Curiosidades

Mágicos famosos – 24 principais nomes do ilusionismo e seus principais feitos

Conheça um pouco da história de vários mágicos famosos que vieram de toda a parte do mundo e fizeram o seu nome no universo do ilusionismo.

A história da mágica começa em 2.000 a.C, com tanto tempo assim, é claro que temos mágicos famosos espalhados por todo o mundo. O nome do primeiro deles era Dedi, do Egito, e sua apresentação aconteceu para a corte do faraó Kéops. Em um de seus truques, Dedi trazia animais de volta a vida ao recolocar suas cabeças de volta ao corpo.

Os truques de mágica chegaram em diversos países, como China, Índia e Grécia. Entretanto, na Europa, a população era bastante ligada à igreja e acreditava que tudo não passava de bruxaria. Nesse ínterim, os mágicos demoraram a chegar na região. Porém, existem registros de alguns mágicos que faziam seus truques em algumas partes da Inglaterra e da Europa Ocidental.

Foi a partir do século XVII que eventualmente os mágicos começaram a ser aceitos publicamente em toda a Europa. Inegavelmente a intervenção da imprensa ao divulgar as apresentações auxiliou na popularização dos truques de mágicos. Em seguida essa arte foi crescendo e ganhando até espaços exclusivos para as apresentações.

Alguns dos mágicos famosos ao longo da história

Por fim está na hora de conhecer um pouquinho sobre alguns desses ilusionistas que cresceram e conseguiram se tornar grandes mágicos famosos.

Continua após a publicidade

O Grande Houdini

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Harry Houdini – CR Fashion Book

Húngaro e nascido em 1874, Houdini foi um dos mágicos famosos ao longo da história. Ele emigrou para os EUA e logo depois se uniu a um circo. Ele era um mestre em fugas. Por exemplo, conseguia se soltar de camisas de força, correntes, caixas fechadas com barras, gaiolas e muito mais. Nesse sentido, metamorfose foi o seu truque mais famoso. Ele era amarrado em um saco e em sequência preso em uma caixa. Ambos amarrados com cadeados e correntes. Duas ajudantes, uma delas tirada da platéia, subiam na caixa e fechavam as cortinas. Em seguida Houdini aparecia solto, enquanto as duas mulheres estavam presas em seu lugar.

Por fim Houdini faleceu em 1926 vítima de uma ruptura do apêndice. Histórias contam que o mágico já estava sentindo dores há alguns dias, mas não quis parar suas apresentações para visitar um médico.

Fu-Manchu

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Pôster Vintage de Fu-Manchu – Pinterest

Com o nome de batismo David Tobias Bamberg, Fú-Manchú é, na verdade, um britânico nascido em 1904. Ele fez sucesso desde o início de sua carreira, eventualmente dominando vários truques clássicos de mágica e tendo o humor como parte dos seus shows. Seu truque principal era As Sombras Chinesas. Fu-Manchu conseguia fazer figuras nas sombras usando as mãos e assim encenava curtas histórias para o seu público.

Richiardi Jr

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Richiardi Jr. – Europasur

Outro dos mágicos famosos foi o peruano Richiardi Jr. Ele começava sempre suas apresentações com um truque autoral, criado por ele quando tinha apenas quatro anos. Em suma, Richiardi considerava que essa mágica trazia sorte para ele no restante da apresentação. O truque consistia em transformar xícaras de água em xícaras de arroz.

Continua após a publicidade

Seja como for, seus shows eram considerados completos e insuperáveis, isso porque, além de mágico, ele também era cantor, dançarino e ator.

Alguns outros mágicos que vale a pena conhecer

Jasper Maskelyne

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Jasper Maskelyne – Strange History

O britânico participou da Segunda Guerra Mundial, por isso ficou conhecido pelo nome de Mago da Guerra. Seu principal truque foi feito especialmente para o público nazista.

Em uma batalha em El Alamein, Jasper usou o ilusionismo para criar um exército falso, com tanques, trilhos e quartéis, todos prontos para o ataque. O truque funcionou de tal forma que os nazistas fugiram para evitar o ataque das tropas que eles acharam que existia. A batalha foi vencida.

Dai Vernon

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Dai Vernon – Magic Tricks For Kids

Dai se tornou conhecido por ser o único que conseguiu enganar Houdini. O segundo havia desafiado todos os mágicos do mundo falando que conseguiria descobrir qualquer truque desde que pudesse vê-lo três vezes.

Continua após a publicidade

O canadense usou contra Houdini o truque da carta ambiciosa. Uma carta era colocada no meio do baralho e logo em seguida a mesma carta era virada no topo do monte. Houdini viu o truque oito vezes e não conseguiu descobrir como ele era feito.

David Blaine

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
David Blaine – Biography

Esse ilusionista apareceu no final dos anos 90, e não é à toa que ele está entre os mágicos famosos da lista. Sua especialidade são truques onde sua resistência era colocada a prova. Ele já foi queimado vivo, colocado em um bloco de gelo por quase 3 dias e submerso em um aquário.

Nascido em Brooklyn, o mágico começou com seus truques aos 4 anos, quando já andava para cima e para baixo com um baralho no bolso.

Siegfried Fischbacher

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Siegfried Fischbacher e sua dupla Roy Horn – rgj

Fischbacher é conhecido pelo seu trágico acidente em um dos seus shows. Ele utilizava tigres siberianos brancos e leões para praticar seus truques. Em uma de suas apresentações, ao colocar a cabeça na boca de um tigre, o animal mordeu seu pescoço. Parte do crânio foi quebrado e o mágico acabou perdendo muito sangue. Entretanto, mesmo com a gravidade do acidente, ele sobreviveu.

Continua após a publicidade

Outros mágicos famosos

David Copperfield

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
David Copperfield – G1

David se tornou conhecido por, além de ser um grande ilusionista, contar histórias durante suas apresentações. Sua carreira começou ao se tornar o membro mais jovem da Sociedade Americana de Mágicos, aos 12 anos. David já fez a Estátua da Liberdade desaparecer e depois reaparecer sobre o Grand Canyon e também atravessando a Muralha da China.

Na década de 90 ele se tornou o mágico mais famoso do mundo e entrou no Guinness Book 11 vezes. Além disso, o ilusionista possui 21 prêmios do Emmy na prateleira.

Criss Angel

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Criss Angel – Barbara Iweins

Inegavelmente, Criss é um especialista em truques de levitação e merece estar na lista de mágicos famosos que marcaram. Há alguns anos, ele recebeu muita atenção dos espectadores e tornou-se um dos mágicos famosos ao conseguir andar sobre a água, flutuar sobre dois prédios e até mesmo se cortar ao meio.

O ilusionista já chegou a participar do programa Mindfreak. Eventualmente foi eleito seis vezes o Mágico do Ano e ainda ganhou prêmios como Mágico da Década e Mágico do Século.

Continua após a publicidade

Penn e Teller

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Penn e Teller – Las Vegas Magazine

Aqui são dois mágicos porque Penn e Teller se apresentavam por aí no final dos anos 80 como uma dupla. Eles se diferenciavam dos outros por explicar, eventualmente, como faziam os seus truques. Um pequeno mistério entre eles é que Teller não falava nada durante as apresentações.

Dynamo

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Dynamo – UK TV

Seu nome verdadeiro é Steven Frayne, nascido em 1982. Quando tinha 17 anos, Steve estava se apresentando quando alguém na plateia inesperadamente gritou dizendo que ele era um dínamo. O apelido veio daí e eventualmente ficou. Assim como Angel, Dynamo é conhecido por andar sobre a água. Mas seu truque mais famoso foi descer andando em prédios. Além disso, o artista também consegue atravessar janelas e ler mentes.

Mais mágicos que marcaram

Herbert Becker

Becker foi nomeado o melhor mágico dos EUA nos anos 70. Além de truques de ilusionismo, Herbert ficou muito famoso por ser o responsável pela criação de diversos programas televisivos na sua época.

Uri Geller

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Uri Geller – G1

Nas décadas de 70 e 80, Uri ficou conhecido em todo o mundo. Inesperadamente, ele conseguia dobrar colheres só com o poder da mente. Além disso, o ilusionista fazia o truque na televisão, ensinando todos os seus telespectadores a fazerem em casa junto com ele.

Continua após a publicidade

Nicolae Filipp Ladru

Ladru era um físico renomado, nascido em 1926, que aproveitava o ilusionismo para testar e mostrar para seu público os efeitos que se pode alcançar com luz, som, magnetismo e eletricidade. Ele foi muito famoso na Europa, chegando a ter uma sala especial em Paris. Nela ele realizava seus truques e experiências com segurança.

Kio

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Pôster de Kio – People Pill

Kio começou sua carreira como ator de teatro de miniaturas, em sequência passou para o circo e só depois se tornou ilusionista. Seu nome completo é Emil Teodórovich Girshfeld Renard e ele nasceu na Rússia. Kio ficou conhecido por seus truques transformando mulheres em leões e fazendo pianos flutuarem.

Tamariz

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Tamariz – Pinterest

Esse ilusionista já se apresentou em todo o mundo, ele é especializado em cartomagia – mágicas com cartas. Ele chegou a ganhar em 1973 o Mundial Honours Award em cartomagia no Congresso Mundial de Magia. Na apresentação o mágico usou um truque que, surpreendentemente, fez com que até Dai Vernon afirmasse que tinha sido enganado.

Eventualmente, o mágico contribuiu muito criando diversos jogos e truques mágicos, além de novas rotinas para os colegas de profissão. Tamariz também escreveu vários livros ao longo da vida sobre o tema.

Continua após a publicidade

Outros nomes que também marcaram

Jorge Blass

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Jorge Blass – Adriano Hotel

Jorge é um ilusionista espanhol que ficou famoso por, além da mágica, ser um ator. Ele participou eventualmente de alguns programas de TV, fez várias apresentações e até vendeu um de seus truques para David Copperfield. Jorge nasceu em 1980, na Espanha.

Inés – A Maga

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Inés – Ines La Maga

Inés se destaca nessa lista de mágicos famosos por ser a única mulher nela, mas certamente fez por merecer para aparecer nela. A mágica é expert em truques feitos próximos aos espectadores. Ela usa cartas, moedas, anéis e vários objetos pequenos que possam ser vistos de perto pelo seu público.

Paulino Gil

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Paulino Gil – Coimbra

Anteriormente Paulino recebeu um prêmio internacional de reconhecimento pelo seu trabalho como mágico. Seu show conta a história de Chequin, um viajante que acaba de chegar a um hotel. Seus truques e principalmente sua conexão com os espectadores conseguem atrair públicos de todas as idades.

Yunke

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Yunke – See Mallorca

Yunke é inegavelmente um dos maiores mágicos do mundo. Ele trabalha com o ilusionismo criando novos espaços, fugindo do convencional, para surpreender e agitar o público. Em 2018 ele foi chamado para se apresentar antes do jogo do time de futebol Villarreal. Ao final, Yunke fez surgir o jogador Cazorla de dentro de um tubo que posteriormente estava vazio. O público inegavelmente foi a loucura.

Continua após a publicidade

Héctor Mancha

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Héctor Mancha – 5 Minutes With

O espanhol foi campeão mundial de magia em 2015. O mágico gosta de truques simples que apenas tiram itens dos próprios espectadores sem que eles vejam ou sintam, como carteiras, celulares e relógios. Héctor é muito conhecido por seu truque de eventualmente fazer os ingressos do seu show sumirem e reaparecerem.

Outros mágicos famosos

Howard Thurston

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Howard Thurston – Pinterest

Em suma, Howard foi um dos maiores mágicos do século 20. Primordialmente ele tentou fugir de casa para trabalhar em um circo como ilusionista. Teve seu sucesso no auge durante 30 anos, quando faleceu por uma hemorragia cerebral. Uma vez, Thurston ocupou 8 vagões em um trem para conseguir transportar todos seus materiais das apresentações.

Lance Burton

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Lance Burton – GJ Sentinel

Lance é uma ilusionista de sucesso em Las Vegas. Em princípio, ele se interessou por ilusionismo quando tinha 5 anos, assistindo a Harry Collins. Posteriormente, ele acabou se tornando um aprendiz de Collins e aprendeu vários truques.

Burtin já ganhou o Mantle of Magic, passado de um mágico para o outro, já concorreu a Medalhe de Ouro por Excelência na Associação Internacional de Mágicos e logo depois foi o norte-americano mais jovem a ser campeão mundial em mágica.

Continua após a publicidade

Derren Brown

Mágicos famosos – Conheça um pouco da história deles
Derren Brown – Mashable

Em 2010, Brown teve uma série televisiva com o seu nome, foi aí que o ilusionista começou a ficar famoso. Entre seus maiores feitos, aliás, Derren já conseguiu acertar o resultado da loteria e, surpreendentemente, convenceu um homem a cometer um assalto dentro de um avião.

Gostou da matéria? Posteriormente, leia essa: Máscaras de teatro – Origem, simbolismo, e representação no grego

Imagens: Ineslamaga, Coimbra, Crfashionbook, Pinterest, Europasur, Strangehistory, Magictricksforkids, Biography, Rgj, G1Barbaraiweins, Lasvegasmagazine, Mashable, Gjsentinel, Pinterest, UKTV, G1, 5minuteswith, Seemallorca, Adrianohotel, Pinterest, Unsplash

Fontes: Thpanorama, Infoescola, Cronicastaipuenses, Diarioonline, Booksgoogle, Trivela

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você