12 fatos curiosos e adoráveis sobre as focas que você não sabia

As focas são mamíferos muito simpáticos que vivem na água, mas você realmente sabe tudo sobre esses animais aquáticos?

12 fatos curiosos e adoráveis sobre as focas que você não sabia

As focas podem ser encontradas em todo o mundo, pois sua grande diversidade permite que habitem tanto águas quentes quanto frias. Contudo, elas geralmente preferem ficar nas regiões polares.

Esses animais, que têm conquistado a web ultimamente, são mamíferos adaptados para viver a maior parte do tempo em ambientes aquáticos. Eles também conhecidos como focídeos, pertencem à família Phocidae, que por sua vez faz parte da superfamília Pinnipedia.

Os pinípedes são, juntamente com os cetáceos e os sirénios, os únicos mamíferos adaptados à vida marinha marinha. Vamos conhecer mais sobre as focas a seguir.

12 fatos superinteressantes sobre as focas

1. São diferentes de leões marinhos e morsas

Embora existam diferentes variedades, em geral as focas são caracterizadas principalmente por terem corpos alongados adaptados para a natação .

Além disso, eles diferem dos otariídeos (leões marinhos e morsas) por não terem pavilhões auditivos e por seus membros posteriores serem voltados para trás (o que não facilita a movimentação em terra).

2. Existem 19 espécies diferentes de focas

A família Phocidae contém cerca de 19 espécies diferentes. Na verdade, é o maior grupo dentro da ordem Pinnipedia (35 espécies no total) que inclui leões marinhos e morsas.

3. Os filhotes de focas possuem pelagem quente

Assim que nascem, as focas bebés dependem da alimentação da mãe e adquirem os seus hábitos carnívoros graças à caça dos pais.

Esses pequenos mamíferos têm uma peculiaridade que os diferencia de sua idade adulta: enquanto são bebês, possuem uma grande camada de pelagem muito quente, o que se deve ao fato de ainda não terem a espessa camada de gordura das focas adultas para proteger-se do frio.

4. São habitantes marinhos

As focas vivem em habitats marinhos. Animais desta espécie podem ser encontrados em quase todos os oceanos , com exceção do Oceano Índico. Além disso, algumas variedades habitam áreas geladas, onde as temperaturas são extremas.

5. Seus ancestrais eram animais terrestres

A vida no planeta Terra tem sua origem na água, razão pela qual grande parte dos animais aquáticos vem de ancestrais que viveram toda a vida nesse líquido.

Apesar disso, os mamíferos marinhos, como as focas, vêm de uma linhagem especial que decidiu retornar à água depois de viver por muito tempo como criaturas terrestres.

6. Elas nadam longas distâncias

Outro dos fatos mais interessantes sobre as focas é a sua incrível capacidade de nadar. São mamíferos grandes e pesados, mas muito hábeis em se mover sob o mar.

Com efeito, elas passam a maior parte do dia na água e têm a capacidade de nadar grandes distâncias em busca de comida. Aliás, algumas espécies de focas também mergulham a grandes profundidades.

7. Elas tapam o nariz

Como alguns seres humanos quando colocam a cabeça debaixo d’água, cobrem o nariz, as focas fazem isso. Na verdade, eles têm um músculo dentro do nariz que, quando a foca tem que mergulhar na água, cobre as narinas para que a água não entre pelo nariz.

8. Possuem linguagem altamente desenvolvida

A foca é um animal muito inteligente que usa uma linguagem muito rica para se comunicar. De fato, são muitos os sons que o animal usa para interagir com seus companheiros, proteger seu território e para atrair fêmeas debaixo d’água para o acasalamento.

9. Os filhotes nascem na terra

A mãe foca dá à luz em terra, de fato, o filhote não pode nadar desde o nascimento. Durante todo o período de lactação até o final do desmame, a mãe e o filhote nunca saem. Depois disso, a foquinha se separa da mãe e se torna independente e após 6 meses, ela desenvolve totalmente seu corpo.

10. Vida útil diferente

Há uma diferença na expectativa de vida das focas macho e fêmea. De fato, a expectativa de vida média das femêas é de 20 a 25 anos, enquanto a dos machos é de 30 a 35 anos.

11. As focas são animais carnívoros

O tipo de presa que eles consomem depende da área em que vivem. Em geral, a dieta das focas consiste em peixes, polvos, crustáceos e lulas.

Além disso, algumas variedades de focas podem caçar pinguins , ovos de pássaros e até pequenos tubarões. Entretanto, dada a escassez de alimentos, eles podem matar focas menores.

12. Risco de extinção

Muitas espécies de focas estão em risco de extinção, por exemplo, a foca-monge, da qual restam apenas 500 indivíduos, e a foca da Gronelândia, ameaçada pela caça humana e pelas alterações climáticas.

Fontes: Youyes, Mega curioso, Noemia Rocha

Leia também:

Serranus tortugarum: o peixe que troca de gênero todos os dias

Baiacu, conheça o peixe mais venenoso do mundo!

Peixe descoberto nas Maldivas ganha nome de flor-símbolo do país

Conheça o peixe com carne azul brilhante e mais de 500 dentes

Peixe-leão: conheça a exuberante e temida espécie invasora

Peixe-elétrico da Amazônia: características, hábitos e curiosidades

Outras postagens