A areia cinética, areia mágica ou de modelar é um produto que se popularizou nos últimos anos e virou febre principalmente entre as crianças. A areia de modelar é misturada com um polímero de silicone, que é uma cadeia longa e repetitiva de moléculas que confere à areia sua propriedade elástica.
Por ter a consistência de um fluido muito denso, mesmo com o manuseio ela sempre voltará ao seu estado natural. Ao contrário da areia padrão, a areia cinética não seca ou gruda em qualquer outra coisa, tornando-se um brinquedo ideal para garantir a diversão da garotada.
Qual a origem da areia cinética?
Curiosamente, a areia mágica foi originalmente desenvolvida para limpar derramamentos de óleo. Para esclarecer, a ideia era que o revestimento feito com polímero de silicone repeliria a água, mas ajudaria a atrair e reter o óleo.
Apesar dos cientistas terem tentado usá-la para limpar manchas de óleo no mar, a principal reivindicação da fama da areia modificada é como um brinquedo. Ademais, o produto também serve como uma ferramenta útil para professores e até mesmo psicólogos.
Embora a areia mágica seja feita em fábricas, ela imita um fenômeno que ocorre ocasionalmente no solo, especialmente após incêndios florestais.
Durante um incêndio, a rápida decomposição da matéria orgânica produz ácidos orgânicos que revestem as partículas do solo e as tornam hidrofóbicas, o que pode ser um problema porque a água pode acumular-se ao redor da areia em vez de fluir para córregos e rios.
Diferença entre materiais hidrofóbicos e hidrofílicos
Moléculas hidrofóbicas e hidrofílicas diz respeito à solubilidade e outras propriedades das partículas conforme elas interagem com a água. Dessa maneira, o sufixo “-fóbico”, originado de “fobia”, seria traduzido como “medo de água”.
Moléculas e partículas hidrofóbicas, portanto, podem ser definidas como aquelas que não se misturam com a água, ou seja elas a repelem. Por outro lado, moléculas hidrofílicas são aquelas que interagem bem com a água.
Em outras palavras, a distinção entre esses dois tipos de moléculas é traçada pela observação da repelência das partículas hidrofóbicas à água e da atração das moléculas hidrofílicas pela água.
Portanto, as areia cinéticas comercializadas como brinquedos, são hidrofóbicas, ou seja, impermeabilizadas com vapores de reagentes que contêm silício, cloro e grupos de hidrocarbonetos que não interagem bem com a água.
Para que serve a areia cinética?
A palavra “cinética” significa ” relacionado ou resultante do movimento “. Desse modo, graças à adição do silicone, a areia comum desenvolve propriedades de movimento, transformando a areia cinética uma ferramenta de entretenimento ideal para crianças e adultos.
Nesse sentido, ao brincar com a areia de modelar, as crianças aprendem como a força afeta o movimento, como a gravidade influencia a areia e outros conceitos básicos.
Além disso, crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno de Processamento Sensorial), dificuldades de aprendizagem e outras necessidades especiais também se beneficiam com isso.
Por outro lado, os adultos se beneficiam com os efeitos calmantes da areia cinética, pois a manipulação da areia pode ajudar a regular as emoções e estimular a atenção plena. Portanto, muitas pessoas possuem uma pequena tigela de areia cinética em sua mesa de escritório como forma de controlar o estresse.
Como fazer areia mágica em casa?
Materiais:
5 xícaras ou 4 kg de areia seca
1 xícara mais 3 colheres de sopa ou 130 gramas de amido de milho
1/2 colher de chá de detergente líquido
250ml ou uma xícara de água
1 tigela grande para a areia
1 recipiente para misturar os líquidos separadamente
Se desejar, adicione uma colher de chá de qualquer óleo essencial para fins calmantes.
Instruções:
Em primeiro lugar, coloque a areia em uma tigela grande. Posteriormente, adicione o amido de milho à areia e misture. Em uma tigela média separada, misture o sabonete líquido com água, e por último adicione a mistura de sabão à areia e misture bem.
Por fim, vale ressaltar que a areia cinética deve sempre ser armazenada em um recipiente hermético para evitar a entrada de poeira e outras substâncias contaminantes.
Embora a areia cinética não “resseque” por si só, esse brinquedo pode mudar de consistência. Se isso acontecer, adicione algumas gotas de água e misture bem. Por fim, lembre-se de descartá-la quando ela mudar de consistência ou apresentar odor forte ou incomum.
Gostou de saber mais sobre a areia cinética, então leia a seguir: Por que um copo de água gelada transpira? Ciência explica o fenômeno
Fontes: Blog da Construção e Reforma, Megacurioso, Gshow, The Shoppers, Mazashop, Brasilescola
Fotos: Freepik