Basicamente, a Área 51 trabalha com o imaginário popular há muitas décadas. Inclusive, ela é uma instalação oficial da Força Aérea Americana. Contudo, devido a sua extrema privacidade, não se sabe nada do que acontece lá dentro.
Além disso, desde que foi criada, em 1955, ela atraiu o interesse de um grande número de pessoas. A maioria delas, aliás, tenta descobrir o que está por trás deste misterioso lugar.
No fim das contas, o que alimenta a fama da Área 51 é a sua áurea de mistério. Conspiradores consideram desde alienígenas dentro daquelas instalações, até mesmo confabulações perigosas mundiais.
O Segredos do Mundo listou sete curiosidades supostamente reais sobre esse lugar tão intrigante.
Confira sete curiosidades sobre a Área 51
1 – Local
Basicamente, a Área 51 fica no deserto de Nevada, nos EUA. O local, contudo, não possui muita segurança, tendo apenas placas, avisos e pequenas cercas. Além disso, só é possível chegar até lá por uma estrada abandonada e sem demarcações.
Apesar disso, a base militar mais secreta dos Estados Unidos é extremamente protegida. Sua localização, inclusive, foi escolhida por causa do Lago Groom. Basicamente, por ser seco e ter as características necessárias, este lago seria uma boa pista de pouso. O deserto também ajuda.
2 – O que acontece lá?
Primeiramente, desde a criação do local, ele tem sido base de testes e desenvolvimento de programas secretos administrados pela Agência Central de Inteligência (CIA).
De forma geral, o lugar é usado para testar novas tecnologias, equipamentos avançados dos militares foram criados nesse local.
3 – Nome
Basicamente, o nome Área 51 surgiu devido à sua marcação nos mapas da Área de Testes de Nevada (NTS). Isso porque o espaço era dividido em quadrantes, para que os responsáveis pudessem manter um melhor controle do local.
Cada um desses quadrantes, portanto, recebeu um número aleatório. Além disso, a área 51 é Air Force Flight Test Center, Detachment 3 ou AFFTC Det. 3.
4 – Curiosidade
Inicialmente, o local era um centro de testes para o avião espião U-2, uma aeronave desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, no início da década de 1950, a Marinha dos Estados Unidos e a Força Aérea enviaram aeronaves de baixa altitude em missões de reconhecimento sobre a União Soviética. Apesar disso, elas não voavam tão alto, correndo risco de serem derrubadas.
Em novembro de 1954, entretanto, o presidente Eisenhower aprovou o desenvolvimento secreto de um avião de reconhecimento de alta altitude, que seria o programa U-2.
O projeto, aliás, era encontrar uma localização remota e secreta para a criação e testes dessa nave. Consequentemente, eles escolheram a Área 51.
Por fim, a Área 51, se tornou uma das mais secretas bases militares dos Estados Unidos. Para convencer trabalhadores a virem trabalhar em uma área tão inóspita, Kelly Johnson, um dos principais engenheiros do projeto U-2, deu-lhe um nome mais atraente: Rancho Paraíso.
5 – Mitos
No dia 1 de agosto de 1955, o avião U-2 fez seu voo de teste. Neste momento, apareceram relatórios sobre pessoas que diziam ter visto objetos voadores não identificados. Na verdade, o que foi visto foram aeronaves em altitudes muito elevadas, que mexeram com a imaginação das pessoas.
Apesar dos oficiais da Força Aérea saberem que a maioria desses objetos voadores inexplicados eram testes da U-2, eles não tinham permissão para revelar esses detalhes ao público. Consequentemente, o governo passou a usar várias histórias, relacionadas a fenômenos naturais ou pesquisas meteorológicas de alta altitude.
6 – CIA
Inicialmente, a CIA se recusou a reconhecer a existência da Área 51 em todos os documentos oficiais. Consequentemente, até 2013, as referências à instalação foram sempre escondidas.
Certamente, isso aconteceu devido à Guerra Fria, quando os Estados Unidos temiam que seus programas militares pudessem parar nas mãos da União Soviética. Ou seja, só em 2013 a Área 51 foi oficializada.
7 – Uso
As operações do U-2 acabaram no final da década de 1950, mas outras aeronaves militares de alto nível continuaram os testes na Área 51. Além disso, ao longo dos anos, a A-12 e numerosas aeronaves como Bird of Prey, F-117A e TACIT BLUE foram desenvolvidas e testadas no deserto de Nevada. Por fim, novos edifícios estão sendo construídos.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 supostas aparições de ETs mais famosas da história
Fonte: Hiper Cultura
Imagem de destaque: Screen Geek
Um comentário em “Área 51 – O que é, onde fica e 7 curiosidades sobre o local misterioso”