Curiosidades

Conheça a história do Ano-novo Chinês e saiba quando é comemorado

O Ano-Novo Chinês ou Lunar é celebrado em muitos países asiáticos, incluindo China, Coréia, Vietnã e Cingapura. Saiba mais sobre ele a seguir!

Você sabia que segundo o Ano-Novo Chinês, 2021 é o ano do Boi? Também conhecido como Festival da Primavera ou Ano-Novo Lunar, essa celebração é indiscutivelmente o festival mais importante da China. Aliás, ele é muito semelhante ao Natal em grau de importância para o mundo ocidental.

Em suma, o festival celebra o início do ano, com base no calendário lunissolar. Tradicionalmente, a celebração do Ano-Novo Chinês dura 16 dias, desde a véspera do ano novo até o Festival das Lanternas no décimo quinto dia do primeiro mês lunissolar.

Durante o Ano-Novo Chinês, as pessoas geralmente aproveitam um feriado de 7 dias consecutivos, incluindo dois finais de semana.

Além disso, a data é comumente comemorada por membros das comunidades chinesa, tailandesa, coreana, vietnamita, japonesa, malaia, cingapuriana e indonésia. Confira outras curiosidades abaixo.

Continua após a publicidade

Como surgiu o Ano-Novo Chinês?

De acordo com uma famosa lenda, na China antiga, Nian, uma fera devoradora de gente, podia entrar nas casas sorrateiramente para caçar humanos.

As pessoas aprenderam que Nian era sensível a ruídos altos e à cor vermelha, então eles a assustavam com explosões, fogos de artifício e decorando todos os lugares com vermelho. Portanto, esses costumes levaram às primeiras celebrações do Ano Novo e continuam até hoje

Além disso, assim como no Ocidente, existem muitas superstições sobre o Ano-Novo Chinês. Antes do festival, as famílias chinesas fazem uma limpeza completa em sua casa para varrer o azar.

Continua após a publicidade

Após a faxina, elas guardam vassouras e lixeiras na véspera de Ano Novo para que a boa sorte não seja apagada. Ademais, todos abrem as janelas e portas para que a boa sorte do ano entre.

Outra superstição afirma que comprar sapatos e calças é sinal de azar, pois a palavra cantonesa (de Cantão, China) para sapatos soa como “áspero” e a palavra para calças soa como “amargo”.

Cortar o cabelo também é considerado azar, já que o termo cantonês para ‘cabelo’ soa como ‘prosperidade’, então as pessoas temem que, cortando o cabelo, tornem o ano novo um ano ruim.

O zodíaco chinês e a relação com o ano-novo

Ano-Novo Chinês: quando é comemorado e tradições do festival

Continua após a publicidade

Na cultura chinesa, cada ano tem o nome de um dos doze animais do zodíaco tradicional. Existem várias lendas que explicam como isso aconteceu. Diz-se que doze animais vieram visitar o Buda quando ele pediu visitas.

Como recompensa, Buda nomeou os anos de cada animal conforme eles vieram antes dele. Além disso, os chineses acreditam que as pessoas adquirem as qualidades especiais do animal em seu ano de nascimento. O calendário chinês também atribui aos animais meses, dias e até horas do dia.

Em 2021, celebramos o Ano do Boi , um dos 12 animais do zodíaco chinês. As designações de animais do zodíaco seguem um ciclo de 12 anos e são sempre usadas na mesma sequência.

Os nascidos no Ano do Boi são considerados líderes naturais, brilhantes, pacientes e alegres.

Continua após a publicidade

Animais do zodíaco chinês

O calendário chinês está cerca de um mês atrasado em relação ao nosso calendário (chamado gregoriano), pois tem entre 30 e 50 dias a mais por ano. Ademais, ele tem um ciclo de 12 anos.

O calendário foi iniciado em observações astronômicas das fases da lua. Dessa forma, cada ano, um animal do zodíaco chinês é o símbolo do ano.

zi = rato
chou = boi
yin = tigre
mao = coelho
chen = dragão
si = cobra
wu = cavalo
wei = ovelha / cabra
shen = macaco
você = galo
xu = cachorro
hai – javali / porco

Continua após a publicidade

Símbolos do Ano-Novo Chinês

As decorações do Ano-Novo Chinês são geralmente vermelhas, pois o vermelho é a cor da sorte no país. Portanto, os itens decorativos são abundantes e existem em diferentes formas, ademais, todos eles possuem um significado. Confira:

Lanternas

Elas são penduradas nas ruas, prédios e árvores e são penduradas para afastar o azar.

Dísticos

Ano-Novo Chinês: quando é comemorado e tradições do festival

Continua após a publicidade

No interior da China prevalecem ainda costumes como a colagem de dísticos de ano novo e de gravuras de deuses. Os dísticos das portas vêm aos pares e são colocados em ambos os lados das portas. Além disso eles contêm votos de boa sorte para o ano que se inicia.

Fu

O caractere chinês Fu significa boa sorte e felicidade. Com efeito, sinais que retratam esse personagem são frequentemente postos de cabeça para baixo, na crença de que, dessa forma, a boa sorte descerá sobre sua casa.

Laranjas e tangerinas

Ano-Novo Chinês: quando é comemorado e tradições do festival

Continua após a publicidade

As laranjas mandarinas ou tangerinas simbolizam abundância e prosperidade. Aliás, elas não servem ​apenas como decoração, mas também como um presente para amigos e familiares.

Envelopes vermelhos

Envelopes vermelhos ou pacotes vermelhos contendo dinheiro servem como presentes, tradicionalmente para transferir riqueza das gerações mais velhas para as mais novas.

Isso significa que crianças e jovens os recebem de seus pais, avós e outros membros da família mais velhos. Mas também podem ser opções de presentes para amigos e funcionários.

Continua após a publicidade

Aliás, da mesma forma que outras coisas que estão se tornando digitais, os envelopes vermelhos agora também existem em uma versão eletrônica.

Reuniões de família e desfiles de rua

Ano-Novo Chinês: quando é comemorado e tradições do festival

O Ano-Novo Chinês é uma festa muito longa, por isso existem várias formas de celebrar.

Muitas pessoas visitam amigos e familiares para compartilhar uma refeição e trocar presentes. Outras viajam de lugares distantes para uma reunião familiar, tornando o Ano-Novo Lunar a maior migração humana do mundo.

Continua após a publicidade

Por fim, para além das celebrações familiares, desfiles de rua e feiras ao ar livre onde as pessoas desfrutam do clima festivo, compram comida e muitas flores.

Então, curtiu saber mais sobre essa festividade e tradição chinesa? Pois, leia a seguir: As esculturas gigantes de gelo da China

Próxima página »

Escolhidas para você