Curiosidades

Arroba, o que é? Para que serve, qual sua origem e importância

Apesar de ser um símbolo conhecido pelas pessoas atualmente, a arroba é mais antiga do que você pode imaginar e possui mais de uma função.

Você já deve ter notado o símbolo “@” sempre presente nos emails, chamado de arroba, ele representa a localização das caixas postais de usuários da rede. Ou seja, é usado para indicar um endereço eletrônico e sua localização. Dessa forma, o símbolo foi escolhido pelo engenheiro norte-americano Ray Tomlinson. Que começou a utiliza-lo em um dos primeiros programas criados para o envio e recebimento de e-mail, no ano de 1971.

Entretanto, arroba é mais antigo do que a internet, na verdade, o símbolo existe desde 1536, quando foi criado por um comerciante de Florença, na Itália. Porém, a arroba era utilizada para representar uma unidade de medida. Foi em 1885, que o símbolo @ foi incluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever, onde 80 anos depois migrou para o padrão de caracteres da computação.

Atualmente, graças ao avanço tecnológico que presenciamos diariamente e a popularidade crescente das redes sociais, o símbolo arroba começou a ganhar outras funções. Por exemplo, para se referir a uma pessoa no Instagram ou no Twitter, basta colocar o @ antes do seu usuário na rede social, @fulano.

Enquanto que no Brasil o símbolo é conhecido como arroba, em outros países é conhecido por outros nomes. Portanto, na Holanda é chamado de “apestaart” que significa rabo de macaco, na Itália é “chiocciola” ou caracol. Já na Suécia é chamado de “snabel” ou tromba de elefante. No entanto, em inglês o símbolo @ é lido como “at”, que é uma preposição que denota lugar.

Continua após a publicidade

O que significa arroba?

Imagem: América TV

A arroba é um símbolo gráfico representado pelo sinal @, e atualmente é utilizado em endereço eletrônico (e-mail). Sendo que arroba significa at, uma preposição inglesa que indica a localização de algo. Portanto, quando usada na informática a arroba tem a função de indicar um endereço virtual.

Entretanto, a arroba só começou a ser relacionada com um endereço eletrônico a partir de 1972. Pois, como já estava disponível no teclado da máquina de escrever, o símbolo foi reaproveitado e colocado entre o nome de usuário e o provedor.

Origem

Imagem: Arte faz Parte

O símbolo @ (arroba) tem sua origem na Idade Média. Quando os copistas (pessoas que escreviam os livros à mão) desenvolveram símbolos para simplificar seu trabalho. Pois, naquela época o papel e a tinta eram raros e caros e os símbolos ajudariam na economia. Por exemplo, os símbolos (&), (~) e o (@). Ademais, a arroba foi criada para substituir a preposição latina “ad”, que significa “casa de”.

Já no século XV, quando surgiu a imprensa, a arroba continuou sendo usada na área de contabilidade, como referência a preços ou a casa de alguém, por exemplo. No entanto, a arroba teve amplo uso comercial, por isso, durante muito tempo foi chamada de comercial at.

Continua após a publicidade

Por fim, no século XIX, nos portos da Catalunha, os espanhóis tentavam copiar os tipos de comércio e as medidas dos ingleses. Porém, não conheciam o significado do símbolo @, então supuseram que se tratava de uma unidade de peso. Pois naquela época a unidade de peso conhecida pelos espanhóis era chamada de arroba e a inicial lembrava a forma do símbolo @.

Na década de 70, os Estados Unidos começa a comercializar as primeiras máquinas de escrever e em seu teclado já constava o símbolo comercial @. Logo depois, o símbolo foi reaproveitado nos teclados dos computadores e usado para indicar a localização de um endereço virtual.

Usando a arroba nos emails

Imagem: Você realmente sabia?

Graças à revolução tecnológica e da informática que o símbolo arroba se popularizou no mundo todo, hoje faz parte do vocabulário das pessoas. No entanto, a primeira vez que a arroba foi usada em um e-mail foi em 1971, quando o primeiro email foi enviado pelo informático estadunidense Ray Tomlinson. Cujo primeiro endereço de correio eletrônico foi tomlison@bbn-tenexa.

Hoje, além dos emails, a arroba é usada nas redes sociais, por exemplo, em chats, fóruns, Twitter, Instagram, etc. Onde o símbolo é colocado antes do nome da pessoa, assim a resposta é direcionada diretamente para esse usuário. Também é muito usado em linguagens de programação.

Continua após a publicidade

De acordo com teorias, Ray Tomlinson resolveu usar o símbolo arroba por já existir nos teclados dos computadores, além de ser pouco utilizado e não ser usado em nomes de pessoas.

Arroba como unidade de peso

Imagem: Um Como

Como mencionado anteriormente, o símbolo arroba não é novo, sua origem data do século XVI e sua função estava relacionado a fins comerciais, como unidade de medida. Portanto, arroba é uma antiga medida de peso que é usada para indicar massa ou quantidade de quilos.

Estudiosos encontraram um documento datado de 1536, onde o símbolo arroba era usado para medir a quantidade de vinho em um barril. Aparentemente, o documento teria sido escrito pelo comerciante florentino, Francisco Lapi. Desde então, a arroba é usada como unidade de medida.

No Brasil e em Portugal, a arroba é usada para medir o peso de alguns animais, como o boi, por exemplo. Enquanto que na Espanha é usada para medir líquidos, como vinho ou azeite, por exemplo. Sendo que 1 arroba equivale a 15 kg ou 25 libras. No entanto, a medida arroba foi deixando de ser utilizada gradativamente desde a criação do Sistema Internacional de Unidades, apesar de ainda ser negociada no mercado do agronegócio.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro.

Fontes: Copel Telecom, Toda Matéria, Só Português, Significados, Origem das Coisas

Imagens: Worksphere, América TV, Arte faz Parte, Você realmente sabia?, Um Como

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você