Curiosidades

CDC dos EUA dá dicas sobre apocalipse zumbi (e cientistas concordam)

Você está pronto para um Apocalipse Zumbi? Se acha que é brincadeira, o CDC levou a sério e publicou um guia de sobrevivência para o fim do mundo.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) quer que você esteja preparado para uma possível ameaça de mortos-vivos. Isso mesmo, tal qual você deve ter visto em The Walking Dead.

Em sua seção para “Centro de Preparação e Resposta”, o CDC promoveu uma campanha intitulada “Preparação ou Prontidão Zumbi”. Embora o conteúdo seja de 2011, o guia ressuscitou durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o CDC, é melhor estar preparado para a possibilidade de um apocalipse zumbi, assim como para qualquer outro desastre. Vamos dar uma olhada nas dicas de sobrevivência do órgão de saúde norte-americano.

O que fazer em caso de Apocalipse Zumbi?

O CDC diz que a primeira coisa que você precisa fazer é preparar um kit de emergência. Aliás, isso inclui coisas como água, comida e outros suprimentos para ajudá-lo nos primeiros dias antes de localizar um campo de refugiados livre de zumbis.

Continua após a publicidade

No caso de um desastre natural, isso lhe dará algum tempo até que você possa para fazer o seu caminho para um abrigo de evacuação ou até que as linhas de serviço público sejam restauradas.

Abaixo estão alguns itens que você deve incluir no seu kit:

  • Água (1 galão por pessoa por dia)
  • Alimentos (estoque itens não perecíveis que você come regularmente)
  • Medicamentos (isso inclui medicamentos prescritos e não prescritos)
  • Ferramentas e suprimentos (facas, fita adesiva, rádio a bateria, etc.)
  • Saneamento e Higiene (papel higiênico, sabão, toalhas, etc.)
  • Vestuário e Roupa de Cama (uma muda de roupa para cada membro da família e cobertores)
  • Documentos importantes (cópias de sua carteira de motorista, passaporte e certidão de nascimento, para citar alguns)
  • Suprimentos de primeiros socorros (embora você esteja perdido se um zumbi o morder, você pode usar esses suprimentos para tratar cortes e lacerações sem gravidade, que você pode obter num desastre natural por exemplo)

Depois de fazer seu kit básico de sobrevivência, o CDC recomenda que as famílias se reúnam para elaborar um plano de emergência.

4 dicas para sobreviver a um Apocalipse Zumbi, segundo o CDC

1. Identifique os tipos de emergências possíveis em sua área

Além de um apocalipse zumbi, isso pode incluir inundações, tornados ou terremotos. Contudo, se não tiver certeza, entre em contato com um serviço de emergência para obter mais informações.

Continua após a publicidade

2. Defina um ponto de encontro seguro

Escolha um local de encontro para sua família se reunir no caso de zumbis invadirem sua casa… ou se sua cidade for evacuada por causa de um furacão.

Opte por um lugar fora de sua casa para emergências repentinas e um lugar fora do seu bairro, caso você não possa voltar para casa imediatamente.

3. Identifique seus contatos de emergência

O CDC ainda recomenda fazer uma lista de contatos locais, como a polícia, o corpo de bombeiros e sua equipe local de resposta a zumbis. Além disso, identifique um contato para o qual você possa ligar durante uma emergência para informar ao resto de sua família que você está bem.

4. Planeje sua rota de evacuação

Quando os zumbis estão com fome, eles não param até conseguir comida, o que significa que você precisa sair da cidade rapidamente.

Continua após a publicidade

Portanto, planeje para onde você iria e várias rotas que você faria com antecedência para que os comedores de carne não tenham chance. Isso também é útil quando ocorrem desastres naturais e você precisa se abrigar rapidamente.

O que o CDC faria nessa situação?

Enfim, o CDC observou que, se os zumbis começassem a vagar pelas ruas, as autoridades de saúde conduziriam uma investigação como fariam com qualquer outro surto de doença.

O CDC forneceria assistência técnica a cidades, estados ou parceiros internacionais que lidam com uma infestação de zumbis. Essa assistência pode incluir consultas, testes e análises laboratoriais, gerenciamento e atendimento ao paciente, rastreamento de contatos e controle de infecções (incluindo isolamento e quarentena.)

“Uma investigação desse cenário provavelmente buscaria atingir vários objetivos: determinar a causa da doença, a fonte da infecção/vírus/toxina. Além disso, buscaria aprender como ela é transmitida e com que rapidez se espalha, como quebrar o ciclo de transmissão e, assim, evitar mais casos e tratar os pacientes”, informa o CDC.

Continua após a publicidade

“Não apenas os cientistas estariam trabalhando para identificar a causa e a cura do surto de zumbis, mas o CDC e outras agências federais enviariam equipes médicas e socorristas para ajudar as pessoas nas áreas afetadas”, finaliza o órgão.

O que os cientistas dizem sobre a iniciativa do CDC?

Entrevistados pelo Yahoo, especialistas em preparação para desastres e médicos parecem pensar que a campanha é bastante inteligente.

“Acho ótimo”, disse John Sellick, professor da Universidade de Buffalo, em Nova York. “Como vimos com o coronavírus, a preparação para desastres é crucial”.

Cheryl Nelson, instrutora de preparação para desastres naturais certificada pela FEMA, concorda. “Eu acho isso brilhante”. “Definitivamente, chama a atenção e torna a preparação divertida. Quanto mais maneiras criativas pudermos transmitir a mensagem de preparação, melhor.”

Continua após a publicidade

O CDC está simplesmente “tentando tornar a preparação para desastres relacionável a diferentes populações”, disse Mitchel A. Rosen, professor da Escola de Saúde Pública Rutgers. E, diz ele, enquadrar o tópico em torno de um apocalipse zumbi “torna divertido aprender sobre a preparação para desastres”.

Lee Clarke, professor de sociologia da Rutgers, The State University of New Jersey, disse que, embora a preparação para zumbis possa parecer “banal, trivial e divertida na superfície”, ele ressalta que “todas as mensagens estão lá”. “Eles apenas substituem ‘zumbi’ por ‘inundação’ ou ‘furacão'”, diz ele. “Zumbis são apenas mais interessantes, e isso atrai as pessoas.”

Cientistas apoiam a campanha peculiar

Embora a campanha seja peculiar, Sellick ressalta que a mensagem subjacente – estar preparado para o inesperado – é importante e incrivelmente relevante agora. Ter um estoque em casa poderia ter ajudado a carregar alguns de nós. Claramente, a maioria de nós não tinha suprimentos adequados de coisas.”, diz ele.

Muitas pessoas brincaram sobre um apocalipse zumbi acontecendo, mas “2020 fez algo assim não parecer mais tão impossível”, diz Nelson, acrescentando: “Isso cria a mentalidade: ‘Bem, Deus. Se uma pandemia global acontecesse, o que vem a seguir? Zumbis?! Talvez eu deva me preparar.'”

Continua após a publicidade

Embora seja improvável que o apocalipse zumbi realmente aconteça, Nelson diz que as famílias devem considerar seu próprio plano de preparação para desastres.

“Você já pensou que uma pandemia global aconteceria em nossa vida? Você não gostaria de ter um kit de preparação para desastres com itens como desinfetante para as mãos, lenços umedecidos, máscaras e o tão necessário papel higiênico quando a pandemia chegou?” ela diz.

“Tire um tempo e prepare-se agora. Se você não quer se preparar para si mesmo, prepare-se para seus entes queridos. Faça isso por eles. Eles ficarão gratos por você ter feito isso.”

Então, gostou dessas dicas do CDC? Pois, leia também: Zumbi é uma ameaça real? 4 formas possíveis de acontecer

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você