Quando se fala em comida brasileira, é difícil não pensar automaticamente numa das misturas mais populares do país: arroz com feijão. Além de fazer parte da culinária nacional, a combinação também é famosa por trazer os aminoácidos essenciais para a saúde.
A mistura de arroz com feijão é capaz de oferecer os nutrientes e a energia necessárias para manter a saúde do corpo humano. Juntos, os dois ingredientes conseguem saciar a fome, além de oferecer uma série de benefícios.
A força da mistura está na combinação das vantagens de cada um dos dois ingredientes que compõem esse clássico da comida brasileira.
Benefícios do arroz com feijão
O arroz, por exemplo, é rico em metionina e cisteína, mas pobre em lisina. Por outro lado, o feijão contém todos os aminoácidos essenciais, incluindo lisina, mas é pobre nos sulfurados (que incluem justamente metionina e cisteína).
Além de base para consumo de aminoácidos, a combinação de arroz e feijão pode oferecer uma série de outros benefícios à saúde.
O arroz também é uma importante fonte de carboidrato, ou seja energia. Além disso, conta com minerais como fosfato, cálcio e vitaminas B1 e B2. Quando é consumido na variação integral, o arroz é rico em fibras. Dessa maneira, contribui para o funcionamento do intestino e previne doenças como câncer colorretal, obesidade e diabetes.
As vantagens do feijão também não ficam restritas aos aminoácidos. O feijão é rico com nutrientes como ferro, fósforo, magnésio e mangânes, bem como vitaminas do complexo B. O ingrediente também é rico em fibras, além de ser antioxidante.
Para crianças e adolescentes, a ingestão de arroz e feijão é ainda mais importante. Isso porque a combinação de nutrientes contribui para o desenvolvimento do corpo e para o crescimento.
Refeição equilibrada
Segundo o guia alimentar do Ministério da Saúde, a mistura deve ser consumida diariamente, numa proporção de três porções de arroz para uma de feijão. Dessa maneira, é possível se proteger de condições como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.
Para garantir um equilíbrio ainda melhor na combinação de arroz com feijão, é interessante enriquecer o prato. De acordo com recomendações de nutricionistas, o ideal é enriquecer a mistura com uma porção de proteína, bem como legumes e verduras.
Fontes: Oswaldo Cruz, Mundo Educação, eCycle, Brasil Escola
Imagens: Tudo Gostoso, algo mais, R7