados para essa função. No entanto, saiba que esse método pode destruir sua ferramenta. Daí, é com você saber se vale ou não a pena!

Continua após a publicidade

Como fazer?

  1. Coloque a lata sobre um lugar estável.
  2. Então, comece a perfurar a lata, em sua áreas mais frágeis, com força.
  3. Continue o processo até que você consiga retirar o que está dentro da lata.

4. Usando uma superfície áspera

Who said you need a can opener to open a can? Life hack reporter Jonathan Forani tries a few other methods for when that reliable kitchen gadget isn't so reliable. How effective are chef knives, hand files and spoons?

Esse método vai salvar as pessoas que estiverem sem nenhum dos outros objetos listados por perto, por isso, na falta deles, não precisa se desesperar, porque vai dar certo!

Como fazer?

  1. Procure uma pedra ou pedaço de concreto que seja áspero na superfície.
  2. Em seguida, vire a lata de cabeça para baixo.
  3. Então, friccione a lata na superfície áspera até que os objetos fiquem úmidos.
  4. Por fim, quando a tampa da lata estiver fraca, é só usar um estilete ou algum objeto limpo e firme para puxar para cima.

5. Abrir latas sem abridor usando um alicate

Para essa técnica, será necessário um alicate de bico chato e não de bico comprido, a fim de funcionar melhor.

Continua após a publicidade

Como fazer?

  1. Coloque a lata em uma superfície plana e resistente.
  2. Depois disso, use o alicate para amassar toda a borda da lata e enfraquecer a fixação da tampa.
  3. Então, é só retirar a tampa com cuidado para não se cortar.

6. Usando as próprias mãos

Este é o método mais confuso e possivelmente mais arriscado de abrir uma lata. Contudo, observe que isso é melhor usado em latas maiores que possuem ranhuras ou “nervuras” ao redor de sua circunferência. Faça isso apenas como um último recurso absoluto.

Como fazer?

1. Primeiramente, qualquer que seja a lata que você esteja prestes a abrir com as próprias mãos, é necessário que remova quaisquer etiquetas das laterais para acessar as ranhuras.

2. Em seguida, segure a lata com uma mão em cada extremidade e empurre os dedos nas ranhuras da “parede” próximas ao meio. Se suas mãos não forem fortes ou grandes o suficiente para fazer isso, coloque a lata no chão e empurre as ranhuras da lateral com o “calcanhar” da mão.

Continua após a publicidade

3. Depois de fazer um amassado em um lado, gire a lata 180 graus e faça o mesmo processo.

4. Posteriormente, faça os amassados ​​em ambos os lados da lata ainda mais profundos. Continue apertando os dois lados da lata, aplicando um número igual de apertos para aprofundar os amassados ​​em ambos os lados uniformemente. Entrelace os dedos enquanto aperta para facilitar. Continue fazendo isso até que a lata desenvolva uma forma de “ampulheta”.

5. Então, quando a lata não puder mais ser amassada, segure cada extremidade com firmeza e prossiga para separá-la lentamente. Você pode dobrar a lata em sua direção para “abri-la” a partir do centro.

6. Com cuidado, coloque o conteúdo em um recipiente separado e peneire quaisquer fragmentos de metal que possam ter se misturado com a comida.

Continua após a publicidade

ATENÇÃO!!!

Por fim, lembre-se de que abrir latas ou garrafas sem abridor pode ser bastante arriscado. Mesmo se você estiver usando as ferramentas adequadas, as bordas da tampa são perigosamente afiadas e podem causar cortes profundos rapidamente. Certifique-se de tomar precauções ao tentar reproduzir essas dicas em casa.

Leia também:

Fonte: Wikihow

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você