Em todos os continentes existem animais muito fortes que lutam entre si pela sobrevivência. Alguns são temidos por suas presas e garras afiadas, outros por seu poder e outros ainda por seu veneno. Entretanto, você pode se surpreender ao saber que os animais mais mortais do mundo são os mosquitos.
Sua aparência certamente não é impressionante, mas eles carregam parasitas para os quais muitas vezes não há cura. Confira os animais perigosos do planeta a seguir.
Os 15 animais mais mortais do planeta
1. Mosquitos
O animal mais mortal do mundo é o mosquito. Em suma, esses insetos são responsáveis por matar mais de 700 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.
A malária, a dengue e a febre amarela são as principais doenças que causam, mas existem muitas mais. Assim, são encontrados principalmente em países de clima tropical e úmido, na África, América do Sul e Ásia.
2. Moscas Tsé-tsé
Outros insetos muito perigosos sobre os quais sabemos pouco no hemisfério norte são as moscas tsé-tsé. Estima-se que matam cerca de 12.000 pessoas por ano por meio de um parasita que transmite a chamada “doença do sono”.
Elas são encontradas na parte mais tropical e úmida da África, especialmente no Congo e na República Centro-Africana.
3. Barbeiro
Já na América do Sul podemos encontrar outro inseto pequeno, mas mortal. No caso deles, cerca de 10.000 mortes a cada ano são atribuídas a eles por meio de um parasita que eles carregam e causa a doença de Chagas.
4. Cães
Apesar de impressionante, estima-se que a raiva transmitida por cães – e também por macacos – mate cerca de 25 mil pessoas por ano.
Os países mais afetados estão na África e na Ásia. É uma doença que, ao contrário de outras anteriores, tem cura, embora seja muito cara para os países pobres onde ocorre.
5. Caracóis de água doce
Entre os animais mais mortais do mundo também está pequenos caramujos que se hospedam em suas conchas vermes trematódeos, e que geram uma doença muito nociva: a esquistossomose. Assim, estima-se que matem cerca de 10.000 pessoas por ano, principalmente na África.
6. Mamba negra
Causando entre 30.000 e 40.000 mortes humanas a cada ano, as cobras usam veneno ou sufocam suas presas.
Existem inúmeras variedades, algumas das mais mortais são a mamba negra (foto), a víbora de Russell ou a píton Taipan, cujo veneno é o mais potente da Terra.
7. Escorpiões
Estes são responsáveis por cerca de 3.200 mortes por ano, mas existe um grande número de escorpiões, com diferentes cargas venenosas.
No entanto, todos eles têm em comum o fato de habitarem áreas desérticas e serem muito adaptáveis: não surpreendentemente, estão na Terra há mais de 430 milhões de anos.
8. Crocodilos
Os crocodilos estão presentes em todos os rankings dos animais mais perigosos do mundo, não só porque juntos matam mais de 1.000 pessoas, mas também porque no combate corpo a corpo contra outras criaturas são quase impossíveis de derrotar.
Sua pele áspera é como uma armadura. Além disso, eles têm a mordida mais poderosa do mundo, e atacam virando o corpo inteiro, sacudindo suas presas.
9. Hipopótamos
Os hipopótamos ganharam a reputação de animais mais mortais do mundo devido à sua grande agressividade, especialmente quando filhotes estão por perto.
Como os crocodilos, eles têm uma mandíbula grande e uma mordida muito poderosa, além de serem muito volumosos e difíceis de derrubar.
Eles causam cerca de 500 mortes por ano e são considerados os mamíferos mais perigosos da África, aliás são capazes até de matar crocodilos.
10. Elefantes
Sua aparência é mais dócil e calma e, de fato, em comparação com outros animais mais territoriais e agressivos como os hipopótamos, eles são. De fato, eles convivem com um grande número de animais, embora mantenham certa distância.
Assim, todos os anos, há cerca de 400 ataques mortais por ele. Seu tamanho, por si só, já impõe: três metros de altura e um peso que vai de três a sete toneladas. Além disso, suas presas podem atingir vários metros e 200 quilos.
11. Leões
Todos os anos, cerca de 250 mortes são registradas pelos chamados reis da selva. Sua agilidade e táticas de caça em grupo, assim como sua ferocidade, os tornam superpredadores que praticamente vagam pelas savanas africanas.
12. Búfalos do Cabo
Esses búfalos são muito agressivos e imprevisíveis. Pesando 700 quilos, eles atacam suas presas com uma força extraordinária que afugenta seus predadores. Com efeito, estima-se que podem matar cerca de 200 pessoas por ano.
13. Rinocerontes
Sua aparência resistente não engana. Rinocerontes pretos e brancos são alguns dos animais mais perigosos do mundo. Embora eles não matem tantas pessoas quanto as listadas acima, isso não é indicativo de segurança.
Pesando facilmente várias toneladas, sua força e chifre poderoso os tornam herbívoros respeitados e também temidos.
14. Lobos
Embora a ação do homem tenha diminuído muito seu alcance, ainda é um dos predadores mais comuns no hemisfério norte.
Ataques são relatados de tempos em tempos, mas eles mal chegaram a algumas centenas nas últimas décadas.
15. Tubarões
É verdade que com seu tamanho e dentes eles podem matar um humano sem muita dificuldade, mas dezenas de estudos mostraram que os tubarões não atacam humanos a menos que se sintam realmente ameaçados.
Por fim, entre 6 e 10 mortes são registradas anualmente por esses predadores.
Fontes: Betway, Socientifica, Maiores e Melhores
Leia também:
Morcego-panda: um animal raro com cores incomuns
12 fatos curiosos e adoráveis sobre as focas que você não sabia
Serranus tortugarum: o peixe que troca de gênero todos os dias
20 curiosidades incríveis sobre as vacas que você precisa saber
Gafanhoto cor-de-rosa: conheça essa rara criatura da natureza
3 comentários em “Os 15 animais mais mortais do planeta”