Curiosidades

Gafanhoto cor-de-rosa: conheça essa rara criatura da natureza

O primeiro gafanhoto cor-de-rosa foi descoberto em 1887, aliás é muito difícil de encontrá-lo, uma vez que só nasce um em cada 500 insetos.

O rosa não é uma cor fácil de encontrar na natureza, muito menos como coloração de um ser vivo. Mas, se começarmos a investigar veremos que a genética às vezes se comporta de maneira muito peculiar e, de tempos em tempos, nos dá animais curiosos, marcantes e até excêntricos como o gafanhoto cor-de-rosa.

O nome científico desse inseto é Euconocephalus thunbergi. Além disso, seu tamanho varia entre 5,7 e 6,5 centímetros de comprimento, mas qual é a razão pela qual ele adquire essa tonalidade rosa? Descubra a seguir!

Por que existem gafanhotos cor-de-rosa?

Em suma, o rosa não aparece naturalmente nesta espécie e a explicação encontra-se num gene recessivo. A cor usual dos gafanhotos é o verde, embora dependendo do habitat eles possam assumir tons de marrom e até branco.

Em outras palavras, esse inseto adquire seu pigmento por uma expressão de melanina chamada eritrismo, que torna o tom da pele avermelhado ou rosado.

Continua após a publicidade

É semelhante ao que acontece com outros animais que podem se tornar melanísticos e adquirir uma cor preta, ou ser albinos, com um tom beirando o branco. Essa modificação geralmente ocorre no gafanhoto comum da pradaria.

Desse modo, pesquisas sobre esse inseto mostram que a variante rosa pode ser uma forma extrema da marrom. Além disso, os cientistas acreditam que essa coloração é um teste adaptativo da natureza, o que os torna altamente visíveis, mas pouco atraentes como presas.

Onde esses insetos podem ser encontrados?

Para quem já estava querendo se deparar com um belo gafanhoto cor-de-rosa, sentimos dizer que a probabilidade de encontrá-lo é muito baixa. Isso ocorre porque eles são facilmente capturados por predadores, então há apenas 0,2% de chance de você encontrar um na natureza.

Visto de outra forma, um em cada 500 espécimes poderia apresentar essa mutação, embora essa previsão nem sempre seja cumprida.

Continua após a publicidade

Quais as desvantagens dessa coloração para os gafanhotos?

Os os gafanhotos cor-de-rosa, justamente por serem mais marcantes, não conseguem se camuflar quando detectam o perigo. Sua melanina não permite que eles se adaptem aos ambientes ao seu redor. Portanto, o risco é maior para eles do que para outros de sua espécie.

Por outro lado, sua cor rosa não só surpreende à primeira vista as pessoas que os encontram, mas também outros animais que vivem no mesmo ambiente, com os quais isso às vezes funciona a seu favor.

7 curiosidades sobre os gafanhotos cor-de-rosa

1. O gafanhoto cor-de-rosa nasceu para morrer. Essa coloração pode ser muito bonita, mas também os destaca, sendo assim um foco para predadores e caçadores.

2. São animais noturnos e nas noites de verão é fácil ouvir o seu chamado em forma de sons estridentes.

Continua após a publicidade

3. O gafanhoto cor-de-rosa é semelhante a um gafanhoto comum: possui 3 pares de pernas, 1 par de antenas e 2 pares de asas, que os protegem e os ajudam a saltar mais longe.

4. Da mesma forma que os verdes, estes geralmente vivem cerca de 16 semanas, se não forem predados antes.

5. Eles são geralmente encontrados nas florestas do condado de devon na Inglaterra e em algumas partes de Portugal.

6. Esses insetos são como qualquer outro gafanhoto e preferem espaços abertos e secos.

Continua após a publicidade

7. Por fim, acredita-se que essa coloração exótica também pode ser devido a uma dieta baseada em alimentos vermelhos.

Fontes: Green Me, Globo Rural, Meus Animais

Leia também:

Nuvem de gafanhotos – Como se forma e como impedir que espalhe?

Continua após a publicidade

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Cigarra – Tipos, características e curiosidades sobre este inseto

Besouro rola-bosta: TUDO sobre os insetos que guiam bolas de cocô

Insetos gigantes – Principais exemplares de criaturas do passado

Continua após a publicidade

Besouros – Espécies, hábitos e costumes desses insetos

Vagalumes – Como vivem os insetos e porque conseguem brilhar

Próxima página »

Escolhidas para você