Mundo Animal

Animais gigantes – 10 espécies bem grandes encontradas na natureza

Os animais gigantes nos encantam e também nos amedrontam por conta da sua majestade, porém muitos deles estão ameaçados de extinção.

O reino animal é extremamente curioso e apresenta a mais diferentes espécies de amimais. Desde mamíferos, a aves, peixes bem como crustáceos e répteis. Principalmente os animais gigantes, que nos encantam e também podem nos amedrontar.

Mas quando falamos e animais gigantes não nos referimos a apenas elefantes ou baleias, mas sim os que são relativamente grandes em relação ao resto da sua espécie. Assim como não quer dizer que eles são fáceis de serem vistos por conta do seu tamanho, pelo contrário, muitos dele são discretos.

Desta forma a maioria desses animais gigantes possuem um comportamento tímido assim como sabem se camuflar muito bem. Diante disso esses seres são bem misteriosos e curiosos, até mesmo para os cientista. E para você poder conhecer melhor esses bichos separarmos uma lista com 10 dos animais gigantes que podemos encontrar na natureza.

10 animais gigantes e curiosos que podemos encontrar na natureza

Tatu Canastra

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Pinterest

O Tatu Canastra – Priodontes maximus – tem o tamanho de um porco e garras que podem medir até 20 centímetros. Seu corpo é coberto por escamas bem como pode alcançar por volta de 1,5 metros de comprimentos e pesar até 50 kg. Portanto essa espécie de tatu é considerada a maior do planeta, possuindo, assim, o dobro do tamanhos dos tatus normais.

Porém, mesmo sendo um animal gigante a espécie possui uma alta habilidade de se esconder. Desta forma os cientistas precisaram instalar câmeras para conseguir estudá-los. Contudo o seu tamanho também o atrapalha na hora de se enrolar em forma de bola, para então se proteger.

Como resultado eles cavam tocas subterrâneas com suas incríveis garras e assim só saem durante a noite, quando o ambiente é mais seguro para eles. Além disso a espécie também é considerada uma das mais vulneráveis por conta da caça e destruição do seu meio ambiente.

Lula-gigante

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Incrível

A lula-gigante – Architeuthis – é um dos animais gigantes mais temidos e desgraveis. Seus olhos são muito grandes e sua boca é capaz de destruir prezas em poucos segundos. Assim como seu nome é devido ao seu tamanho gigantesco, que pode chegar até 5 metros, fora os tentáculos, pois com eles o seu tamanho final é de cerca de 13 metros.

Portanto muitas são as lendas e histórias sobre ataques a navios, contudo nada nunca foi registrado. Além de que elas vivem nas profundezas do oceano, a cerca de mil metros da superfície. Ou seja, raramente são vistas ou sobem para a superfície. Bem como, quando isso ocorre, normalmente elas estão feridas ou morrendo.

Ariranha

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
UFRGS

A ariranha – Pteronura brasiliensis – é um dos animais gigantes existentes na América do Sul. O animal possui o dobro do tamanho da maior espécie da sua família e assim pode chegar a 2 metros de comprimento. Contudo a ariranha é uma das espécies de mamíferos ameaçadas de extinção devido a destruição do seu habitat.

O couro da ariranha também já foi bastante utilizado, porém em 15 o seu comércio foi proibido. Ela também é um animal que pode ser visto com facilidade, pois vive em lugares abertos em grandes grupos familiares. Bem como é bastante dócil, o que facilita muito a sua caça. Porém são bastante fortes contra predadores naturais como jacarés e onças-pintadas.

Aranha-caçadora-gigante

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Cultura Mix

O seu nome já diz tudo, a aranha-caçadora-gigante – Heteropoda maxima – pode chegar até 30 centímetros, se medida com as suas pernas. Contudo você raramente irá ver uma dessas na sua casa, a não ser que você viva em Laos, um pequeno país do sudeste asiático. E mesmo em seu habitat natural ainda é muito difícil encontra-las.

A aranha também se alimenta apenas de insetos, portanto não apresenta nenhum risco a humanidade. Porém a espécie virou notícia quando foi descoberta em 2001. Isso acabou gerando muita empolgação para quem gostava de animais de estimação exóticos, pratica muita das vezes ilegal. Desta forma muitas delas não conseguiam chegar a faze adulta por serem retiradas do seu habitat natural.

Peixe-remo

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Metro Jornal

O peixe-remo – Regalecus glesne – possui uma forma muito peculiar, semelhante a serpentes marinhas e podem chegar a 17 metros de comprimento. Portanto ele é considerado o maior peixe ósseo do mundo. O seu corpo é achatado com longas nadadeiras pélvicas que se assemelham a remos assim como apresenta crista vermelha.

Por conta disso ele se locomove pela água com ondulações. Porém você raramente conseguirá avistar um peixe-remo, pois ele vive nas profundezas do oceano juntamente com outros animais gigantes. Isso faz com que a espécie seja uma das criaturas mais misteriosas do mundo.

Diante disso, eles só aparecem na superfície quando estão mortos ou feridos. Por isso, nos últimos anos apenas submarinos, sem tripulação, conseguiram filmar o animal, já que eles vivem em regiões muito profundas. Ou seja, seres humanos não conseguiriam suportar a pressão existente nesses locais.

Rã-golias

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Science Source

A rã-golias – Conraua goliath – é o maior anuro do mundo, podendo então chegar a até 3,2 kg. Porém, por mais que ele seja gigantesco ele se camufla com muita facilidade, por conta da sua cor esverdeada. Assim como, diferente dos outros sapos ele não possui uma bolsa vocal, ou seja, não emiti ruídos.  Então para atrais um parceiro eles normalmente assoviam.

Elas são originários das florestas costeiras da África Ocidental assim como são encontrados perto de rios com fortes correntezas. Contudo essa espécie de rã está ameaçada de extinção devido a sua caça para comercialização, já que a sua carne é muito consumida nos países africanos.

Outro fator que também contribui para a sua extinção é a popular criação de rãs como animais de estimação exóticos. Diante disso a sua população vem diminuindo bastante, em cerca de 50% nas últimas gerações. Além de que a sua reprodução em cativeiro não foi bem sucedida.

Bicho pau – Phobaeticus chani

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Zap.aeiou

A espécie Phobaeticus chani de bicho-pau é um dos maiores insetos existentes no mundo. Esse animal vive em Bornéu bem como pode medir até 50 centímetros. Suas suas fêmeas possuem a coloração esverdeada, porém os seus machos são marrons. Desta forma eles conseguem se camuflar com facilidade na copa das árvores de florestas tropicais.

Seus ovos se parecem com sementes com espécies de extensões em formas de asas, o que os auxiliam a se espalhar com o vento. Contudo o inseto é muito raro e bem difícil de ser encontrado, por isso pouco se sabe sobre ele.

Borboleta – Ornithoptera alexandrae

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Pinterest

A borboleta da espécie Ornithoptera alexandrae é tão grande que muitas das vezes pode ser confundida com um pássaro. O inseto é nativo da Papua-Nova Guiné e pode ser encontrada em pequenas áreas litorâneas de florestas tropicais. Seus machos possuem listras azuis esverdeadas sobre as suas asas aveludadas de cor preta, que contrasta com o seu abdome.

Já as suas fêmeas são mais discretas, com tons beges. Porém o animal pode chegar até 30 centímetros de envergadura, um tamanho impressionante se comparado a outras espécies de borboletas. Contudo, por ser um inseto espetacular elas já foram muito cobiçadas, o que gerou a sua caça em excesso, que foi proibida em 1966.

Isópodo gigante

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
Marca

O isópodo gigante – Bathynomus giganteus – é um crustáceo gigante, parente do camarão e do caranguejo. O animal mede cerca de 76 centímetros e pode pesar até 1,7 kg. O animal possui um exoesqueleto rígido, como o dos seus primos terrestres, e assim como os tatus é capas de se enrolar para se proteger.

O crustáceo apresenta cor lilás assim como sete pares de patas além de dois pares de antenas e olhos gigantescos. Bem como vivem nas no leito marinho das águas frias da costa americana, a cerca de 2 mil metros de profundidade. Seu principal alimento são cadáveres de baleias, peixes e lulas.

Contudo, ele normalmente atacam redes de pescas, logo são puxados juntamente com os peixes. Por isso são facilmente encontrados em aquários, principalmente no Japão, país onde são muito consumidos.

Coruja – Bubo blakistoni

10 animais gigantes que podemos encontrar na natureza
BioOrbis

Não se sabe ao certo qual é a maior espécie de coruja existente, porém a espécie Bubo blakistoni sem dúvida é uma das maiores. A ave pode chegar até 4,5 kg bem como possui uma envergadura de cerca 2 metros. A espécie vive próximo as florestas da Sibéria, nordeste da China, Coreia do Norte e Japão e pode ser encontrada perto de rios.

Por conta disso elas se alimentam principalmente de peixes. Contudo, hoje em dia essa espécie de coruja é dificilmente encontrada pois está ameaçada de extinção. Isso ocorre devido a sua caça e da destruição do seu habitat natural, além da diminuição das suas reservas pesqueiras.

Um curiosidade muito interessante é que na ilha de Hokkaido, no Japão, a coruja Bubo blakistoni era considerada um espírito. Bem como protegiam as aldeias dos povos indígenas Ainu. Contudo, hoje em dia os habitantes do local apenas lutam contra a extinção da ave.

E você, já conhecia alguns desses animais animais gigantes?

E se gostou do nosso post confira também: Reino animal, características e classificações da animalia

Fontes: BBC

Imagens: Pinterest, BioOrbis, Marca, Zap.aeiou, Science Source, Incrível, UFRGS, Metro Jornal e Cultura Mix

Próxima página »

Escolhidas para você