Mundo Animal

12 fatos curiosos e adoráveis sobre as focas que você não sabia

As focas são mamíferos muito simpáticos que vivem na água, mas você realmente sabe tudo sobre esses animais aquáticos?

As focas podem ser encontradas em todo o mundo, pois sua grande diversidade permite que habitem tanto águas quentes quanto frias. Contudo, elas geralmente preferem ficar nas regiões polares.

Esses animais, que têm conquistado a web ultimamente, são mamíferos adaptados para viver a maior parte do tempo em ambientes aquáticos. Eles também conhecidos como focídeos, pertencem à família Phocidae, que por sua vez faz parte da superfamília Pinnipedia.

Os pinípedes são, juntamente com os cetáceos e os sirénios, os únicos mamíferos adaptados à vida marinha marinha. Vamos conhecer mais sobre as focas a seguir.

12 fatos superinteressantes sobre as focas

1. São diferentes de leões marinhos e morsas

Embora existam diferentes variedades, em geral as focas são caracterizadas principalmente por terem corpos alongados adaptados para a natação .

Continua após a publicidade

Além disso, eles diferem dos otariídeos (leões marinhos e morsas) por não terem pavilhões auditivos e por seus membros posteriores serem voltados para trás (o que não facilita a movimentação em terra).

2. Existem 19 espécies diferentes de focas

A família Phocidae contém cerca de 19 espécies diferentes. Na verdade, é o maior grupo dentro da ordem Pinnipedia (35 espécies no total) que inclui leões marinhos e morsas.

3. Os filhotes de focas possuem pelagem quente

Assim que nascem, as focas bebés dependem da alimentação da mãe e adquirem os seus hábitos carnívoros graças à caça dos pais.

Esses pequenos mamíferos têm uma peculiaridade que os diferencia de sua idade adulta: enquanto são bebês, possuem uma grande camada de pelagem muito quente, o que se deve ao fato de ainda não terem a espessa camada de gordura das focas adultas para proteger-se do frio.

Continua após a publicidade

4. São habitantes marinhos

As focas vivem em habitats marinhos. Animais desta espécie podem ser encontrados em quase todos os oceanos , com exceção do Oceano Índico. Além disso, algumas variedades habitam áreas geladas, onde as temperaturas são extremas.

5. Seus ancestrais eram animais terrestres

A vida no planeta Terra tem sua origem na água, razão pela qual grande parte dos animais aquáticos vem de ancestrais que viveram toda a vida nesse líquido.

Apesar disso, os mamíferos marinhos, como as focas, vêm de uma linhagem especial que decidiu retornar à água depois de viver por muito tempo como criaturas terrestres.

6. Elas nadam longas distâncias

Outro dos fatos mais interessantes sobre as focas é a sua incrível capacidade de nadar. São mamíferos grandes e pesados, mas muito hábeis em se mover sob o mar.

Continua após a publicidade

Com efeito, elas passam a maior parte do dia na água e têm a capacidade de nadar grandes distâncias em busca de comida. Aliás, algumas espécies de focas também mergulham a grandes profundidades.

7. Elas tapam o nariz

Como alguns seres humanos quando colocam a cabeça debaixo d’água, cobrem o nariz, as focas fazem isso. Na verdade, eles têm um músculo dentro do nariz que, quando a foca tem que mergulhar na água, cobre as narinas para que a água não entre pelo nariz.

8. Possuem linguagem altamente desenvolvida

A foca é um animal muito inteligente que usa uma linguagem muito rica para se comunicar. De fato, são muitos os sons que o animal usa para interagir com seus companheiros, proteger seu território e para atrair fêmeas debaixo d’água para o acasalamento.

9. Os filhotes nascem na terra

A mãe foca dá à luz em terra, de fato, o filhote não pode nadar desde o nascimento. Durante todo o período de lactação até o final do desmame, a mãe e o filhote nunca saem. Depois disso, a foquinha se separa da mãe e se torna independente e após 6 meses, ela desenvolve totalmente seu corpo.

Continua após a publicidade

10. Vida útil diferente

Há uma diferença na expectativa de vida das focas macho e fêmea. De fato, a expectativa de vida média das femêas é de 20 a 25 anos, enquanto a dos machos é de 30 a 35 anos.

11. As focas são animais carnívoros

O tipo de presa que eles consomem depende da área em que vivem. Em geral, a dieta das focas consiste em peixes, polvos, crustáceos e lulas.

Além disso, algumas variedades de focas podem caçar pinguins , ovos de pássaros e até pequenos tubarões. Entretanto, dada a escassez de alimentos, eles podem matar focas menores.

12. Risco de extinção

Muitas espécies de focas estão em risco de extinção, por exemplo, a foca-monge, da qual restam apenas 500 indivíduos, e a foca da Gronelândia, ameaçada pela caça humana e pelas alterações climáticas.

Continua após a publicidade

Fontes: Youyes, Mega curioso, Noemia Rocha

Leia também:

Serranus tortugarum: o peixe que troca de gênero todos os dias

Baiacu, conheça o peixe mais venenoso do mundo!

Continua após a publicidade

Peixe descoberto nas Maldivas ganha nome de flor-símbolo do país

Conheça o peixe com carne azul brilhante e mais de 500 dentes

Peixe-leão: conheça a exuberante e temida espécie invasora

Peixe-elétrico da Amazônia: características, hábitos e curiosidades

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você