Ciência & Tecnologia

Aurora Boreal – O que é, como ocorre, onde é vista e curiosidades

A aurora boreal é considerada um dos mais belos fenômenos da Terra, surge em razão de ventos solares e é vista em regiões do norte do globo.

A aurora boreal é considerada por muitos, um dos fenômenos mais bonitos da Terra. Assim, ele acontece devido aos ventos solares que entram em contato com o campo magnético da Terra. Portanto, luzes brilhantes no céu, aparecem para o espetáculo, porém só são vistas de alguns pontos do planeta.

Com isso, sabemos que o sol emite luz, mas também há os ventos solares carregados de partículas subatômicas de energia, conhecidas como plasma. Dessa maneira, quando essas partículas entram em contato com os campos magnéticos da Terra, o fenômeno acontece. Assim, a ionosfera se torna a camada mais afetada pelos campos magnéticos.

Dessa maneira, as cores mais observadas são o vermelho e o verde. Assim, o vermelho se dá pela emissão de nitrogênio e oxigênio em grande quantidade nas camadas baixas. Portanto, o verde se dá pela grande emissão de oxigênio em camadas altas.

O fenômeno pode ser visto a olho nu ao entardecer e a noite. Certamente acontece nos primeiros meses do ano, quando já não neva e o céu está limpo. Além disso, pode ser vista nos meses de setembro e outubro, durante o outono.Com isso, a aurora boreal se torna visível na Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia e Canadá.

Curiosidades sobre a aurora boreal

1. Auroras em outros planetas

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Amazonas Atual

Auroras já foram registradas em planetas como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por sondas da NASA. Além disso, o telescópio Hubble também já as observou.

Os planetas com maior campo magnético, Saturno e Júpiter tem o efeito intensificado. Assim, em Netuno elas já parecem mais com manchas brilhantes. Já em Urano, parecem anéis luminoso.

2. São mais facilmente observadas com câmeras

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Blog Rapha No Mundo

As luzes que compõem a aurora boreal, estão quase no limite do que é possível para um humano enxergar. Portanto, ao utilizar uma câmera com mais exposição a luz, mais elétrons se aproximam. Assim, as cores são melhor observadas por lentes fotográficas.

3. Misticismo

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Blog Stella Barros

Em pelo menos 3,5 mil anos atrás, as auroras boreais já eram retratadas por humanos. Assim, esses povos possuíam suas lendas, como por exemplo, que as auroras se davam pela energia dos ancestrais mortos. Portanto, para eles a aurora era como um portal, tratado com respeito, não podiam nem assoviar pois acreditavam que a alma poderia ser levada com o sopro. Assim, esse conceito também pode ser observado em filmes e séries, como em “His Dark Materials” da HBO.

4. Velocidade das partículas

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Exame

O sol é praticamente uma uma bomba produzindo energia termonuclear, lançando energia pelo espaço. Assim, a velocidade das partículas que viajam na aurora boreal chegam a mais de 11,2 mil km/h.

Com isso, os ventos solares levam em torno de 5 dias para chegar ao nosso planeta.

5. O som da aurora

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Max Milhas

Pesquisadores da Universidade Aalto da Finlândia descobriram em 2012 que as auroras podem emitir sons. Pois as partículas energizadas produzem um sol audível ao entrar em contato com o campo magnético da Terra.

A pesquisa utilizou três microfones para captação em áreas de aurora. Com isso, foram detectados sons breves e suaves que lembram palmas. Portanto, os cientistas apontam que pessoas bem atentas conseguem escutar.

6. Auroras são prejudiciais?

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Melhores Destinos

Os ventos solares provenientes das auroras tem capacidade para proporcionar problemas na Terra. Porém, não quer dizer que sempre algo de ruim vai acontecer. Contudo, ainda podem afetar satélites e submarinos nucleares, que utilizam rádio de ondas ultra longas.

7. Aurora Austral

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Conceitos

Essas são as auroras que acontecem no hemisfério sul. Assim, elas ocorrem em locais como Antártida, Tasmânia e Nova Zelândia. Dessa maneira, enquanto a aurora boreal se move em direção a Terra, a Austral vai em direção ao Sol.

Isso ocorre pois os ventos solares penetraram o escudo magnético Sul, e não o do Norte. Além disso, a aurora austral é bem mais difícil de ser vista, você precisa estar bem perto da Antártida, e numa região oceânica.

8. Beleza dos íons

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
NIT

Os íons, ao chegarem na Terra energizados, batem com as moléculas de oxigênio e nitrogênio e emitem luz. Assim, ocorre o fenômeno tão bonito que é observado nos céus.

9. A origem do nome

Aurora Boreal - O que é, como ocorre, onde é vista e 9 curiosidades
Super Interessante

Criado por Galileu Galilei, em 1961, o nome homenageia Aurora, deusa romana do amanhecer e seu filho Borias, que representa o vento norte.

E aí, curtiu? Aproveite e confira também: Curiosidades sobre o universo – 21 fatos sobre o cosmos que valem saber

Fontes: Toda Matéria e Revista Galileu.

Imagem destacada: Tours 4 Fun

Próxima página »

Escolhidas para você