Aprenda a fazer fogo sem palitos de fósforo

Depois do palito de fósforo e dos fogões elétricos o fogo se tornou algo acessível e banal. No entanto, se você já imaginou o que faria se fosse privado dessas “tecnologias”? Como você faria se tivesse que conseguir fogo sem palitos de fósforos? Será que você conseguiria se virar?

Claro que aqui, no Segredos do Mundo, já demos dicas para que você consiga fogo sem palitos de fósforo, usando um limão e até mesmo baterias, daqueles usadas em controles remotos e brinquedos, sabe? Mas, no meio do mato é difícil que você consiga utensílios assim, não acha?

É por que listamos hoje, logo abaixo, outras técnicas mais simples para que todos aprendam fazer fogo sem palito de fósforo e com objetos de fácil acesso. Isso porque encontrar uma latinha de refrigerante ou mesmo um pedaço de espelho não é uma missão muito difícil, dependendo do lugar onde você esteja, não é verdade?

Claro que as técnicas que você vai conferir exigem um pouco de paciência e de uma execução correta. Isso porque você vai precisar contar com a ajuda do sol para conseguir fazer faíscas e isso, normalmente, exige tempo. Mas, obviamente, não são coisas impossíveis de se conseguir, especialmente se você treinar um pouquinho. Quer ver?

Aprenda a fazer fogo sem palitos de fósforo:

1. Latinha de alumínio e chocolate

1

O chocolate, como você vai descobrir em segundos, é um mero coadjuvante, mas é interessante pensar que ele pode colaborar na hora de fazer fogo sem palitos de fósforo, não acha? Bom, indo ao que interessa, você vai precisar de uma latinha, como as de refrigerante.

No fundo da lata, onde é côncavo e metálico, você vai esfregar seu pedaço de chocolate para polir o alumínio. Depois é só limpar com um pano e você verá como a lata vai ficar brilhante.

Então, você precisa posicionar o côncavo da latinha na direção do sol, de forma a refletir a luz como um espelho e mirar o foco de luz em um palito envolto em capim seco ou mesmo em uma folha seca. Você só vai precisar de óculos escuros para proteger seus olhos da luminosidade e de tempo, para que a técnica faça efeito e o fogo apareça.

2

Detalhe: Não coma o chocolate. Ele vai ficar cheio de alumínio.

2. Água e plástico transparente

3

Essa também é uma forma muito simples de fazer fogo sem palitos de fósforo. Para isso, coloque água em um saco plástico transparente, de forma a deixá-lo preenchido o suficiente para adquirir um formato redondinho.

Então, como na técnica da latinha de alumínio, você precisa fazer com que o saco plástico funcione como uma lente, concentrando os raios em um ponto específico, a fim de criar o fogo. O foco dos raios solares devem ser refletidos em uma estopa, em cascas de árvore e folhas secas, palha e o que mais puder pegar fogo com facilidade.

Mas, essa técnica não é nova aqui, no Segredos do Mundo. Nessa outra matéria, mostramos o mesmo truque, só que usando uma garrafinha de água.

3. Lente de aumento

4

Você deve ter percebido, mas não custa nada reforçar: as técnicas que acabamos de listar utilizam objetos distintos, mas que funcionam como lentes.  Isso porque a latinha e o saco plástico preenchido com água têm um princípio semelhante e funcionam a partir do aproveitamento de energia de raios solares refletidos, concentrando a luz e o calor antes de deixá-los divergirem de novo.

Por isso, se você tiver uma lente de aumento ou mesmo um espelho, terá sucesso da mesma forna na hora de fazer fogo sem palitos de fósforo. Legal, né?

Para manter a fogueira acesa

Mas, não adianta nada conseguir fogo sem palitos de fósforo se você não souber como mantê-lo aceso, não é mesmo? Então se liga nas dicas: você precisa assoprar com delicadeza o capim ou outro material que estiver com a pequena chama. Daí, vá acrescentando outros materiais inflamáveis, como gravetos e folhas secas para aumentar a fogueira.

5

Mas, fique atento: o vento dos ambientes abertos podem ajudar a fazer sua fogueira, mas também pode atrapalhar você. Então, proteja seu fogo de correntes muito fortes e não esqueça de “alimentá-lo” sempre, para que não se apague, especialmente se você estiver no meio de uma dessas catástrofes.

Agora, se nada disso funcionar com você, seu próprio celular pode “ajudar” nessa missão se esquentar demais, como você viu aqui. Mas, claro, você não vai querer isso…

Fonte: Superinteressante