Curiosidades

Arroba, o que é? Para que serve, qual sua origem e importância

Apesar de ser um símbolo conhecido pelas pessoas atualmente, a arroba é mais antiga do que você pode imaginar e possui mais de uma função.

Você já deve ter notado o símbolo “@” sempre presente nos emails, chamado de arroba, ele representa a localização das caixas postais de usuários da rede. Ou seja, é usado para indicar um endereço eletrônico e sua localização. Dessa forma, o símbolo foi escolhido pelo engenheiro norte-americano Ray Tomlinson. Que começou a utiliza-lo em um dos primeiros programas criados para o envio e recebimento de e-mail, no ano de 1971.

Entretanto, arroba é mais antigo do que a internet, na verdade, o símbolo existe desde 1536, quando foi criado por um comerciante de Florença, na Itália. Porém, a arroba era utilizada para representar uma unidade de medida. Foi em 1885, que o símbolo @ foi incluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever, onde 80 anos depois migrou para o padrão de caracteres da computação.

Atualmente, graças ao avanço tecnológico que presenciamos diariamente e a popularidade crescente das redes sociais, o símbolo arroba começou a ganhar outras funções. Por exemplo, para se referir a uma pessoa no Instagram ou no Twitter, basta colocar o @ antes do seu usuário na rede social, @fulano.

Enquanto que no Brasil o símbolo é conhecido como arroba, em outros países é conhecido por outros nomes. Portanto, na Holanda é chamado de “apestaart” que significa rabo de macaco, na Itália é “chiocciola” ou caracol. Já na Suécia é chamado de “snabel” ou tromba de elefante. No entanto, em inglês o símbolo @ é lido como “at”, que é uma preposição que denota lugar.

O que significa arroba?

Imagem: América TV

A arroba é um símbolo gráfico representado pelo sinal @, e atualmente é utilizado em endereço eletrônico (e-mail). Sendo que arroba significa at, uma preposição inglesa que indica a localização de algo. Portanto, quando usada na informática a arroba tem a função de indicar um endereço virtual.

Entretanto, a arroba só começou a ser relacionada com um endereço eletrônico a partir de 1972. Pois, como já estava disponível no teclado da máquina de escrever, o símbolo foi reaproveitado e colocado entre o nome de usuário e o provedor.

Continua após a publicidade

Origem

Imagem: Arte faz Parte

O símbolo @ (arroba) tem sua origem na Idade Média. Quando os copistas (pessoas que escreviam os livros à mão) desenvolveram símbolos para simplificar seu trabalho. Pois, naquela época o papel e a tinta eram raros e caros e os símbolos ajudariam na economia. Por exemplo, os símbolos (&), (~) e o (@). Ademais, a arroba foi criada para substituir a preposição latina “ad”, que significa “casa de”.

Já no século XV, quando surgiu a imprensa, a arroba continuou sendo usada na área de contabilidade, como referência a preços ou a casa de alguém, por exemplo. No entanto, a arroba teve amplo uso comercial, por isso, durante muito tempo foi chamada de comercial at.

Por fim, no século XIX, nos portos da Catalunha, os espanhóis tentavam copiar os tipos de comércio e as medidas dos ingleses. Porém, não conheciam o significado do símbolo @, então supuseram que se tratava de uma unidade de peso. Pois naquela época a unidade de peso conhecida pelos espanhóis era chamada de arroba e a inicial lembrava a forma do símbolo @.

Na década de 70, os Estados Unidos começa a comercializar as primeiras máquinas de escrever e em seu teclado já constava o símbolo comercial @. Logo depois, o símbolo foi reaproveitado nos teclados dos computadores e usado para indicar a localização de um endereço virtual.

Usando a arroba nos emails

Imagem: Você realmente sabia?

Graças à revolução tecnológica e da informática que o símbolo arroba se popularizou no mundo todo, hoje faz parte do vocabulário das pessoas. No entanto, a primeira vez que a arroba foi usada em um e-mail foi em 1971, quando o primeiro email foi enviado pelo informático estadunidense Ray Tomlinson. Cujo primeiro endereço de correio eletrônico foi tomlison@bbn-tenexa.

Hoje, além dos emails, a arroba é usada nas redes sociais, por exemplo, em chats, fóruns, Twitter, Instagram, etc. Onde o símbolo é colocado antes do nome da pessoa, assim a resposta é direcionada diretamente para esse usuário. Também é muito usado em linguagens de programação.

Continua após a publicidade

De acordo com teorias, Ray Tomlinson resolveu usar o símbolo arroba por já existir nos teclados dos computadores, além de ser pouco utilizado e não ser usado em nomes de pessoas.

Arroba como unidade de peso

Imagem: Um Como

Como mencionado anteriormente, o símbolo arroba não é novo, sua origem data do século XVI e sua função estava relacionado a fins comerciais, como unidade de medida. Portanto, arroba é uma antiga medida de peso que é usada para indicar massa ou quantidade de quilos.

Estudiosos encontraram um documento datado de 1536, onde o símbolo arroba era usado para medir a quantidade de vinho em um barril. Aparentemente, o documento teria sido escrito pelo comerciante florentino, Francisco Lapi. Desde então, a arroba é usada como unidade de medida.

No Brasil e em Portugal, a arroba é usada para medir o peso de alguns animais, como o boi, por exemplo. Enquanto que na Espanha é usada para medir líquidos, como vinho ou azeite, por exemplo. Sendo que 1 arroba equivale a 15 kg ou 25 libras. No entanto, a medida arroba foi deixando de ser utilizada gradativamente desde a criação do Sistema Internacional de Unidades, apesar de ainda ser negociada no mercado do agronegócio.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro.

Fontes: Copel Telecom, Toda Matéria, Só Português, Significados, Origem das Coisas

Continua após a publicidade

Imagens: Worksphere, América TV, Arte faz Parte, Você realmente sabia?, Um Como

Próxima página »

Escolhidas para você