Curiosidades

Aquaman: história e evolução do personagem nos quadrinhos

Um dos fundadores da Liga da Justiça nos quadrinhos, o Aquaman é um dos mais clássicos personagens da história da DC Comics.

Por P.H Mota

Aquaman, ou Arthur Curry, foi criado para os quadrinhos em 1941, por Paul Norris e Mort Weisinger. O personagem fez sua estreia na revista More Fun Comics, mas surgiu apenas como um coadjuvante.

A partir do desenvolvimento da Era de Prata dos Quadrinhos, entre as décadas de 50 e 60, ele finalmente ganhou mais popularidade. Nessa época, por exemplo, o personagem fez parte da fundação da Liga da Justiça.

Apesar disso, ao longo dos anos alguns fãs ignoraram o potencial do Rei de Atlântida. Uma vez que ele ficou famoso por conversar com peixes, muita gente acha que ele não é poderoso o suficiente.

Origem do Aquaman

Aquaman - história e evolução do personagem nos quadrinhos
Super Hero Hype

Existem algumas origens diferentes para o Aquaman, mas a oficial conta que Arthur Curry era filho da atlante Atlanna com o humano Tom Curry. Enquanto trabalhava como guardião de farol, Tom salvou a vida da princesa de Atlântida.

O humano, no entanto, teve um filho com ela sem descobrir sua verdadeira origem. Foi só a partir do desenvolvimento de Arthur, quando seus poderes começaram a surgir, que Tom descobriu o passado da mãe de seu filho. Isso porque o bebê começou a apresentar alguns poderes, como a habilidade de se comunicar telepaticamente com criaturas marinhas ou respirar sob a água.

Logo após a morte de Atlanna, Tom passou a treinar Arthur para que ele dominasse seus poderes de Aquaman. Além disso, a ideia do pai era preparar o garoto para que ele pudesse visitar e reinar na terra de sua mãe.

Continua após a publicidade

Atlântida

Aquaman - história e evolução do personagem nos quadrinhos
Super Hero Hype

Arthur Curry só decidiu buscar a vida submersa depois que seu pai morreu. A partir daí, ele passou a se aventurar nos oceanos, buscando o Reino de Atlântida, mas teve algumas dificuldades.

Isso porque nem todos os atlantes aceitaram facilmente a origem miscigenada do herdeiro. Como ele tinha parte do sangue humano, adquiriu alguns rivais importantes. Entre eles por exemplo, estava o Arraia Negra.

A parte curiosa da origem do vilão é que seu pai foi responsável pela morte do pai do próprio Aquaman. O ato, no entanto, fez com que o herói matasse o assassino do seu pai, gerando o desejo de vingança do Arraia.

Aliados

Aquaman - história e evolução do personagem nos quadrinhos
cabana do leitor

Além dos conflitos com o Arraia Negra e outros vilões, Aquaman também contou com importantes aliados dentro e fora de Atlântida. Talvez a principal delas seja Mera, uma habitante de uma realidade paralela e subaquática conhecida como Xebel.

De acordo com os quadrinhos, Mera tem duas origens diferentes, sendo que a primeira simplesmente mostra que ela abdica do trono para se casar com Aquaman. A segunda, entretanto, apresenta Xebel como uma colônia atlante onde criminosos eram exilados. Como princesa da colônia, Mera foi treinada para assassinar Arthur, mas eles se apaixonaram.

O personagem também contou com a ajuda de alguns sidekicks chamados de Aqualad. O primeiro deles, Garth, fez sua estreia nos quadrinhos em 1960, além de ter participado da primeira versão dos Jovens Titãs.

Continua após a publicidade

Já o segundo Aqualad, só fez sua estreia original em 2010. Nessa nova versão, ele é Jackson Hyde, um adolescente negro do Novo México filho de um dos vilões que trabalhavam em parceria com o Arraia Negra.

Poderes do Aquaman

Aquaman - história e evolução do personagem nos quadrinhos
Super Hero Hype

O principal poder conhecido do Aquaman é a habilidade de se comunicar telepaticamente com peixes e outros animais marinhos. No entanto, o personagem possui uma série de outros poderes de destaque.

Ainda que as habilidades sejam semelhantes às de quase todos os outros atlantes, Arthur possui os poderes em níveis superiores, graças a sua linhagem real.

Entre eles, é possível destacar sua super força e durabilidade acima da média, que garantem a sobrevivência sob a água. Além disso, ele tem reflexos apurados e super velocidade, principalmente quando está nadando.

Um dos principais poderes do Aquaman é a Bênção de Poseidon, uma habilidade mágica que lhe permite conjurar uma energia cósmica especial.

Adaptações

Aquaman - história e evolução do personagem nos quadrinhos
Galileu

O Aquaman surgiu oficialmente nos quadrinhos, mas ganhou versões diferentes em várias outras mídias da DC Comics. Uma das mais populares era a dos Super Amigos, mas o desenho também contribuiu para que o herói fosse ridicularizado diante dos outros liados.

Continua após a publicidade

Também nos desenhos, a versão da Liga da Justiça de 2001 ajudou a reinventar o personagem, com destaque para sua relevância e seus poderes.

Nos cinemas, o Aquaman ganhou vida com o ator Jason Momoa. A princípio, ele fez aparições em filmes de outros personagens, mas chegou a ganhar sua história própria, num filme dirigido por James Wan, de Invocação do Mal.

Fontes: Tenho Mais Discos que Amigos, Aficionados, Entretetizei

Imagens: DC, Super Hero Hype, Galileu, cabana do leitor

Próxima página »

Escolhidas para você