Ciência & Tecnologia

Pressão baixa – O que é, por que acontece e como controlar a hipotensão

A pressão baixa não pode ser normal se for frequente, e a emergência deve ser chamada se persistir por mais de 15 minutos. Confira dicas.

A pressão baixa pode afetar muitas pessoas, e, basicamente, boa parte da população já deve ter sentido seus reflexos. No entanto, o problema, quando persistente, não é um bom sinal.

Hoje, aliás, você vai entender porque ela acontece e, claro, como lidar com o problema, sobretudo, em idosos.  Nesse caso especial, aliás, são necessário alguns cuidados específicos, como você também terá a oportunidade de conferir.

Mas, antes de mais nada, é preciso entender do que se trata a pressão arterial. Independente de estar alta ou baixa, basicamente, ela consiste na força que o sangue faz ao passar pelas paredes arteriais, quando circula pelo corpo.

Com isso, quando quando o coração se contrai, ao bombear o sangue; ele atinge a alta pressão. Por outro lado, quando ele relaxa, fazendo com que o sangue retorne às cavidades, a pressão cai.

Continua após a publicidade

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Qual a pressão arterial ideal?

Basicamente, como afirmam os especialistas, o valor ideal da pressão arterial deve ser cerca de 120 mmHg x 80 mmHg. Ou seja, 12 por 8. Por outro lado, é considerado baixa a pressão em nível menor de 9 por 6.

Contudo, voltando a falar sobre a hipotensão (ou seja, abaixo desse marcador considerado ideal) não pode ser considerada uma doença. Pois se trata apenas de um sintoma. Porém, se for algo persistente, não deve ser desconsiderada a visita a um profissional.

Continua após a publicidade

Apesar disso, é preciso saber que é comum ter a pressão mais baixa em situações pontuais. Por exemplo, quando estamos em jejum, sentindo muito calor, quando nos levantamos de supetão e até mesmo quando consumimos diuréticos.

Quais os sintomas de pressão baixa?

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la
Fonte: VIX

Quando ocorre a queda de pressão, o fluxo de sangue não alcança os tecidos e, dessa maneira, o oxigênio não chega às células na quantidade ideal. Por isso, é comum que a pessoa com pressão baixa sinta:

  • fraqueza,
  • perda de força,
  • baixa de energia,
  • tontura,
  • visão turva,
  • suor frio,
  • sensação de desmaio
  • desmaio
  • taquicardia.

O que causa a hipotensão?

Geralmente, a queda de pressão acontece por falta de sangue circulando no corpo. Aliás, o limite que se pode considerar normal dessa hipotensão se define pelo fluxo sanguíneo e seu oxigênio.

Portanto, podem ser possíveis fatores:

Continua após a publicidade
  • desidratação,
  • jejum prolongado
  • uso de muitos medicamentos contra hipertensão
  • diuréticos
  • remédios para emagrecer.

Certamente, outros agravantes podem promover a queda de pressão. Inclusive, em dias de calor, as artérias se dilatam mais; obrigando o sangue a exercer mais força no seu fluxo. Por causa disso, acaba gerando queda na pressão arterial.

Ademais, a queda de pressão pode acontecer ainda quando a pessoa passa muito tempo em pé, imóvel. Basicamente, esse quadro recebe o nome de hipotensão neural mediada.

Além disso, fatores subjetivos, como grandes impactos emocionais, também podem desencadear o quadro.

 Como resolver o problema?

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la
Fonte: Ultra Popular

1. Deite-se com os pés elevados

Caso aconteça uma queda de pressão brusca, primordialmente, o recomendado é que você se deite em uma posição, sobretudo, confortável. Então, mantenha os pés elevados acima do nível da cabeça e do coração.

Continua após a publicidade

2. Mude sua postura para dormir

Essa dica é ótima e muito simples. Basicamente, quando for dormir, você deve elevar os pés acima do nível do corpo, usando uma almofada ou travesseiro. Dessa forma, vai facilitar a circulação do sangue pelo seu corpo e ajudar ao se levantar pela manhã.

Certamente, isso evita a queda de pressão.

3. Líquido + sal

Durante uma crise, faça a ingestão de muito líquido, porém em pequenos goles. Com isso, prefira suco de frutas no caso de você estar em jejum. Inclusive, coloque um pouco de sal na boca, isso vai ajudar na recuperação.

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la
Fonte: Globo Esporte

4. Saia do sedentarismo

O mais importante e, acima de tudo, é fazer exercício físico regularmente. Desta maneira, você vai evitar que seu sistema circulatório tenha problemas. Além disso, deixa você mais saudável e, sobretudo, menos suscetível a crises.

Continua após a publicidade

5. Evite multidões

Se a queda de pressão arterial é, basicamente, um mal constante na sua vida, evite lugares muito quentes e abafados. Ou seja, lugares como bloquinhos de Carnaval, shows super lotados e assim por diante. Dessa forma, você evita as quedas de pressão.

6. Evite bebidas estimulantes

Evite ingerir cafeína ou energéticos. Afinal, o efeito deles no corpo a longo prazo pode ser imprevisível.

7. Faça acompanhamento médico

Acima de tudo, se sua crise durar mais de 15 minutos,  procure a emergência.

Pressão baixa em idosos

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la
Fonte: Mais Idade

Possíveis causas

Muitas vezes a pressão baixa vem, sobretudo, devido a problemas no coração. Basicamente, eles podem estar relacionados a complicações na válvula do coração, a infartos, batimentos fracos ou até mesmo falhas no coração.

Continua após a publicidade

Além disso, pode ser também um reflexo de problemas endócrinos, como a baixa produção de hormônios pelas glândulas adrenais. Ou seja, insuficiência adrenal.

Contudo, a hipotensão em idosos também pode ser desencadeada por baixos níveis de açúcar. Mas, claro, pode vir a acontecer por conta de diabetes. Isso, inclusive, é muito frequente.

Outra causa, basicamente, é a desidratação. Assim como as reações alérgicas, a falta de nutrientes ou vitaminas, hemorragias ou até mesmo veias dilatadas. Inclusive, vale lembrar que medicamentos também podem influenciar nas causas de quedas de pressão.

Tratamento em idosos

Pressão baixa - O que é, por que acontece e 7 dicas para minimizá-la
Fonte: 1ZOOM.Me

De acordo com os médicos, dentre os tratamentos mais indicados, a ingestão de bastante água está no topo da lista. Isso porque o líquido vai ajudar no fluxo sanguíneo, além de atuar evitando a desidratação.

Continua após a publicidade

O uso de meias de compressão, inclusive, são ótimos para evitar a retenção de sangue nas pernas e aliviar as dores.

Ademais, é recomendado tomar cuidado com uso de medicamentos. Certamente, eles podem ser usados tanto para controlar a pressão baixa, como podem também provocar uma hipotensão. Portanto, consulte o médico.

Caso tenha gostado dessa matéria, com certeza você vai gostar de saber sobre Sinusite, o que é? Sintomas, tipos, causas, tratamentos, diferença da rinite 

Fonte: Seleções , Drauzio Varella – Uol.com, NotreDame Intermédica

Continua após a publicidade

Fonte de imagem destaque: Jornal VS

Próxima página »

Escolhidas para você