Os aviões de guerra são aqueles utilizados, principalmente, pela Força Aérea e tem como principal objetivo proteger a nação de qualquer tipo de ameaça ou conflitos bélicos. No Brasil, atualmente, contamos com 524 aeronaves da Força Aérea, dentre eles, aviões caça, patrulha, reconhecimento etc. Os modelos mais voltados ao ataque são 4, cada qual com características específicas.
Hoje, o maior destaque da frota vai para o adquirido mais recentemente, F-39 Gripen, que é um caça moderno fabricado pela sueca Saab, com capacidade de levar diversos tipos de armamentos, tanques de combustível e outros equipamentos.
Aviões de guerra do Brasil
1. Super Tucano
O A- 29 Super Tucano é um avião de ataque leve que pode ser utilizado em missões de defesa aérea, ataque, reconhecimento armado, reconhecimento aéreo, controle aéreo avançado, apoio aéreo aproximado e demonstração aérea.
Ele é original do Brasil, fabricado pela Embraer e da categoria caça. Pode atingir velocidade de até 593 km/h.
2. A-1 AMX
Este caça tem origem brasileira e italiana e é utilizado em missões de ataque, reconhecimento armado, reconhecimento aéreo, controle aéreo avançado e apoio aéreo aproximado.
Podendo atingir velocidade de 1160 km/h, o A-1 possui dois canhões DEFA de 30 mm e transporta mísseis de curto alcance nas asas.
3. F-39 E/F Gripen
A mais nova aquisição da Força Aérea Brasileira, este avião de categoria caça visa a cumprir missões referentes à caça, superioridade aérea, ataque, instrução e guerra eletrônica.
Fabricado pela empresa sueca Saab, o F-39 pode atingir a velocidade de 1400 km/h e pode carregar armamentos diversos, tanques de combustíveis além de outros equipamentos.
4. F-5M Tiger
De origem estadunidense, o F-5M é um avião do tipo caça e pode alcança uma velocidade de incríveis 1837 km/h. Utilizado em missões de defesa aérea e ataque.
A fabricante deste modelo é a Northrop Grumman Corporation e este foi a principal aeronave de defesa aérea do Brasil antes de o F-39 chegar.
Leia também:
- Veja como era e como ficou o maior avião do mundo, depois do bombardeio
- Acidentes de avião, 10 piores acidentes já registrados na história
- Coisas estranhas que acontecem com o corpo em uma viagem de avião
- Conheça o interior do avião mais luxuoso do mundo
- O segredo para sobreviver a um acidente de avião
- 6 segredos que os pilotos de avião nunca contam
Fontes: Economia Uol, R7, Airway, FAB.
7 comentários em “Aviões de guerra: quantos e quais o Brasil tem hoje?”